UN2T1 - Urbanização Mundial

Description

Um panorama de processo de urbanização mundial em destaque o crescimento das cidades: urbanização pós-Revolução Industrial, e a consolidação de metrópoles no mundo contemporâneo.
Silvio Araujo de Sousa
Slide Set by Silvio Araujo de Sousa, updated more than 1 year ago
Silvio Araujo de Sousa
Created by Silvio Araujo de Sousa over 7 years ago
24
0

Resource summary

Slide 1

    U2T1 - Urbanização Mundial
    A urbanização nos países desenvolvidos e em desenvolvimento: urbanização e metropolização Estima-se que as primeiras cidades surgiram há aproximadamente 6 mil anos, na Mesopotâmia (atual Iraque), e depois se desenvolveram no Egito e em regiões da Índia e da China. Povos pré-colombianos como incas, maias e astecas também construíram sofisticados núcleos urbanos na América. O mesmo ocorreu na África, onde surgiram vigorosas cidades como Tombuctu (no atual Mali) e Zanzibar (na atual Tanzânia). Muitos núcleos urbanos se originaram às margens de rios, como Cairo e Alexandria, no Egito, localizados à beira do Rio Nilo.  As áreas urbanas sofreram mudanças profundas com o advento das modernas sociedades capitalistas industriais na Europa e, assim, disseminaram-se para outras partes do mundo ao longo dos séculos XIX e XX. Essa urbanização “clássica” esteve profundamente associada à expansão industrial e à gradativa construção de um mercado de consumo urbano. A Inglaterra foi o primeiro país a ultrapassar os 50% de população urbana, logo no início do século XX, seguida por França, Alemanha, Bélgica e Holanda. Cidades como Londres e Paris conheceram rápido crescimento com a chegada de trabalhadores que se deslocavam do campo para trabalhar em fábricas. Foi uma época de intensa exploração do trabalho, com operários vivendo em moradias precárias e com graves problemas de saneamento.

Slide 2

    Grandes cidades no mundo
    A constituição de grandes cidades no mundo contemporâneoObserve os mapas da próxima página. Note que são mapas quantitativos que mostram, pelos diferentes tamanhos de círculos, a evolução do crescimento populacional de cidades em dois momentos. Perceba que, em 1950, apenas Nova Iorque (EUA) e Tóquio (Japão) tinham mais de 10 milhões de habitantes. Em 2014, muitas cidades do mundo ultrapassaram essa marca, várias delas com população em torno de 20 milhões de pessoas na área metropolitana. A concentração populacional urbana é evidente em diversas regiões do planeta. Isso indica que a urbanização está em marcha no mundo, mas é preciso considerar as variações nos ritmos de crescimento. Boa parte dessas megacidades (com mais de 10 milhões de habitantes) atrai grandes contingentes populacionais, seja pelas dificuldades nas regiões de origem dos que se deslocam, seja pelas eventuais oportunidades que esses núcleos urbanos oferecem.
Show full summary Hide full summary

Similar

Urbanização
rebeca.oliv
Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques