Charge

Description

Jzkx
Sarah Botelho
Slide Set by Sarah Botelho, updated more than 1 year ago
Sarah Botelho
Created by Sarah Botelho over 5 years ago
14
0

Resource summary

Slide 1

    O QUE É CHARGE? Desenho humorístico, com ou sem legenda ou balão. Veiculado pela imprensa e tendo por tema algum acontecimento atual, que comporta crítica e focaliza, por meio de caricatura, uma ou mais personagens envolvidas; caricatura, cartum.
    CHARGES

Slide 2

    QUAL A SUA ORIGEM? O termo charge tem origem no francês "charger" que significa "carga". A primeira charge publicada no Brasil foi no ano de 1837 e tinha como título "A Campainha e o Cujo". Foi criada por Manuel José de Araújo Porto-Alegre, que dentre as funções exercidas na política e ensino, era também pintor e caricaturista.
    CHARGES

Slide 3

    GÊNERO TEXTUA DA CHARGE A charge é uma ilustração que apresenta discurso humorístico  e está presente em revistas e principalmente jornais. É uma crítica carregada de ironia e reflete situações do cotidiano.
    CHARGES

Slide 4

    CARACTERÍSTICAS DAS CHARGES •Retrata a atualidade. Então não dura muito; •É usada em uma notícia que retrata um fato social ou político de relevância; •Se origina na notícia jornalística; •A charge também pode ser chamada de texto visual em que utiliza o humor ao mesmo tempo em que crítica; •Como se alimenta da novidade, é tida como uma narrativa efêmera; •Caso não venha acompanhada de uma notícia, pode não ser compreendida pelo leitor; •Na maioria das vezes é escrita em um só quadrinho.
    CHARGES

Slide 5

    GLAUCO Glauco Villas Boas, cartunista da Folha de São Paulo, nascido na cidade de Jandaia do Sul, estado do Paraná,  faleceu aos 53 anos, no dia 12 de março de 2010, assassinado junto com o filho numa tentativa de assalto em sua casa, local que também funcionava como comunidade religiosa, na cidade de Osasco. Desenhista de grande talento, iniciou seu trabalho autoral no início da década de 70.
    CHARGE

Slide 6

    MAURÍCIO RICARDO QUIRINO Maurício Ricardo Quirino (,Rio de Janeiro24 de setembro de 1963) é um chargista, cartunista brasileiro e músico. Foi criado em Uberlândia, em Minas Gerais. Foi baixista e jornalista. É o roteirista e desenhista do site Charges.com.br, que iniciou por diversão. Quando o site começou a dar lucro, abandonou um emprego em um diário de Uberlândia. Hoje, além de desenhar (com uma prancheta digital) e animar, ele dubla (geralmente fazendo todas as vozes) e toca a música de fundo das charges apresentadas no site.Atualmente ele também faz charges para a rede globo para programas como big brother brasil e o mais você.
    CHARGES

Slide 7

    ZIRALDO Ziraldo Alves (Caratinga, 24 de outubro de 1932) é um cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, cronista, desenhista e jornalista brasileiro. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.
    CHARGES
Show full summary Hide full summary

Similar

Gênero Textual Charge
Thaisa Venancio
French Vocab - Higher French
Moira Shepherd
Transition Metals
Madeleine.Dc
B1 Biology
Emily Needham
GCSE French Edexcel High Frequency Verbs: First Set
alecmorley2013
Organelles and their functions
handrews
What was the Cold War?
Emily Tisch
PHR Sample Questions
Elizabeth Rogers8284
2PR101 1.test - 7. část
Nikola Truong
English Literature (Topics based on: A Christmas Carol, Macbeth, An Inspector Calls, Poetry, and Unseen Poetry)
Larissa Thomson