CLASSIFICAÇÃO DAS FERIDAS

Description

Slide Set on CLASSIFICAÇÃO DAS FERIDAS, created by Elisângela Rocha on 23/06/2020.
Elisângela Rocha
Slide Set by Elisângela Rocha, updated more than 1 year ago
Elisângela Rocha
Created by Elisângela Rocha almost 4 years ago
5
0

Resource summary

Slide 1

    Diferentes tipos de cicatrização
    As feridas podem cicatrizar de diferentes formas, sendo a cicatrização classificada em: Primeira intenção: ocorre em feridas pequenas onde as bordas não são muito afastadas, não apresentam infecção e muito edema, as bordas são unidas por meio de sutura.   Segunda intenção: Ocorre grande perda de tecido, maior afastamento das bordas com ou sem infecção, as lesões são mantidas abertas, deixando-as se fecharem por meio de epitelização.   Terceira intenção: Ocorre abertura da ferida, também conhecido como “Deiscência” devendo ser tratado a causa, podendo ser indicado a limpeza ou debridamento. É necessário aguardar a formação de tecido de granulação saudável para posterior captação das bordas da lesão.

Slide 2

    Como são classificadas as feridas?
    As lesões crônicas mais comuns são: Úlceras vasculogênicas (venosas, arteriais ou mistas); Pé diabético; Lesão por doenças autoimunes; Estomas; Feridas oncológicas;
    Alguns princípios básicos devem ser seguidos para realização de curativos: Lavagem das mãos antes e depois do procedimento; Comunicar ao paciente o procedimento que será realizado e explicar o tratamento em curso; A limpeza da ferida deve ser feita com soro fisiológico 0,9%; Avaliar se a técnica deve ser estéril ou limpa; Não secar o leito da ferida; Utilizar coberturas que favorecem a cicatrização, mantendo meio úmido ; Preencher cavidades ; Proteger as bordas da ferida; Ocluir com material hipoalergênico; Desbridar quando necessário; Utilizar cobertura conforme a apresentação do tecido; Registrar em prontuário o procedimento realizado e a evolução da ferida.
Show full summary Hide full summary

Similar

Processo de Cicatrização
Letícia Silva
FERIDAS E CURATIVOS
Bruna Stefany
Processo de Cicatrização
Thaisa Rocha
Territorialização e Atenção Básica
Luana Alcantara
Processo de Cicatrização
Bruna Gatuxa
Processo de Cicatrização
Luana Castanheira
LEPTOSPIROSE
Raílla Karla
Processo de Cicatrização
Isabel Maria 4 salviano Ferreira
Processo de Cicatrização
medicinal formulas
Processo de Cicatrização
ANA FEIO
Processo de Cicatrização
Vitória Dias Da Silva