O Continente americana:geologia,relevo e hidrografia

Description

O Continente americana:geologia,relevo e hidrografia
Antonio Augusto
Slide Set by Antonio Augusto, updated more than 1 year ago
Antonio Augusto
Created by Antonio Augusto almost 8 years ago
1680
4

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    O Continente americano: Geologia
    Montanhas Rochosas é uma cadeia de montanhas que se estende do Canadá até a área central do estado norte-americano do Novo México. As "Rockies" (como são carinhosamente chamadas pelos norte-americanos) estendem-se por mais de 4830 km desde o extremo norte da província da Colúmbia Britânica, no oeste do Canadá, até o estado do Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos. O pico mais alto desta cadeia montanhosa é o Monte Elbert, que se localiza no estado do Colorado, a 4.401 m acima do nível do mar. Apesar de formar uma cadeia contínua de montanhas, a topografia revela na verdade uma série descontínua de serras com as mais distintas origens geológicas.

Slide 3

    O Continente americano: Geologia-2
    Estima-se que as Rochosas tomou sua forma atual durante um período de intensa atividade tectônica de placas que foi responsável por moldar grande parte da paisagem acidentada do oeste dos Estados Unidos. Foram necessários três grandes episódios de atividades geológicas para moldar o relevo da parte oeste da América do Norte, que ocorreram por volta de de 170 a 40 milhões de anos atrás (períodos jurássico e Cenozóico). O evento que resultou no surgimento da última montanha, a orogênese Laramide (cerca de 70-40 milhões de anos atrás) o último dos três episódios, é responsável pela forma atual das Montanhas Rochosas.O desenvolvimento das Montanhas Rochosas é um dos mais desafiadores enigmas geológicos. Geralmente, a formação de montanhas ocorre por volta de 200 a 400 milhas adentrando o continente, a partir de um limite de zona de subducção. As Montanhas Rochosas, no entanto, localizam-se centenas de milhas mais para o interior do continente. Ainda se desconhecem quais processos geológicos fizeram levantar montanhas desta escala, tão longe da costa.

Slide 4

    Durante a Idade do Gelo, quando as geleiras maciças dominavam a paisagem, cobrindo prados e picos, as Rockies constituíam uma terra inóspita. No entanto, a cerca de 11.000 anos atrás, os humanos começaram a aventurar-se em seus vales e montanhas. Pontas quebradas de lanças em meio à fúria da caça de um mamute e restos descartados ao longo de uma migração nômade contam um pouco sobre os primeiros momentos do estabelecimento dos povos nativos na região.Sabemos que, apesar da região não se constituir em morada permanente desses povos por um ano completo, os vales verdes, prados, tundra e lagos cristalinos favoreceram a caça para a tribo Ute. Na contrução de suas moradias, eles faziam uso do pinus contorta, madeira comum na região das Rochosas e muito proprícia para tal uso. Até o final dos anos 1700, os Utes controlavam os territórios próximos das Rockies. Os Arapaho, porém, aventurando-se mais para oeste das grandes planícies centrais, em busca de maior caça, deslocou os Utes além da Divisória Continental.Poucos vestígios da época dos primeiros ocupantes das Rochosas permanecem até hoje, resumindo-se a alguns restos de cabanas e aparatos utilizados na vida cotidiana destes acampamentos.
    O Continente americano: Geologia-3

Slide 5

    O Continente americano: Relevo
    Na América destacam-se as seguintes formas de relevo:As altas cordilheiras do oeste;As planícies e as depressões do centro;Os planaltos e montanhas do leste.A costa do Atlântico é constituída por planaltos e montanhas muito antigos, bastante desgastados pelos agentes erosivos (ventos, chuvas, temperaturas, rios etc.). Suas denominações locais são:Planalto Laurenciano (Canadá);Montes Apalaches (Estados Unidos);Planalto das Guianas e Planalto Brasileiro (América do Sul).Na costa do Pacífico, predomina um relevo montanhoso jovem, pois sua formação é de idade geológica recente. Essa cadeia de montanhas estende-se por mais de 40 mil quilômetros, desde o Alasca até o extremo sul do Chile.

Slide 6

    O Continente americano: Relevo Parte-2
    Suas denominações locais são: Montanhas Rochosas (Canadá e Estados Unidos); Serra Madre (México); Cordilheira dos Andes (América do Sul). A população que ocupa a costa oeste está concentrada em áreas de altitudes inferiores, mas sujeita a vulcões ativos e a terremotos. Essa região do continente localiza-se na área de choque ou de separação de placas tectônicas.Tanto na costa do Atlântico como na costa do Pacífico existem as chamadas planícies litorâneas ou costeiras, formadas pela deposição de sedimentos marinhos e fluviais.Na região central do continente encontramos grandes planícies e depressões, como por exemplo: Planícies Centrais (América do Norte); As planícies e depressões da Amazônia; A Planície do Pantanal e a Depressão do Chaco (América do Sul).

Slide 7

    O Continente americano:Hidrografia
    Os cursos dos rios do continente são agrupados em quatro vertentes: Ártico; Pacífico; Golfo do México; Atlântico. As vertentes são formas de relevo de elevadas altitudes, onde estão as nascentes dos rios, indicando para onde vertem ou fluem as águas de uma determinada área.VERTENTE DO ÁRTICO: Os rios dessa vertente permanecem congelados quase o ano todo devido ao frio polar.Ex.: Rio Mackenzie (norte do Canadá).VERTENTE DO GOLFO DO MÉXICO: Essa vertente forma a maior bacia hidrográfica da América do Norte. Os rios dessa vertente nascem nas terras altas das Montanhas Rochosas, a oeste, ou dos Montes Apalaches, a leste.Ex.: Rio Mississipi e seus afluentes (Estados Unidos).

Slide 8

    O Continente americano:Hidrografia-2 
    VERTENTE DO PACÍFICO: Essa vertente agrupa os rios que nascem nas montanhas do oeste e deságuam no Pacífico. Devido à proximidade do litoral, são rios curtos.Ex.:Rio Yukon (Alasca), Rio Colorado (Estados Unidos), Rio Rimac (Peru).VERTENTE DO ATLÂNTICO: Devido às vastas planícies, essa vertente se caracteriza pelas grandes bacias hidrográficas. Na América do Sul, os grandes rios da vertente atlântica nascem nas terras altas a oeste.Ex.: Rio Orinoco (Venezuela), Rio Amazonas.Os rios e lagos da América são aproveitados pela população de maneira muito diversificada: Produção de energia; Pesca; Irrigação; Navegação; Abastecimento de água; Lazer.
Show full summary Hide full summary

Similar

África: o meio natural
Rafael Moreira Neves
RElEVO E A HIDROGRAFIA
Mayra Vitória
Enzymes
daniel.praecox
Cell Structure
daniel.praecox
Chemistry Quiz General -3
lauren_johncock
An Inspector Calls - Themes
mhancoc3
Mechanics
james_hobson
GCSE Biology heart notes
Kamila Woloszyn
Crime and Punishment Flashcards - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 8
nicolalennon12
Biology B1.3
raffia.khalid99
Types of Learning Environment
Brandon Tuyuc