países desenvolvidos e subdesenvolvidos

Description

vestibulinho etec 2019 etec (estudos sociais) Slide Set on países desenvolvidos e subdesenvolvidos, created by Aline Oliveira on 08/10/2018.
Aline Oliveira
Slide Set by Aline Oliveira, updated more than 1 year ago
Aline Oliveira
Created by Aline Oliveira over 5 years ago
42
0

Resource summary

Slide 1

    Países do Norte e do Sul
    Desenvolvidos: abrange quase 16% da população mundial, os pertencentes ao grupo são: EUA, Canadá, Japão, Israel, Austrália, Nova Zelândia e os países da Europa Ocidental, sendo os principais(superindustrializados), EUA, Japão, França, Itália, Inglaterra e Alemanha.  características:  possuem uma estrutura industrial completa(grande quantidade de todos os tipos os tipos de indústria) e uma tecnologia avançada. bens de consumo: que são consumidos diretamente pelas pessoas, podem ser duráveis ou e não duráveis. bens de capital: produzidos pelas indústrias de base, como matérias primas e equipamentos que servem para outras indústrias agropecuária intensiva: propicia alto rendimento por hectare, tanto na agricultura quanto na pecuária, quando o rendimento é baixo chama-se agropecuária extensiva. agropecuária moderna: utiliza técnicas avançadas e conhecimentos científicos da agronomia. normalmente a população urbana ultrapassa 75% da população total de cada país. em geral exportam produtos manufaturados de alta tecnologia e importam produtos primários( minério e agrícolas) e industrializados simples. neles estão as sedes das empresas conhecidas como multinacionais/transnacionais e dos grandes bancos internacionais.  

Slide 2

      Subdesenvolvidos: sendo capitalistas não possuem o domínio da alta tecnologia e independência econômica detida pelos países desenvolvidos, a maioria situam-se na Ásia, Àfrica e América Latina, nesse bloco vivem cerca de 52% da população mundial, a maior parte em extrema pobreza possuem geralmente um passado colonial, foram dominados sob o ponto de vista econômico, político e cultural por suas metrópoles, apesar de terem obtido independência política formal a muito tempo os países de passado colonial não conseguiram se libertar da condição de dependentes  relação com a desigualdade propiciada pelo sistema capitalista dependência econômica, grandes desigualdades sociais( nos EUA os 10% mais ricos possuem 26% da renda nacional e os 60% mais pobres 40%, já no Brasil os 10% mais ricos possuem mais de 50% da renda nacional e os 60% mais pobres apenas 16%.
Show full summary Hide full summary

Similar

A Construção Sociológica da Juventude
Mariana Ceci
Conteúdo Programático _ Telecurso-Tec: Adm - Módulo I
WAGNER MACIEL
Estudos 9- ano
zainara zagato
Profissões: Escolha uma agora. Invente, imagine, pesquise ou escolha uma recomendada aqui
Natália Barbosa
Petróleo
thailascs
nucleo
LAURA ARAUJO
blocos econômicos
Aline Oliveira
HIDRPTOPPERS
Rafa Gotardo
TRABALHO D ES
Rafa Gotardo