IDADE MÉDIA

Description

i
Jay Al
Slide Set by Jay Al, updated more than 1 year ago
Jay Al
Created by Jay Al over 8 years ago
44
1

Resource summary

Slide 1

    IDADE MÉDIA
    CONSTITUÍDA POR:1. ALTA IDADE MÉDIA2. O SISTEMA FEUDAL3. IGREJA MEDIEVAL4. FILOSOFIA MEDIEVAL5. EDUCAÇÃO MEDIEVAL 6. BAIXA IDADE MÉDIA07. CURIOSIDADE MEDIEVAL

Slide 2

    1. ALTA IDADE MÉDIA
     A Alta Idade Média é o período da história medieval que tem início na queda do Império Romano do Ocidente (476) até o ano 1000. Corresponde ao período de formação e estruturação do feudalismo.

Slide 3

    #PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS 
    Formação de reinos independentes no final do século V (Reinos Franco, Ostrogodo, Visigodo, Vândalo,  Suevo, entre outros). Estes reinos eram governados por uma nobreza composta por germânicos e descendentes que invadiram o Império Romano. Formação do Feudalismo, com a integração da cultura romana com a germânica. Ruralização da Europa-  economia baseada na agricultura, pouco uso de moedas, formação de feudos e poucos contatos comerciais externos. Poder descentralizado e fragmentado-  força política e econômica nas mãos dos senhores feudais. Sociedade estamental e hierarquizada em ordens: clero ( os que rezam), nobres( os que guerreiam), servos( os que trabalham). Fortalecimento do cristianismo e crescimento do poder da Igreja Católica. Teocentrismo e enfraquecimento da cultura laica. Invasões nos séculos IX e X- Viking, Húngaros, Sarracenos e Eslavos invadiram e saquearam várias cidades da Europa.

Slide 4

    #FIM DA ALTA IDADE MÉDIA
     Não existe uma data específica que marca o fim deste período. Uma série de mudanças que ocorreram na Europa X é responsável pela modificação estrutural, econômica e cultural que deu início ao enfraquecimento do feudalismo.

Slide 5

    2. O SISTEMA FEUDAL
Show full summary Hide full summary

Similar

Idade Média
Duda moschen
Humanismo
Isabella V. Silva
Filosofia Medieval
rmamicucci
Idade Média (476 - 1453)
Isadora Bortolotto da Silva
Baixa Idade Média
Letícia Karoline
O IMPÉRIO BIZANTINO
Bruna Soares
Idade Média
coelhoamarelinho
IDADE MÉDIA
Sônia Andrade
Trovadorismo
Nathan Lima
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Samara Marcolino
Trovadorismo
Isabella V. Silva