Fake News

Description

Como a escola pode ajudar no Fake News
Micaela Decarvalho
Slide Set by Micaela Decarvalho, updated more than 1 year ago More Less
Guilherme Maciel - EF
Created by Guilherme Maciel - EF almost 5 years ago
Micaela Decarvalho
Copied by Micaela Decarvalho over 2 years ago
29
0

Resource summary

Slide 2

    Compartilhamento de Notícias Falsas
    Diversas pessoas com o intuito de denegrir a imagens alheia cria Memes falsos, fofocas mentirosas, ou para prejudicar a sociedade cria noticias falsas sobre diversos assuntos como segurança, politica, economia. 

Slide 3

    Quem aqui já caiu em uma Fake News?

Slide 4

    Como saber se a notícia é fake?
    Existe alguns sites que faz a analise se aquela noticia que  você visualizou é verdadeira ou falsa: um deles é o Comprova e o outro é o Boato.org. 

Slide 5

    Antes de sair repassando as notícias é interessante olhar se é de fonte de confiança.  Se quem te enviou é de confiança. Se não é corrente. Se tem autor. Digite o título da noticia no google. Verifique a data de publicação.  
    Como fazer uma conferência simples:

Slide 6

    Qual a importância do combate a Fake News
    Segundo pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) notícias falsas se propagam 70% mais que as verdadeiras. Isso devido seu alto poder de persuasão, comoção e emoção das pessoas ao se deparar com essas notícias. A divulgação dessas notícias podem estar enriquecendo pessoas e empresas que as criaram. Mutas vezes pode estar descriminado por publicar situações de pessoas incapazes. Pode estar cometendo um crime de publicação indevida por publicar sobre a vida alheia.  Correntes relacionadas a estupradores e assassinos pode ser imensamente prejudicial a imagem das pessoas envolvidas.  Os Fake News as vezes engrandecem tanto uma pessoas que pode mudar todo o contexto do país.   

Slide 7

    Como usar em uma redação?
    A Verossimilhança, um dos pilares Aristotélicos, confere ao texto a veracidade das informações. No entanto, embora seja notória a democratização da comunicação, nota - se, no Brasil, o crescimento avassalador das noticias falsas, veiculadas pela mídia, as Fake News. Nessa conjectura, faz " se crucial analisar como a Indústria Cultural e informacional prejudicam a fluidez de notícias verossímeis.  

Slide 8

    Como usar em uma redação?
    É relevante abordar, primeiramente, que a mídia, como principal difusora de notícias corrobora de forma direta com as notícias falsas. Nessa perspectiva, redes sociais como o Facebook e o Twitter, são alguns dos principais disseminadores de inverdades e notícias sensacionalistas que tem como objetivo a ampliação dos "Likes", utilizando - se, muitas vezes, de manchetes sensacionalistas e apelativas. Soma " se a isso, a falta de discernimento de usuários que, alimentam " se dessas notícias sem filtrá " las devidamente, fomentando, ainda mais a proliferação dessas informações. Tal realidade, em concomitância com o pensamento do filósofo da indústria cultural Theodor Adorno, denota que a mídia, visando apenas a aquisição de usuários, não pondera o conteúdo exposto.

Slide 9

    Como usar em uma redação?
    Deve - se abordar ainda, que essa avalanche de informações falsas tem prejudicado sobremaneira a cobertura profissional da imprensa. Sob essa ótica, surge o conceito de Pós - Verdade, onde os fatos verídicos têm menos importância ao moldar a opinião pública do que apelos emocionais e crenças pessoais. Nesse ínterim, as notícias têm como objetivo principal atingir o emocional do leitor, impossibilitando o seu senso crítico, tornando mais dispendiosa a publicação de notícias verdadeiras. Além disso, a lentidão na tramitação do projeto de lei que criminaliza as Fake News prejudica, ainda mais a fluidez do âmbito comunicativo.  

Slide 10

    Como usar em uma redação?
    Depreende - se, portanto, que as notícias inverossímeis representam um problema para o setor comunicativo que trabalha com seriedade. E, para combater esse revés, é necessário que o Poder Legislativo, por meio de votação extraordinária, valide o Projeto de Lei de 2017 que criminaliza a publicação das Fake News, no intuito de coibir a ação de sites sensacionalistas. Além disso, os governos estaduais deverão criar delegacias especializadas em denúncias de notícias falsas, com o fito de estimular a população a denunciar as notícias falsas, para que, com medidas devidamente esboçadas seja possível combater a falha no pilar de Aristóteles.  

Slide 11

    Como cai no vestibular?
    (FACASPER 2020) A criação e divulgação de fake news têm impactos negativos em diversas dimensões da sociedade, tais como saúde, educação e política. Pesquisa do Monitor do Debate Político no Meio Digital, da USP, identificou os grupos familiares de aplicativos de mensagens por celular como os principais vetores de notícias falsas. Um dos fatores para essa proliferação de fake news por esse meio é que a notícia, geralmente, não tem autor ou fonte, derivando a legitimidade da informação de quem enviou a notícia, normalmente pessoas conhecidas e de confiança. Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43797257. Assinale a opção que está em desacordo com o tema e a argumentação expostos no texto: a)As fake news estão restritas aos grupos de famílias, não tendo, portanto, grande impacto em esferas públicas da sociedade, pois circulam apenas no âmbito privado. b)Tanto as eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos quanto as eleições brasileiras, em 2018, estiveram envolvidas em denúncias de uso massivo de fake news, por vezes criadas pelas próprias campanhas dos candidatos. c)Fake news é o termo em inglês que significa “notícias falsas”, sendo esse um dos temas de grande relevância para a vitalidade dos sistemas democráticos no mundo. d)Independentemente de linhas ideológicas, é relevante compreender como as fake news ocorrem e são propagadas, o que ressalta o importante papel do jornalismo e da utilização responsável das mídias sociais.  e)O WhatsApp funcionou como terreno fértil para a difusão de fake news durante as eleições nacionais, fazendo com que a sociedade ficasse mais vulnerável às notícias falsas.

Slide 12

    Gabarito
    a)As fake news estão restritas aos grupos de famílias, não tendo, portanto, grande impacto em esferas públicas da sociedade, pois circulam apenas no âmbito privado.

Slide 13

    Referências
    Para mandar no grupo da família: um guia de como checar se uma notícia é falsa, <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45043716>, acessado em 27 de junho de 2019.    Como a escola pode ajudar no combate às “Fake News”?: <http://www.futura.org.br/caleidoscopio/como-a-escola-pode-ajudar-no-combate-as-fake-news/>, acessado em 28 de junho de 2019.   Redação nota 1000: <https://redacaonline.com.br/temas-de-redacao/fake-news/162304>    
Show full summary Hide full summary

Similar

História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Feudalismo
Malu Miralha
Iluminismo
Priscila Reinaldo
República Velha
Vitor Gomes