Biblioteca Real

Rafaela Lacerda
Slide Set by Rafaela Lacerda, updated 8 months ago
0
0
0

Description

Slides em Biblioteca Real, criado por Rafaela Lacerda em 05-07-2018.
Tags No tags specified

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    Fundação
    Ao deixar Lisboa às pressas, em novembro de 1807, a comitiva do príncipe regente D. João acabou deixando para trás, cerca de 60 mil livros da Biblioteca Real. Os livros da Biblioteca Real foram transportados para o Brasil em três viagens: uma em 1810 e duas em 1811.      O acervo da Biblioteca Real foi acomodado inicialmente, em numa das salas do Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, localizado na então rua Direita, hoje conhecida como rua 1º de Março.      Entre as peças mais valiosas do acervo está o Evangeliário, um pergaminho com os quatro evangelhos em grego que datam dos séculos 11 e 12.      Por decreto, o príncipe regente determina que o local passe a acomodar a Biblioteca Real e em 29 de outubro de 1810 data que é considerada a fundação da biblioteca.      No entanto, a Biblioteca Real só foi aberta para visitação pública em 1814.      Em 1825, a Biblioteca Real foi rebatizada de Biblioteca Imperial e Pública da Corte. Na ocasião, D. Pedro 1º teve de pagar uma indenização 2 milhões de libras esterlinas para a corte portuguesa valor definido no Tratado de Amizade e Aliança, desse valor, 800 contos de réis se referiam ao pagamento da Biblioteca Real.      O acervo começou a ser digitalizado há cinco anos. Até agora 10 mil peças passaram pelo processo, uma pequena quantidade, para a totalidade da coleção de 9,5 milhões de itens.

Slide 3

    Com o incêndio na Real Biblioteca, uma das mais importantes da Europa, foi feito um movimento de recomposição das obras e neste D. João I e o Marques de Pombal se empenharam em juntar o que sobrara da biblioteca e reorganizar. Este acervo foi trazido para o Brasil com a vinda da família real portuguesa a fim de trazer a cultura e literatura lusitana para a América Portuguesa, D. João também ordenou que viesse de Lisboa os 60 mil volumes da Biblioteca Real Portuguesa, que haviam sido lá deixados quando houve a ocasião da fuga. No ano de 1858, já na época do Império, a Real Biblioteca passou a ter uma nova sede, no Largo da Lapa. Sua importância e distinção na vida cultural da corte (a cidade do Rio de Janeiro) e das demais regiões povoadas do Brasil foram progressivamente se tornando intensas.
    Objetivo

Slide 4

    Em 1990 a Biblioteca Nacional foi transformada em fundação de direito público, com vínculo ao Ministério da Cultura, absorvendo parte das funções do Instituto Nacional do Livro (INL) que foi extinto naquele ano. Com essa reestruturação teve incluídos em sua estrutura organizacional os seguintes órgãos: Escritório de Direitos Autorais (EDA), em que são realizados os registros de obras intelectuais Agência Brasileira do International Standard Book Number (ISBN) Agência Brasileira do International Standard Series Number (ISSN) Agência Brasileira do International Standard Music Number (ISMN) A partir dessa data passou a coordenar, em todo o Brasil: o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) o Plano Nacional de Obras Raras (PLANOR) o Plano Nacional de Microfilmagem de Periódicos Brasileiros (PLANO) Além disso tornou-se responsável pela promoção e divulgação de autores e livros brasileiros no exterior, através de participação em feiras internacionais de livros e concessão a editoras estrangeiras de bolsas de apoio à tradução de escritores brasileiros.
    Como está atualmente?

Slide 5

    A Biblioteca Nacional possui uma série de obras e coleções certificadas com o Registro da Memória do Mundo da UNESCO. São elas:2016 - Arquivo Artur Ramos2015 - Documentos da Guerra do Paraguai2015 - Cultura e Opulência do Brasil2014 - Cartas Andradinas2013 - Manuscritos Musicais de Ernesto Nazareth2012 - Atlas e Mapa do Cartógrafo Miguel Antônio Ciera (1758)2011 - Matrizes da Gravura da Casa Literária do Arco do Cego2010 – “Viagem Filosófica”: Expedição Científica de Alexandre Rodrigues Ferreira nas Capitânias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá - 1783-17922009 - Manuscritos Musicais de Carlos Gomes2008 - Carta Régia da Abertura dos Portos Brasileiros às Nações Amigas (incluído também no Registro Regional da América Latina e Caribe)2003 - A Coleção do Imperador: Fotografia Brasileira e Estrangeira do Século XIX (incluído também no Registro Internacional da Unesco)
    Curiosidades
Show full summary Hide full summary

Suggestions

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
Mercantilismo
Professor Junior
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
República Velha
Vitor Gomes
Feudalismo
Malu Miralha