Características dos seres vivos - B1

Gabrieli Alves
Slide Set by Gabrieli Alves, updated more than 1 year ago
Gabrieli Alves
Created by Gabrieli Alves almost 2 years ago
0
0

Description

Biologia Total
Tags

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    COMPOSIÇÃO QUÍMICA
    Elementos que estão sempre presentes nos seres vivos: C   carbono H   hidrogênio O   oxigênio N   nitrogênio P    fósforo S    enxofre  

Slide 3

    UNICELULAR E PLURICELULAR
    UNICELULAR TODAS AS BACTÉRIAS TODOS OS PROTOZOÁRIOS ALGUMAS ALGAS ALGUNS FUNGOS
    MULTICELULAR|PLURICELULAR TODOS OS ANIMAIS ALGUMAS ALGAS ALGUNS FUNGOS

Slide 4

Slide 5

Slide 6

    METABOLISMO
    ANABOLISMO   CONSTRUÇÃO DE MOLÉCULA - UMA MOLÉCULA ORGÂNICA É CONSTRUÍDA A PARTIR DE MOLÉCULAS MAIS SIMPLES   EXEMPLO: PRODUÇÃO DE PROTEÍNA, UMA MOLÉCULA COMPLEXA QUE É CONSTRUÍDA A PARTIR DE OUTRAS MAIS SIMPLES, OS AMINOÁCIDOS   Obs.: uma molécula orgânica é, de forma geral, aquelas que contém carbono em sua estrutura
    CATABOLISMO   QUEBRA|DESCONSTRUÇÃO DA MOLÉCULA    EXEMPLO: A GLICOSE É QUEBRADA EM PEQUENAS MOLÉCULAS (GÁS CARBÔNICO E ÁGUA) QUE SERÃO USADOS PARA PRODUZIR A MOLÉCULA PIRUVATO E ENTÃO INICIAR O CICLO DE KREBS. COM O CICLO DE KREBS  OCORRE A PRODUÇÃO DE ATP, UMA MOLÉCULA QUE SERVE COMO FONTE DE ENERGIA PRA CÉLULA. RESUMINDO: GLICÓLISE ATRAVÉS DE CATABOLISMO - PIRUVATO - CICLO DE KREBS - ATP

Slide 7

Slide 8

Slide 9

    Bactérias em meio aquoso quando sentem que o ambiente não está bom, reagem a isso indo para outro lugar A pupila reage à luz para proteger a visão As folhas das plantas se locomovem lentamente conforme a fonte de energia luminosa. Algumas plantas, como a dormideira (Mimosa Pudica), se fecham imediatamente quando são tocadas. 
    Reação a estímulos

Slide 10

    Reação a estímulos - homeostase
    É através da reação a estímulos do ambiente que os seres vivos atingem a homeostase - manutenção do equilíbrio do organismo. O jacaré, por exemplo, que não consegue manter constante a sua temperatura do corpo, sente os estímulos ambientais quando está quente e reage indo para a água e quando esfria ele sai da água e vai para o Sol pra poder se aquecer. Neste caso chama-se ainda de termorregulação, um mecanismo de homeostasia.

Slide 11

    Crescimento
    Depende do metabolismo, principalmente para a produção de energia. Nos seres unicelulares crescem de tamanho através do aumento de volume da sua única célula. No caso dos seres pluricelulares, além de as células crescerem em tamanho, elas crescem em quantidade.

Slide 12

    Reprodução
    Pode acontecer com a utilização de gametas (espermatozoides e óvulos) - na reprodução sexuada - e sem a utilização de gametas - na reprodução assexuada. A principal diferença é que neste último não há troca de material de material genético. Ou seja: Sexuada - com gametas - com troca de material genético Assexuadas - sem gametas - sem troca de material genético   Ainda, na reprodução sexuada quando há dois provedores genéticos, pai e mãe, dizemos que é uma fecundação cruzada. Porém, existem seres que um único indivíduo produz tanto o gameta feminino quanto o masculino. Neste caso dizemos que são seres hermafroditas e que fazer auto-fecundação. Como exemplo podemos citar algumas plantas como o abacate e a melancia.

Slide 13

    Variabilidade genética
    O material genético vai sofrendo modificações ao longo das gerações, seja por mutação ou por recombinações gênicas através de um processo chamado de crossing-over.  O ambiente tem papel fundamental nisso pois atua nas variações genéticas o tempo todo através da seleção natural em que somente aqueles adequados ao meio sobrevivem para passar o material genético adiante.   É através da seleção natural que surgiu o cavalo marinho pigmeu. Há muito tempo atrás ele nasceu, provavelmente por conta de uma mutação, com uma coloração muito parecida com as dos corais em seu meio, o que lhe deu a vantagem da camuflagem. Logo, ele se virou bem no ambiente já que os predadores não conseguiam vê-lo e acabou se reproduzindo e foi passando a coloração aos seus descendentes. Já outros cavalos marinhos de outra coloração não tiveram sorte nesse mesmo meio.   Ou seja, a variabilidade genética é selecionada pelo ambiente, que vai permitir que os mais adaptados sobrevivam.
    Caption: : cavalo marinho pigmeu

Slide 14

    Atenção
    Nem todas as características citadas são encontradas em todos os seres vivos. Exemplos:  Algumas bactérias, não se movimentam e nem reagem a estímulos do ambiente Animais híbridos como o liger e o burro ou a mula - descendentes de duas espécies diferentes - não tem a capacidade de se reproduzir Os vírus, que só há pouco tempo voltaram a serem considerados seres vivos, não possuem célula.
Show full summary Hide full summary

Similar

Nouns & Definite Articles Notes
Selam H
GCSE AQA Chemistry - Unit 3
James Jolliffe
New GCSE Maths required formulae
Sarah Egan
1PR101 2.test - Část 1.
Nikola Truong
Sistemas
LORE ARMAS
Present Simple Vs Present Continuous
Míriam Margalef
mi mapa conceptual
Magda Hernandez
Characters in "An Inspector Calls"
Steve Whitmill
Estructura atómica. Modelos y Teorías
gabo del carpio
BIOÉTICA
Gary Grefa
Mapa Conceptual
karen michel montaño lopez