Desenvolvimento sustentável

Description

Desenvolvimento sustentável
Mauro Luz
Slide Set by Mauro Luz, updated more than 1 year ago
Mauro Luz
Created by Mauro Luz about 7 years ago
292
1

Resource summary

Slide 1

    Desenvolvimento sustentável
    Desenvolvimento sustentável é um conceito sistémico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de um sistema de consumo em massa no qual a preocupação com a natureza, via de extração de matéria prima, é máxima. Foi usado pela primeira vez em 1987, no Relatório Brundtland, um relatório elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criado em 1983 pela Assembleia das Nações Unidas.

Slide 2

    Definição de desenvolvimento sustentável:
    O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.

Slide 3

Slide 4

    Sustentabilidade ambiental
    A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.

Slide 5

    Sustentabilidade económica
    A sustentabilidade económica, enquadrada no âmbito do desenvolvimento sustentável é um conjunto de medidas e politicas que visam a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais. Aos conceitos tradicionais de mais valias económicas são adicionados como fatores a ter em conta, os parâmetros ambientais e sócio-económicos, criando assim uma interligação entre os vários setores. 

Slide 6

    Sustentabilidade sócio-politica
    A sustentabilidade sócio-politica centra-se no equilíbrio social, tanto na sua vertente de desenvolvimento social como sócio-económica. É um veículo de humanização da economia, e, ao mesmo tempo, pretende desenvolver o tecido social nos seus componentes humanos e culturais.Neste sentido, foram desenvolvidos dois grandes planos: a agenda 21 e as Metas de desenvolvimento do milénio.
Show full summary Hide full summary

Similar

Teoria de Tectónicas de Placas
Bruna Margarida
Perturbações do equilíbrio dos ecossistemas
profleonardo
Ciências Naturais 7
Leonardo Alves
Quiz Aula 02 - Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental
Jéssica Meireles
Ciências Naturais 9
Leonardo Alves
Atividade sismica
Pedro Miguel9615
Atividade sísmica
maryajoao25
Teste2_8ºA_2015/16
Leonardo Alves
Trabalho prático digital 1
Leonardo Alves
Quiz sobre sismologia
João Pedro Pereira
Sistema Reprodutor
jmiguelsousa2000