Please wait - loading…

A Ditadura Militar no Brasil

Description

Slide Set on A Ditadura Militar no Brasil, created by Vitor Serrano on 09/05/2019.
Vitor Serrano
Slide Set by Vitor Serrano, updated more than 1 year ago
Vitor Serrano
Created by Vitor Serrano almost 3 years ago
14
1

Resource summary

Slide 1

    Da vassoura à renúncia: o breve governo Jânio Quadros
     -  Muitos políticos utilizam símbolos como forma de expressar suas propostas e, principalmente, para se aproximar dos desejos do povo. Você sabia que até mesmo uma vassoura já serviu como símbolo de uma campanha presidencial? Foi usada como símbolo de “varrer a corrupção”

Slide 2

    -  Na eleição presidencial de 1960, a vitória coube a Jânio Quadros. Naquela época, as regras eleitorais estabeleciam chapas independentes para a candidatura a vice-presidente, por esse motivo, João Goulart, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) foi reeleito.
    Introdução

Slide 3

    A Crise Política
      O governo de Jânio Quadros perdeu sua base de apoio político e social a partir do momento em que adotou uma política econômica austera e uma política externa independente. Na área econômica, o governo se deparou com uma crise financeira aguda causada por intensa inflação, déficit da balança comercial e crescimento da dívida externa. O governo adotou medidas drásticas, restringindo o crédito, congelando os salários e incentivando as exportações. Atitudes de menor importância também tiveram grande impacto, como as condecorações oferecidas pessoalmente por Jânio ao guerrilheiro revolucionário Ernesto "Che" Guevara (condecorado com a Ordem do Cruzeiro do Sul) e ao cosmonauta soviético Yuri Gagarin, além da vinda ao Brasil do ditador cubano Fidel Castro.

Slide 4

    Independência e Isolamento
    O presidente Jânio Quadros esperava que a política externa de seu governo se traduzisse na ampliação do mercado consumidor externo dos produtos brasileiros, por meio de acordos diplomáticos e comerciais.  Porém, a condução da política externa independente desagradou o governo norte-americano e, internamente, recebeu pesadas críticas do partido a que Jânio estava vinculado, a UDN, sofrendo também veemente oposição das elites conservadoras e dos militares. 

Slide 5

    Renúncia de Jânio Quadros
    Ao completar sete meses de mandato presidencial, o governo de Jânio Quadros ficou isolado política e socialmente. Jânio Quadros renunciou em 25 de agosto de 1961.   

Slide 6

    A reviravolta
     - Além de os preços das mercadorias subirem constantemente, os salários dos trabalhadores não acompanhavam esses aumentos. Somado a isso, a dívida externa crescia e as indústrias entraram em uma fase de dificuldades, o que gerou desemprego. Essa enorme crise, juntamente com a perseguição política feita pelos militares, fez com que aumentasse o número de pessoas protestando contra o governo. Em 1978, por exemplo, o movimento operário decidiu desafiar a lei que proibia a realização de greves no país, e milhares de trabalhadores paralisaram seus trabalhos. Além de reivindicar melhorias para os trabalhadores, essas greves exigiam o fim da ditadura no Brasil.

Slide 7

    O povo no poder
    Em 1981, ocorreu a primeira Conferência das Classes Trabalhadoras (Conclat), que buscava uma nova legislação trabalhista, uma profunda reforma agrária e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte (para criar uma nova Constituição), assim como o fim da Lei de Segurança Nacional e liberdade para criar novos partidos políticos. A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também se manifestou, exigindo mudanças na forma de se fazer política no Brasil e de se tratar a questão social e os direitos humanos.

Slide 8

    Novos Tempos
    A luta dos brasileiros pela redemocratização do país ganhou força em 1983, quando Dante de Oliveira apresentou no Congresso Nacional sua emenda à Constituição. Em pouco tempo, começaram a ser realizados imensos comícios em todo o país, com o objetivo de pressionar o Congresso para aprovar essa emenda. Foi um movimento que não possuía orientação partidária, e as pessoas iam aos comícios com camisetas amarelas, cor escolhida para ser o símbolo da campanha. 

Slide 9

    Nasce uma nova constituição
    Embora a transição democrática do país tenha tido um caráter conservador, houve dois pontos que foram extremamente importantes nesse momento: o primeiro foi a entrada em um modelo democrático, fundamental para que o povo pudesse participar das decisões políticas do país; e o segundo foi a criação de nossa Constituição mais nova: a Constituição de 1988, considerada a "Constituição Cidadã e Democrática" da sociedade brasileira.

Slide 10

Show full summary Hide full summary

Similar

Unit 1 Sociology: Family Types
ArcticCourtney
GCSE Maths Quiz
Andrea Leyden
BIOLOGY B1 3
x_clairey_x
American West - Key Dates
Rachel I-J
Prueba de Aptitud Académica - Lenguaje
Teresa Nadal
A Level Chemistry Unit 1 - Organic Chemistry
charlottehyde
Types and Components of Computer Systems
Jess Peason
An Inspector Calls - Inspector Goole
Rattan Bhorjee
GCSE Biology B1 (OCR)
Usman Rauf
2PR101 1.test - 3. část
Nikola Truong
Diseño de Software
Verny Fernandez