Tema 3: A independência do Haiti

Description

História (Slides) Slide Set on Tema 3: A independência do Haiti, created by Vinicius Prando on 23/08/2016.
Vinicius  Prando
Slide Set by Vinicius Prando, updated more than 1 year ago
Vinicius  Prando
Created by Vinicius Prando over 7 years ago
198
0

Resource summary

Slide 1

    UNIDADE 5:
    A ERA DE NAPOLEÃO:NA EUROPAE NAAMÉRICA8° Ano IIJoão Vitor B. - Vinicius P. - Bruno F. - Brenda P.

Slide 2

    TEMA 3: A independência do Haiti
       Uma rebelião conduzida por escravos africanos na colônia de São Domingos desencadeou, pela primeira vez, a independênciade um país latino-americano.
    Caption: : Rebelião de escravos africanos na colônia de São Domingos

Slide 3

    A colônia de São Domingos
    Os espanhóis chegaram a Ilha Hispaniola, onde hoje estão o Haiti e a República Dominicana, em 1492. A Espanha, porém, estava mais interessada em explorar a parte continental da América e, em pouco tempo, acabou abandonando algumas regiões da ilha. 
    Caption: : Escravos trabalhando na colônia de São Domingos

Slide 4

    Em 1697, a Espanha reconheceu a soberania francesa na parte ocidental de Hispaniola. Ali foi fundada a colonia de São Domingos.        Instalados na colônia, os franceses desenvolveram o cultivo do café, anil, cacau, algodão e outros artigos. Porém, o principal empreendimento dos colonos foi a produção de açúcar.A principal mão de obra utilizada nas plantações da ilha era a de escravos africanos.Na lavoura, os escravos eram submetidos a uma dura rotina de trabalho, semelhante à dos escravos no Brasil.

Slide 5

    O levante dos jacobinos negros
    Em 1791, durante o processo revolucionário na França, a Assembléia Constituinte do país aprovou a igualdade de direitos entre toda a população de São Domingos, mas manteve a escravidão. No mesmo ano, diante das péssimas condições de vida a que estavam submetidos, os escravos africanos no norte da colônia iniciaram uma rebelião.
    Caption: : Revolta de escravos na colônia francesa

Slide 6

    Quando o governo jacobino aboliu a escravidão nas colônias francesas, no período do Terror, o clima revolucionário se disseminou por São Domingos.Três anos após os levantes, um ex-escravo aderiu ao movimento: François-Dominique Toussaint L'Ouverture. Ele acabou liderando as revoltas dos escravos africanos e organizou um exército disciplinado de combates. 
    Caption: : François-Dominique Toussaint L'Ouverture

Slide 7

    Em 1801, Napoleão Bonaparte decidiu intervir na ilha para conter a revolta e restabelecer a escravidão, enviando cerca de 25 mil soldados à região. Após diversos conflitos, Toussaint foi capturado e levado à França, onde morreu na prisão em abril de 1803.Liderados agora pelo ex-escravo Jean-Jacques Dessalines, os escravos prosseguiram os combates e conseguiram expulsar o exército francês da região. Em 31 de dezembro de 1803, a Declaração de Independência do novo país foi aprovada e a colônia de São Domingos foi proclamada independente, recebendo o nome de Haiti.
    Caption: : Guerra de Independência do Haiti
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes