Subtração com Recurso

Description

Entender de forma lúdica a subtração com recurso.
Mônica Borioni
Slide Set by Mônica Borioni, updated more than 1 year ago
Mônica Borioni
Created by Mônica Borioni about 7 years ago
956
0

Resource summary

Slide 1

Slide 2

Slide 3

    A rua...
    A rua em que moravam era conhecida como a rua das Continhas, pois havia muitas ruas por lá....E cada uma delas tinha a inicial do seu nome na entrada da casa.
    Caption: : A rua das 3 vizinhas: Dona Unidade, Dona Dezena e Dona Centena.

Slide 4

Slide 5

Slide 6

    O susto!
    Num domingo Dona Unidade recebeu uma visita e quis fazer um bolo para o lanche.Quando leu seu caderno de receitas percebeu que precisaria de 8 ovos e ela só tinha 3 ovos em sua caixinha na geladeira.E agora?

Slide 7

Slide 8

    Dona Dezena era boazinha e sempre ajudava os seus vizinhos, mas quando emprestava alguma coisa sempre pedia que não esquecessem de devolver.Então ela só emprestava caixinhas com 10 para não perder as contas.

Slide 9

Slide 10

    Depois do empréstimo!
    Em casa Dona Unidade retirou os 10 ovos da caixa que pegou emprestado e juntou com os 3 ovos que tinha.Já Dona Dezena, que só emprestava de 10 em 10, ficou com uma caixa a menos.

Slide 11

Slide 12

Slide 13

    Entendendo o recurso!
    Veja agora tudo o que aconteceu usando os números:Observem a geladeira de Dona Dezena: Ela tinha 3 caixas de ovos, 10 ovos dentro de cada caixa. Ela emprestou 1 caixa com 10 ovos. Ficou com 2 caixas. Já na geladeira de Dona Unidade só havia 3 ovos, ao pegar a caixa com 10 ovos emprestada, ela abre a caixa e junta os 10 com os 3, ficando com 13 ovos. Logo depois ela faz o bolo e usa 8 ovos. Sobram na geladeira dela 5 ovos. E 2 caixas na geladeira de Dona Dezena.
    Caption: : Geladeiras de Dona Unidade e Dona Dezena.

Slide 14

    A continha!
    Dona Unidade tinha 3 unidades de ovos, pediu 1 dezena de ovos emprestado. Pra não esquecer que só pegou 1 dezena colocou o número 1 na frente do 3.Dona Dezena que tinha 3 dezenas de ovos e emprestou 1 dezena, pensou se 3-1=2, então vou escrever aqui pra não esquecer. Ela riscou o 3 e escreveu 2.Dona Unidade juntou 1 dezena, que são 10 unidades com as 3 unidades que tinha e ficou com 13 unidades. E quando gastou 8 unidades, lhe restou 5 unidades.Dona Dezena descobriu que tinha 20 ovos no total, pois 2 dezenas são 20. E Dona Unidade 5 ovos. Juntas elas tinham 25 ovos depois do bolo pronto!!!
    Caption: : 33 - 8 = 25

Slide 15

Slide 16

    A dona da 3ª casinha!
    Lembram-se da 3º casinha da Rua???É da Dona Centena, ela é rica e não gosta muito de emprestar as coisas. Vive passeando e fazendo compras....Quando ouviu a conversa foi lá...

Slide 17

    Ela deu uma explicação e depois saiu rapidinho pra ninguém lhe pedir nada....E vocês acham que ela está certa?Que recurso Dona Unidade pode usar para fazer outro bolo?Dê a sua sugestão!!!
    O fim!
Show full summary Hide full summary

Similar

Tabuada
Alessandra S.
Matemática Básica
Alessandra S.
Geometria Plana
Bruno Fernandes3682
Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Simulado de Matemática
Alessandra S.
Simulado Matemática
Marina Faria
Matemática 9º ano
Carlos Itapecuru
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Geometria Plana Triângulo
Luiz Antonio Lopes
Matemática - Triângulos
Felipe Perreira