A carta de Pero Vaz de Caminha

Description

Slides em A carta de Pero Vaz de Caminha, criado por Gaby Araujo em 08-11-2018.
Gaby Araujo
Slide Set by Gaby Araujo, updated more than 1 year ago
Gaby Araujo
Created by Gaby Araujo over 5 years ago
189
0

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    Gabriele Araújo
    Dedicatória:

Slide 3

    Iniciada como um processo epistolar de praxe, a Carta, após desenvolver os primeiros parágrafos, realizando toda a reverência ao monarca D. Manuel | (1469-1521), irá continuar como um diário comum. Sobre sua composição, foi escrita em sete folhas, cada qual dividida em quatro páginas. Da conotação fonética das marcas ortográficas, vale citar que Caminha reproduz o estilo de época típico dos textos portugueses até o século XV.
    Resumo:

Slide 4

    Foi uma carta redigida para o rei, de modo a comunicar-lhe o descobrimento das novas terras. O deslumbramento dos europeus em relação à descoberta do "Novo Mundo" é bem evidente nos registros feitos por Caminha.
    Na carta ele descreve suas impressões sobre o território que viria a ser chamado de Brasil. Ele documenta a composição física à primeira vista do território. Além disso, narra o episódio do desembarque dos portugueses na praia, o primeiro encontro entre os índios e os colonizadores e a primeira missa realizada no Brasil.
    Conteúdo

Slide 5

    Considerada a primeiríssima obra da literatura brasileira e um dos principais documentos históricos que explicam a gênese deste país chamado Brasil. A carta de Pero Vaz de Caminha é um texto que deve ser lido e relido por todas as gerações de brasileiros. Neste texto, Pero Vaz de Caminha - o escrivão da expedição desbravadora de Pedro Álvares Cabral que no ano de 1500 descobriu o Brasil - relata o que vê ao aportar nas terras do Novo Mundo: índios semi-nus, flora e fauna esplendorosas e toda a geografia e civilização que seria desvendada aos poucos nos próximos séculos. Os primeiros contatos dos europeus com os nativos brasileiros, as tentativas de troca de mercadorias, o comportamento desinibido dos índios, isto e muito mais é narrado com surpreendente agilidade estilística por Pero Vaz.
    Introdução

Slide 6

    A carta, que também faz parte da Literatura Portuguesa, possui um considerável valor literário, isso porque Caminha ao longo de seu texto abandonou suas formalidades, como os pronomes de tratamento e também a referência direta do rei. Podemos observar que ele também dirigiu-se ao leitor mais geral, preocupando-se em descrever com detalhes a nova terra e seus nativos. Além da simples descrição objetiva, é possível notar momentos de subjetividade provalnemnte um resultado da emoção de quem vê algo novo pela primeira vez. A Carta de Caminha é considerada o relato mais confiável sobre a chegada dos portugueses no Brasil.
    Desenvolvimento:

Slide 7

    Na história brasileira, a carta do escritor Caminha é o primeiro documento escrito do país, caracterizado-se então como o pontapé inicial ou o marco gero necessário para que a história de nosso país começasse a ser construída depois do descobrimento. Vale ressaltar que o termo "descobrimento do Brasil" é atualmente muito questionado, já que quando os portuqueses aqui chegaram, os índios já habitavam a região. Por mais de dois séculos, a Carta de Pero Vaz de Caminha manteve-se guardada em Lisboa, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. O arquivo foi fundado na Idade Média e existe até os dias de hoje em Portugal, sendo caracterizada assim como além da mais antiga, uma das únicas instituições desse período ativas até os dias de hoje. Foi no século XVIII, mais precisamente no ano de 1773 que José de Seabra da Silva descobriu a Carta de Pero Vaz de Caminha. O padre português Manuel Aires de Casal, que também exercia a profissão de historiador e de geógrafo, foi o responsável pela publicação deste documento em terras brasileiras, no ano de 1817.
    Conclusão

Slide 8

    Obrigada a todos pela atenção!
Show full summary Hide full summary

Similar

Causes of the Cold War Quiz
Fro Ninja
Blues, Beats & More! Quiz
Mike'd
Musical Symbols
kcollins3
LADY MACBETH TRAITS
Zealous
PE AQA GCSE REVISION FLASHCARDS
ellie.baumber
GCSE Chemistry C2 topic notes
imogen.shiels
THE PRESENT CONTINUOUS
neworld2030
Perimeter Check-up
whitbyd
PuKW - STEP 1 (mögliche Prüfungsfragen/Prüfungsvorbereitung)
Steven Lee
med chem 2 final exam
lola_smily
Mapa Mental Periodo Entre Guerras
Ian Fuentes