Slides história
Slides in this set (11)
-
-
- No desenvolvimento do processo de colonização do Brasil, a organização de expedições pelo interior teve objetivos diversos. A busca por metais e pedras preciosas, o apresamento de indígenas, a captura de escravos africanos fugitivos e o encontro das drogas do sertão são apenas alguns dos aspectos que permeiam a motivação desses deslocamentos. Em suma, as expedições pelo interior do território estiveram divididas entre a realização das entradas e bandeiras.
- No momento da União Ibérica que várias expedições partiram da região de São Paulo com o objetivo de se embrenhar pelas matas à procura de índios que pudessem suprir a visível carência de mão de obra. Dava-se início ao desenvolvimento do bandeirantismo no Brasil colonial.
-
- “Bandeira” era o nome dado a essas expedições compostas por centenas de pessoas, das mais variadas classes sociais, que passavam longos períodos enfurnados pela mata. Cada um de seus integrantes, conhecidos como bandeirantes, participavam dessa ação que com o passar do tempo se consolidou como uma rentável atividade econômica. Além de gerar lucros, o bandeirantismo se desdobrou em outras modalidades que atenderiam a diferentes propósitos.

- Caption: BANDEIRANTES
-
- A ordem de Cristo foi uma associação que patrocinou as grandes navegações portuguesas,e sua bandeira chegou ao Brasil junto com as caravelas de Pedro Álvares Cabral,estampadas em suas caravelas.
- Essa bandeira também foi utilizada nas embarcações que chegaram ao território brasileiro. Porém, apesar de ser a oficial, ela cedia espaço para a Ordem de Cristo nas expedições no mar.

-
- Essa bandeira também foi utilizada nas embarcações que chegaram ao território brasileiro. Porém, apesar de ser a oficial, ela cedia espaço para a Ordem de Cristo nas expedições no mar.
- Essa foi a bandeira vigente enquanto Portugal foi ocupado pela Espanha, entre 1616 a 1640.
- A nova bandeira manteve o escudo e a coroa da bandeira portuguesa, mas foram envoltos por cinco ramos em cada lado.

-
- A Bandeira da Restauração foi instituída após o fim do domínio espanhol e representava o ressurgimento do Reino Português. Dom João IV foi o rei que instituiu esta nova bandeira
- Essa bandeira foi a primeira criada exclusivamente para o Brasil, quando D. João IV conferiu o título de “Príncipe do Brasil” a seu filho Teodósio, fazendo com que o território passasse a ser considerado um principado.

-
- A Bandeira de D. Pedro II foi utilizada no auge das expedições dos bandeirantes, entre 1683 a 1706.
- A Bandeira Real do Século XVII foi criada por D. Pedro II e utilizada com símbolo oficial do Reino, juntamente com a bandeira da restauração, do Principado do Brasil e da Bandeira de D. Pedro II

-
- Em 1815 foi criado o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve, porém o Reino apenas recebeu uma bandeira em maio de 1816. O Brasil foi representado na nova bandeira pela esfera azul.
- Essa foi a última bandeira a tremular no Brasil antes da independência. Elevado à categoria de Reino Unido, o país já não era mais colônia de Portugal.

-
- A bandeira Imperial do Brasil inicialmente foi criada como pavilhão pessoal do príncipe do Reino. Apesar da nova bandeira preservar muitos elementos já utilizados, novos itens foram incluídos, como a combinação do verde e amarelo, que é presente até hoje, e os ramos de café e tabaco. Além disso, com a sagração de D. Pedro I como imperador, a coroa real presente na bandeira foi substituída pela imperial.

-


- Caption: Bandeira Provisória da República (15 a 19 de novembro de 1889)
- Caption: Bandeira Nacional (1889 - Atual)
-
Information
- Description
- Slide Set on Slides história, created by Laura Saquetti on 11/06/2020.
- Created by
- Laura Saquetti
- Views
- 0
- Rating

