Instrumentos Orquestra

Description

Esta ferramenta servirá para apresentar de forma sucinta os instrumentos da orquestra
Germano Capela
Slide Set by Germano Capela, updated more than 1 year ago
Germano Capela
Created by Germano Capela about 7 years ago
567
0

Resource summary

Slide 1

    A Orquestra
    A história da orquestra está ligada à história da música instrumental. A prática de música em instrumentos musicais é antiga, mas foi minoritária em relação à música vocal até o século XVI. Na maioria das vezes, inclusive, os instrumentos musicais eram usados como apoio ou acompanhamento às vozes.Foi no século XVI, durante o Renascimento, que a música instrumental começou a ser praticada de forma autônoma. Ou seja, foi com a música renascentista que os instrumentos musicais ganharam o status de merecerem ser ouvidos independentemente da música vocal. Inicialmente isto ocorreu com transcrições de música vocal ou danças estilizadas, e os primeiros instrumentos solistas foram o órgão e o alaúde.

Slide 2

    A Orquestra
    Caption: : disposição dos isntrumentos
    Uma orquestra sinfónica dispõe cinco classes de instrumentos: as cordas (violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, harpas) as madeiras (flautas, flautins, oboés, corne-inglês, clarinetes, clarinete baixo, fagotes, contrafagotes) os metais (trompetes, trombones, trompas, tubas) os instrumentos de percussão (tímpanos, triângulo, caixas, bombo, pratos, carrilhão sinfónico, etc.) os instrumentos de teclas (piano, cravo, órgão)

Slide 3

    Cordas - Violino
     O violino é um instrumento musical, classificado como instrumento de cordas friccionadas. É o menor e mais agudo dos instrumentos de sua família [1] (que ainda possui a viola, o violoncelo, correspondendo ao Soprano da voz humana). O violino possui quatro cordas[2], com afinação da mais aguda à mais grave: Mi5, Lá4, Ré4 e Sol3. O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas dependendo do encordamento utilizado e da forma que é tocado, podem-se produzir timbres mais aveludados. O som geralmente é produzido pela acção de friccionar as cerdas de um arco de madeira sobre as cordas. Também pode ser executado beliscando ou dedilhando as cordas (pizzicato), pela fricção da parte de madeira do arco (col legno), ou mesmo por percussão com os dedos ou com a parte de trás do arco.
    Caption: : Violino
Show full summary Hide full summary

Similar

Instrumentação Cirúrgica
Brennda Assunção
Instrumentação Cirúrgica
Lia Argenton
Instrumentais cirúrgicos
Mariana Miranda
LEI DAS ÁGUAS (LEI Nº 9433/1997)
Elizandra Bia
Rede Sistêmica da infância
adelaideprata
Alive TheMusic
Mileny França
Instrumentos ópticos
Helton Willian
Flashcards Violino
Karolyne Ferreira
BANDA ROCK
José Neto
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: INDICADORES, INSTRUMENTOS E PROGRAMAS
Erika Lotz
Intrumentos de avaliação
Carolina Cordeiro