Gestão de Ecossistemas

Description

Para os especialistas da AM, um ecossistema é um complexo dinâmica de comunidades vegetais, animais, microrganismos e o seu respetivo meio, que interagem como uma unidade funcional. Os seres humanos são uma parte integrante dos ecossistemas.
bruno inacio
Slide Set by bruno inacio, updated more than 1 year ago
bruno inacio
Created by bruno inacio about 7 years ago
87
0

Resource summary

Slide 1

    O que é o Desenvolvimento Sustentável ?
    Segundo a Comissão para o Meio Ambiente te e Desenvolvimento, entende-se por Desenvolvimento Sustentável o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.
    Caption: : Desenvolvimento Sustentável

Slide 2

    Objetivos do milénio.
    A Avaliação do Milénio dos Ecossistemas(AM)foi uma iniciativa das Nações Unidas, entre 2001 e 2005, que envolveu 95 países, com o objetivo de avaliar as consequências das mudanças nos ecossistemas sobre o bem-estar humano e estabelecer uma base científica que fundamentasse as ações necessárias para assegurar a conservação e o uso sustentável dos ecossistemas.
    Caption: : objetivos do milénio

Slide 3

    O que são serviços dos ecossistemas?
    Serviços dos ecossistemas são os benefícios  que o Homem obtém desses ecossistemas.Serviços de regulação são os benefícios obtidos pelo controlo dos processos naturais que ocorrem num ecossistema.Serviços de produção são os bens extraídos do ecossistemas.Serviços culturais são os benefícios imateriais obtidos através dos ecossistemas.
    Caption: : serviços dos ecossistemas

Slide 4

    O índice Desenvolvimento Humano.
    O índice Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador, utilizado pela Organização das Nações Unidas, calculado a partir de diversos aspetos do nível de bem-estar da população de um país. Os países com IDH alto são os principais  responsáveis pelo consumo da maioria dos recursos mundiais.
    Caption: : IDH-Índice de Desenvolvimento Humano

Slide 5

    A avaliação do Milénio (AM)
    A avaliação do milénio aborda desde ecossistemas pouco perturbados como florestas naturais, até regiões com padrões mistos de uso humano ou mesmo ecossistemas intensamente modificados pelo homem, como regiões agrícola e urbanas e responde à necessidade de quantificar os bens materiais e imateriais dos ecossistemas.   
    Caption: : sistemas de ecossistemas

Slide 6

    Gestão sustentável dos recursos
    A implementação de medidas promotoras de uma gestão sustentável dos recursos é indispensável para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas e de um desenvolvimento sustentável.Os serviços dos ecossistemas podem fazer sentir-se, à escala, regional e/ou global, nas gerações atuais e futuras. Assim, uma floresta pode proporcionar às populações locais alimento, fibras para vestuário e lenha.
    Caption: : Gestão sustentável dos recursos
Show full summary Hide full summary

Similar

desenvolvimento sustentável
sara benedito
Gestão dos ecossistemas
Joana Ferreira
Desenvolvimento sustentável
carolina mira
Desenvolivimento Sustentável
Flávia Rosa
Quiz Aula 02 - Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental
Jéssica Meireles
Debate: AGRONEGÓCIO x MEIO AMBIENTE
Arthur Rocha
Desenvolvimento sustentável
Mauro Luz
Desenvolvimento Sustentável
Cláudio Silva
Relacionamento: Estado e Entidades da Economia Social
Juliano Vieira Gonçalves
Desenvolvimento sustentável
Raquel Silva
Revisões para o 3º teste
Andreia Nunes