FC-Fundamentos-de-controle-<Bruno Pontes>-03

Description

Um breve histórico sobre o surgimento, desenvolvimento e evolução de técnicas de controle e automação
Bruno Pontes
Slide Set by Bruno Pontes, updated more than 1 year ago
Bruno Pontes
Created by Bruno Pontes over 7 years ago
8
0

Resource summary

Slide 1

    Introdução: Fundamentos de controle
    Quase toda planta industrial precisa de algum tipo de controlador para garantir uma operação segura e economicamente viável. Mas inicialmente este trabalho, que atualmente é feito, na maioria das vezes de forma mental, antigamente era feito de forma braçal por meio do próprio trabalho humano ou por meio do trabalho de animais domésticos. Atualmente desde uma planta de industria ate mesmo no cotidiano da vida das pessoas no mundo esta rodeada de processos e sistemas de fundamentos de controle e toda essa inovação vem impulsionando e revolucionando a forma como vivemos no mundo moderno.

Slide 2

    História: Fundamentos de controle
    No início, a humanidade não conhecia os meios para se obter a energia a partir da matéria. Desse modo, a energia era fornecida pelo próprio trabalho humano ou pelos trabalhos de animais domésticos. Somente no século XVIII, com o advento das máquinas a vapor , conseguiu-se transformar a energia da matéria em trabalho. Porém, o homem apenas teve a sua condição de trabalho mudada, passando do trabalho puramente braçal ao trabalho mental. Nesse momento, cabia ao homem o esforço de tentar “controla'' esta nova fonte de energia. Foi neste momento que o homem percebeu que com os avanços trazidos pela automação e controle sua inserção nas plantas industrias era cada vez mais difícil, pelo fato de não poder acompanhar o ritmo de trabalho ou por questões de segurança, surgiu ai o esforço pelo desenvolvimento de técnicas de controle e automação a fim de substituir sua presença em diversas atividades.
    Caption: : maquina a vapor

Slide 3

    Classificação: Fundamentos de controle
    Historicamente, podemos classificar fundamentos de controle quanto a necessidade de humana.Necessidade de controle a automação:Porque o homem não é capaz de manter o controle a contento. Produção elevada do sistema. Ritmo acelerado da produção. Precisão requerida na produção. Confiabilidade. Aumento do nível de perigo.  
    Historicamente, podemos classificar fundamentos de controle quanto a necessidade de humana.Necessidade de controle a automação:Para a elevação da produtividade: Redução da mão de obra. Aumento da eficiência operacional das instalações. Redução de custos operacionais de equipamentos.

Slide 4

    História: Fundamentos de controle
    Caption: : vídeo: evolução de processos industriais
    No vídeo ao lado vemos um breve passagem pela evolução de processos indústrias. Nota-se que pela evolução trazida pelos processos de automação e controle que a presença do homem nos processos produtivos se tornou ao longo dos tempos cada vez menor, devido a diversos fatores, como já foi dito anteriormente, neste mesmo trabalho, por questões de segurança, confiabilidade, agilidade, precisão e diversos outros fatores. No mundo atual em que vivemos a presença do homem em processos produtivos ainda é necessária, mas com a constante evolução dos processos de controle é certo que o dia em que os processos serão totalmente controlados em todas as plantas e processos industriais, caberá ao homem o trabalho de desenvolver e programar tais processos, o trabalho braçal será em quase todos os casos substituído por trabalhos mentais de desenvolvimento e controle de sistemas de automação.  

Slide 5

    Conclusão: Fundamentos de controle
    O desejo de controlar os processos industriais acompanha o homem desde a criação das primeiras maquinas. A presença dos controles e automação na vida humana diária é cada vez mais crescente, sendo os processos de controle, automação e robótica considerados nos dias de hoje indispensáveis para os padrões de vida modernos, para tudo que fazemos e olhamos os processos de controle e automação estão envolvidos, estão por traz dos celulares, satélites, das industrias, dos carros e diversos outros itens que o homem não consegui mais viver sem utilizar nos dias de hoje.
Show full summary Hide full summary

Similar

Quiz sobre Tecnologia no Ensino
camilafragoso
Tecnologia e Administração
Erika Lots
Tecnologia na Educação
Alessandra S.
13 motivos para usar Tecnologia na Educação
Alessandra S.
10 DICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCATIVA
Cristinamba
Mapa Mental de Revisão de Algoritmos e Programação I
José Toniazzo
Inteligencia Artificial
Alceu Bernardino
Games e jogos educativos.
Míria Santanna
Interação, Interatividade, tecnologias interativas e redução de distâncias em cursos on-line
Ítalo Rangel
Softwares Educacionais
valdeiresmendes