Ernesto Geisel

Description

Trabalho de História
Juliane Klein
Slide Set by Juliane Klein, updated more than 1 year ago
Juliane Klein
Created by Juliane Klein over 7 years ago
293
0

Resource summary

Slide 1

    Ernesto Geisel nasceu em 3 de Agosto de 1907 em Bento Gonçalves. Filho de alemães e protestante luteranos, estudou no Colégio Militar de Porto Alegre. Foi um militar brasileiro e o quarto presidente da república no regime militar do Brasil. Em 1973, os militares indicaram o general Ernesto Geisel, ex-chefe da Casa Militar e ex-presidente da Petrobrás, como próximo candidato presidencial.  
    ERNESTO GEISEL (1907 - 1996)

Slide 2

    GOVERNO GEISEL (1974 -1979)
    Geisel assumiu a presidência em 15 de março de 1974, Geisel iniciou seu mandato prometendo o retorno da democracia de uma forma gradual. Uma dessas decisões era a suspensão da censura prévia nos meios de comunicação. O governo buscava conciliar a retomada do crescimento econômico com a contenção da onda inflacionária. Dando prioridade ao desenvolvimento de bens de capital.  

Slide 3

    Mas Geisel teve que enfrentar grandes dificuldades econômicas e políticas que resultaram no fim do "Milagre Econômico Brasileiro". Durante o governo de Geisel, ocorreram mobilizações de militares radicais que não queriam a retomada da democracia. Foi durante o seu mandato que ocorreram diversas mortes por conta das manifestações dos militares. Em 1977, ele demitiu o ministro do Exército que pretendia se candidatar à presidência nas próximas eleições. 

Slide 4

    No mesmo ano Geisel decretou o pacote de abril, um conjunto de medidas que alterava o mandato presidencial de cinco para seis anos. O novo governo investiu principalmente nas empresas estatais. Entretanto, as reformas não repercutiam o efeito esperado, pois a economia nacional não tinha condições próprias para se recuperar de seus problemas, por conta da crise do petróleo. 

Slide 5

    Esse descontentamento foi aumentando a tal ponto que, em 1978, os metalúrgicos da região do ABCD paulista iniciaram um ciclo grevista nunca antes visto na história do Brasil, mesmo com todas as proibições autoritárias. O governo Geisel simplesmente não conseguiu conter as reivindicações dos grevistas, setores da Igreja católica, estudantes universitários e membros da imprensa. 

Slide 6

    Todos esses aspectos, aliados à personalidade menos radical de Geisel, contribuíram para o início de um processo de reabertura política “lenta e gradual”. Geisel foi substituído pelo general João Batista Figueiredo em 15 de março de 1979. Geisel faleceu em 12 de setembro de 1996, vítima de câncer.

Slide 7

    Principais planos do governo Geisel
    Divisão de Mato Grosso e criação de Mato Grosso do Sul entre 1977 e 1979. II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND). Inaugurou as primeiras linhas do metrô em São Paulo e no Rio de Janeiro.Busca de novas fontes de energia, realizando o acordo nuclear com a Alemanha, criando os contratos de risco com a Petrobrás e incentivando a utilização do álcool como combustível. Construiu grande parte da  Usina Hidrelétrica de Itaipu. Demitiu o ministro do Exército, general Sílvio Frota, isolando o grupo de militares que era contra o processo de abertura política.  

Slide 8

Show full summary Hide full summary

Similar

Ernesto Geisel- Estudos Amazônicos
Jamilly Vitória Heringer
Ernesto Geisel- Estudos Amazônicos
Isabele Kist
Mind Maps Essay Template
linda_riches
One child policy, China- Population Control Case Study
a a
Biology AQA 3.1.3 Osmosis and Diffusion
evie.daines
French Essay Writing Vocab
caitlindavies8
GCSE AQA Biology - Unit 1
James Jolliffe
Testing for ions
Joshua Rees
3.1 Keywords - Marketing
Mr_Lambert_Hungerhil
regular preterite tense conjugation -ar verbs
Pamela Dentler
MAPA MENTAL DISEÑO GRAFICO
Lizbeth Domínguez