Interação entre dos seres vivos

Description

Dinâmica entre a interação dos seres vivos.
lidiajesusab
Slide Set by lidiajesusab, updated more than 1 year ago
lidiajesusab
Created by lidiajesusab over 8 years ago
866
1

Resource summary

Slide 1

    Dinâmicas de interação entre os seres vivos
    Dinâmica das comunidadesEm um ecossistema, há muitos tipos de interações entre os componentes das diversas espécies. Podemos classificar as relações entre seres vivos inicialmente em dois grupos: as intra-específicas, que ocorrem entre seres da mesma espécie, e as interespecíficas, entre seres de espécies distintas. É comum diferenciar-se as relações em harmônicas ou positivas e desarmônicas ou negativas. Nas harmônicas não há prejuízo para nenhuma das partes associadas, e nas desarmônicas há.Antes de tratarmos de cada tipo de relação entre os seres vivos, iremos esclarecer o significado de dois termos: habitat e nicho ecológico.
    Caption: : Dinâmica das comunidades

Slide 2

    Caption: : vídeo da dinâmica dos seres vivos
     Já sabe que os seres vivos de um mesmo grupo que são capazes de se reproduzirem, produzindo descendentes férteis, pertencem a uma mesma espécie. Por exemplo, temos espécies de cães, de gatos, de mangueiras, de bois, etc.Temos quatro espécies diferentes: a do cão, a dos gatos, a das borboletas e a do mamoeiro. Mas temos sete indivíduos, ou sete organismos.            Você pode considerar o indivíduo como sendo uma "unidade" dentro de cada grupo de espécie. Sendo assim, temos:um indivíduo da espécie cão; dois indivíduos da espécie gato; três indivíduos de uma espécie de borboletas; um indivíduo da espécie mamoeiro.             A partir dessa idéia, vamos estudar os diferentes níveis de organização dos seres vivos. Vamos tomar o gato como base de estudo.
    Dinâmica da interação

Slide 3

     Ecossistemas
    Ecossistemas Habitat – local onde habita um ser vivoPopulação – conjunto dos seres vivos da mesma espécie que povoam um certo local.Comunidade – conjunto de seres vivos, ou de populações, que se relacionam entre si e povoam um certo local.Ecossistema – conjunto dos seres vivos, o meio onde vivem e a relação entre eles e com o meio 

Slide 4

Slide 5

Slide 6

    fatores bióticos, fatores abióticos
    Em ecologia, chamam-se fatores bióticos todos os elementos causados pelos organismos em um ecossistema que condicionam as populações que o formam.Por exemplo, a existência de uma espécie em número suficiente para assegurar a alimentação de outra condiciona a existência e a saúde desta última. Muitos dos fatores bióticos podem traduzir-se nas relações ecológicas que se podem observar num ecossistema, tais como a predação, o parasitismo ou a competição.Fatores bióticos: produtores, microconsumidores.
    Em ecologia, denominam-se fatores abióticos todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente, tais como a luz, a temperatura, o vento, etc.Fatores abióticos: substâncias inorgânicas - ciclos dos materiais, compostos orgânicos - ligam o biótico-abiótico, regime climático, temperatura, luz, humidade, solo.

Slide 7

Slide 8

Slide 9

    comunidade dos seres vivos
     ComunidadeNa figura abaixo, podemos perceber que no mar existem diversos animais e vários tipos de plantas. E há também seres muito pequenos - tão pequenos que só podem ser vistos com aparelhos especiais como os microscópios, que possuem lentes especiais que ampliam a imagem dos seres observados.Se colocarmos uma gota da água do mar no microscópio, veremos um número imenso desses pequenos seres vivos.Pense quantos organismos diferentes podem ser encontrados num jardim: grama, roseiras, minhocas, borboletas, besouros, formigas, caracóis, sabiás, lagatixas...
Show full summary Hide full summary

Similar

Teoria de Tectónicas de Placas
Bruna Margarida
Perturbações do equilíbrio dos ecossistemas
profleonardo
Ciências Naturais 7
Leonardo Alves
Ciências Naturais 9
Leonardo Alves
Atividade sismica
Pedro Miguel9615
Atividade sísmica
maryajoao25
Teste2_8ºA_2015/16
Leonardo Alves
Trabalho prático digital 1
Leonardo Alves
Quiz sobre sismologia
João Pedro Pereira
Sistema Reprodutor
jmiguelsousa2000
Placas Téctónicas
Mariana Castro