FC- Fundamentos de Controle <Josias Lira de Sousa Neto> - 03

Description

A História dos Sistemas de Controle
Josias Lira
Slide Set by Josias Lira, updated more than 1 year ago
Josias Lira
Created by Josias Lira over 7 years ago
23
0

Resource summary

Slide 1

    A história dos Sistemas de Controle
            Durante a revolução industrial, no final do século 19 foram desenvolvidos os primeiros sistemas de controle. As funções de controle eram implementadas através de engenhosos dispositivos mecânicos, os quais automatizavam algumas tarefas críticas e repetitivas das linhas de montagem da época. Estes dispositivos tinham de ser desenvolvidos para cada tarefa e devido à natureza mecânica dos mesmos, estes tinham uma pequena vida útil. 

Slide 2

                Os dispositivos mecânicos foram gradualmente substituídos pelos relés e contadores, em meados dos anos 20. A lógica a relés viabilizou o desenvolvimento de funções de controle mais complexas e sofisticadas. Desde então, os relés têm sido empregados em um grande número de sistemas de controle em todo o mundo. Os relés se mostram uma alternativa de custo viável, especialmente para a automação de pequenas máquinas com um número limitados de transdutores e atuadores. Na indústria moderna, a lógica a relés é raramente adotada para o desenvolvimento de novos sistemas de controle.

Slide 3

                   Com o passar dos anos, e devido o avanço da tecnologia, o circuito integrado, CI, proporcionou o desenvolvimento de uma nova geração de sistemas de controle. Em comparação aos relés, os CIs baseados nas tecnologias TTL ou CMOS são muito menores, mais rápidos e possuem uma vida útil muito maior.  Em muitos sistemas de controle, que utilizam relés e CIs, a lógica de controle, ou algoritmo, é definida permanentemente pela interligação elétrica. Sistemas com lógica definida pela interligação elétrica são fáceis de implementar, mas é muito difícil e demorado para alterar o comportamento, ou a lógica dos mesmos. 

Slide 4

          Em um pouco mais da metade do século 20, os primeiros computadores comerciais começaram a ser utilizados como controladores em sistemas de controle de grande porte. Devido ao fato do computador ser programável, este proporciona uma grande vantagem em comparação com a lógica por interligação elétrica, utilizada em sistemas com relés e CIs. Os primeiros computadores eram grandes, caros, difíceis de programar e muito sensíveis à utilização em ambientes “hostis” encontrados em muitas plantas industriais. A partir de uma demanda existente na indústria automobilística norte-americana, o Programmable Logic Controller (PLC), ou Controlador Lógico Programável (CLP), foi desenvolvido nos início dos anos 70. O CLP é um computador projetado para trabalhar no ambiente industrial. O que revolucionou consideravelmente os avanços no ramo industriário.

Slide 5

                  Hoje, as atuais funções de controle existentes em uma planta industrial são normalmente distribuídas entre um número de controladores programáveis, os quais são montados próximos aos equipamentos a serem controlados. Os diferentes controladores são usualmente conectados via rede local (LAN) a um computador supervisório central, o qual gerencia os alarmes, receitas e relatórios. Atualmente, o operador desempenha um papel importante na indústria moderna, sendo que a maioria das plantas industriais possui um sistema chamado Sistema SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition). Os sistemas SCADA tem monitores coloridos de alta resolução, com os quais o operador pode selecionar diferentes programas e avaliar a situação do processo produtivo. Podemos observar através deste breve histórico panorâmico, que os sistemas de controle evoluíram de tal forma, que hoje podemos controlar o que desejarmos, partindo dos fundamentos e conceitos já adquiridos.   
Show full summary Hide full summary

Similar

Engenharia
robson kuskowski
Introdução a Engenharia
ismael-airoso
Mapa Conceitual - Engenharia - Empreendedorismo e Inovação
Nathan Kaiser
ENGENHARIA CIVIL
Nayara Gil
Planejamento e Engenharia
Rodrigo Luiz
Desenvolvimento da engenharia e seus materiais.
luizmax10
Engenharia Econômica
Lucas Danilo
Perícia na Engenharia Civil
joaoneto alves
Produto de TI para Empresa de Engenharia
andreylopes
Engenharia Mecânica na Indústria do Entretenimento
ingridlopes
Física moderna
GoConqr suporte .