Tema 2 - Blocos econômicos regionais: Limites e possibilidades

Description

Uma síntese sobre os processos de criação de blocos econômicos regionais, como a União Européia (UE) e o Mercado Comum do Sul (Mercosul).
Silvio Araujo de Sousa
Slide Set by Silvio Araujo de Sousa, updated more than 1 year ago
Silvio Araujo de Sousa
Created by Silvio Araujo de Sousa over 7 years ago
1041
0

Resource summary

Slide 1

    T 2 - A construção da união europeia
    A idéia de criar um espaço europeu integrado surgiram no continente logo após a Segunda Guerra Mundial, com a criação do Benelux (1944) que incluia Bélgica, Holanda e Luxemburgo, e a Comunidade Econômica do Aço (Ceca), em 1951, com a França, Itália, Alemanha Ocidental e países do Benelux.A integração surgiu e se consolidou na Europa como forma de superar rivalidades históricas e buscar estabilidade política.Desse modo, a ideia de um grande espaço interno de livre circulação de bens, pessoas, capitais e informações, e sem restrições no trânsito entre as fronteiras dos países-membros, criaria maior interdependência e reciprocidade, afastando a possibilidade de novas guerras e disputas.Nesse contexto, foram criadas as bases para a assinatura do Tratado Roma, em 1957, formando a Comunidade Econômica Europeia (CEE), ao longo dos anos outros países foram se integrando ao bloco até chegar aos atuais 28 países. O último a ingressar foi a Croácia, em 2013. O mapa ao lado mostra as adesões que ocorreram até 2014, o tom azul mostra a ordem cronológica das sucessivas adesões ao bloco. http://goo.gl/pR0bss  (acesse o mapa em tamanho maior)
    Caption: : União Européia e suas ampliações

Slide 2

    Continente Americano - Nafta e Mercosul
    Integração regional no continente americano: Blocos econômicos - Nafta e Mercosul   Os processos de regionalização e formação de organismos de integração nas Américas ocorreram em dois momentos distintos. Primeiramente, nos anos de 1960, estimulados pela Comissão Econômica para a América latina e Caribe (Cepal). Desse quadro resultaram iniciativas como o Mercado Comum Centro-Americano (MCCA), a Comunidade Andina (CAN) e outras associações econômicas. Já em um segundo momento, no período pós-Guerra Fria e de redemocratização na região, surgiram dois importantes blocos: o Mercosul e o Nafta.

Slide 3

    Organismos de Integração - Mercosul
    Organismos de integração nas Américas: Mercosul. O Mercosul foi criado após a assinatura do Tratado de Assunção, em 1991, e tem como membros permanentes o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai. Em 2006, foram iniciadas negociações para o ingresso da Venezuela, decisão aprovada em 2013. Conforme dados oficiais de 2012, são estados associados ou participam das reuniões do Mercosul: a Bolívia, o Chile, o Peru, a Colômbia, o Equador, a Guiana e o Suriname. Brasil e Argentina são as duas maiores economias do bloco. http://goo.gl/cXnSym (mapa do Mercosul mostrando países e Estados associados)

Slide 4

Slide 5

    Organismos de Integração - NAFTA
    Organismos de integração nas Américas: NAFTA ( tem origem nas palavras inglesas North American Free Trade Agreement, ou NAFTA ) Tratado Norte Americano de Livre Comércio. O Nafta resultou da decisão dos estados Unidos de participar deste tipo de organização, num contexto no qual cada vez mais blocos eram criados. Em 1988, o país assinou um acordo com o Canadá, depois com o México em 1992, é apenas um acordo de livre comércio entre os três países membros. É flagrante no Nafta o desequilíbrio econômico, a maior economia do mundo em relação aos dois outros países. 

Slide 6

Show full summary Hide full summary

Similar

Blocos econômicos
Ighor Ferreira
Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Recursos hídricos
Homero Borba
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques