Guerra De Canudos

Description

Prof°Lilian
Carlos Henrique
Slide Set by Carlos Henrique, updated more than 1 year ago
Carlos Henrique
Created by Carlos Henrique about 5 years ago
976
1

Resource summary

Slide 1

    Foi um conflito no sertão baiano ocorrido em 1896 e 1897, que terminou com a destruição do povoado de Canudos – daí o nome daGuerra. Houve várias batalhas entre tropas do governo federal e um grupo de sertanejos liderados por um líder religioso, Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro (1828 – 1897
    Guerra De Canudos

Slide 2

    A estrutura econômica do Brasil funcionava com base no latifúndio, onde predominava a monocultura, com a exploração da mão de obra de trabalhadores que viviam na miséria. Foi no Sertão do Nordeste, seco, abandonado e esfomeado que, durante a República Velha, milhares de sertanejos formaram grupos de cangaceiros e jagunços ou se juntavam em torno de líderes religiosos (beatos). Os jagunços estavam a serviço do coronel para defender sua propriedade, matar seus adversários políticos e garantir a vitória dos seus candidatos nas eleições. Os cangaceiros atacavam as fazendas dos coronéis e espalhavam o terror entre os latifundiários. O cangaço era uma forma de o sertanejo combater a miséria e extravasar sua revolta. Os beatos ou conselheiros caminhavam pelo sertão, pregando uma religião salvadora e eram seguidos por dezenas de fiéis.
    Causas da Guerra de Canudos

Slide 3

    O latifúndio e o coronelismo se fortaleceram após a Guerra de Canudos; Muitas pessoas morreram durante a guerra; Vários foram os soldados mortos em virtude de doenças típicas da região; O governo brasileiro ficou com uma má reputação após o genocídio. Inúmeros moradores da aldeia de Canudos, após renderem-se, morreram degolados; O governo prometeu moradia para alguns soldados caso servissem à guerra.
    Principais Consequências

Slide 4

Slide 5

    •Carlos Henrique •Laura Telles •Iandra Hipólito •João Henrique •Erick •Jaqueline Gabriela •Maria Gabriela •Mariana
    Componentes
Show full summary Hide full summary

Similar

REBELIÃO DE CANUDOS: QUIS RÁPIDO
Ludwig Jardim
Business Studies Unit 2
tara.springate
French Intermediate
PrincessLaura
Nazi Germany Dates
Georgina.Smith
Connected Educators
Remind
Cell Organelles and Functions
Melinda Colby
Sociology Unit 2: Education
PSYCHGIRL
GCSE REVISION TIMETABLE
nimraa422
Atomic Structure
dpr898
What are assessments and what do they measure?
mtyler12008
FV modules 1-4 infinitives- ENTER ENGLISH
Pamela Dentler