Inovações Tecnológicas

Description

Trabalho explicitando e caracterizando as inovações tecnológicas ao longo das revoluções industriais.
Pedro Baptista
Slide Set by Pedro Baptista, updated more than 1 year ago
Pedro Baptista
Created by Pedro Baptista almost 7 years ago
27
0

Resource summary

Slide 1

    Inovações Tecnológicas
    Projeto Acadêmico de Geografia e História Grupo: Alice, Caio, Júlia Guerra, Pedro Baptista e Vitor LourençoProfessores: Emmeline e Pedro

Slide 2

    Caption: : http://www.dndjunkie.com/civilopedia/TECH_INDUSTRIALIZATION.aspx
    ----------------------------------------------------------------------“Industrialização baseada em maquinários, já tendo sido referida como uma característica de nossa era, é apenas um aspecto da revolução que está sendo forjada pela tecnologia”.Emily Greene Balch----------------------------------------------------------------------

Slide 3

    Introdução
    As Revoluções Industriais tiveram um papel extremamente importante para o mundo hoje. Elas moldaram o nosso estilo de sociedade, revolucionaram o modo de trabalho e trouxeram inovações tecnológicas que são usadas até hoje ou foram precursoras de outras que são usadas por nós.A 1ª Revolução Industrial ocorreu apenas na Inglaterra, por uma série de motivos, como a disponibilidade de capital e força de trabalho.Previamente à 2ª Revolução Industrial, o sistema utilizado, tanto nas máquinas como em sua implantação, era mais rudimentar e o capitalismo ainda não se parecia tanto como o que é presente nos dias de hoje.Durante a 2ª Revolução Industrial, que ocorreu na Europa em geral, nos EUA e no Japão, esses sistemas foram modernizados à medida que surgiam novas necessidades, tendo assim, um aumento na eficiência. Além disso temos uma reforma no sistema econômico global, que causa uma maior competitividade entre empresas de vários países.
    Durante a 3ª Revolução Industrial, após a 2ª Guerra Mundial, houve um avanço significativo na tecnologia bélica, aeronáutica, espacial, de comunicações, entre outras. Um exemplo da conquista pelos avanços tecnológicos é a chegada do homem ao espaço e à Lua, fruto de tecnologias como o foguete.No meio de todas essas mudanças a tecnologia continuou avançando e com isso, novas invenções surgiram com o passar do tempo. Essas tecnologias permitiram que a humanidade chegasse no estado em que se encontra na atualidade. 

Slide 4

    Efeito de Tecnologias na Humanidade
    Naturalmente, as novas tecnologias impactaram o mundo de diversas formas. Foram impactos como o surgimento de novos mercados, a procura por mercados consumidores e mais fontes de matéria prima e danos ao meio ambiente. Durante a 1ª Revolução Industrial os setores de produção, principalmente o têxtil, e a agricultura foram influenciados. Nesse período as máquinas começaram a substituir o trabalho manual, o que causou um aumento na taxa de desemprego. Por outro lado, o lucro das fábricas aumentou, isso por causa da maior eficiência dos maquinários em comparação ao homem. A 2ª Revolução Industrial também trouxe diversas mudanças. No setor político, a competitividade aumentou e passou ser internacional. Isso por causa do surgimento de maquinários mais potentes, o que causou um grande aumento na produção e fez com que os empreendedores retornassem parte do lucro para os setores produtores, com objetivo de aumentar a produção.
    Em busca de locais com matérias primas para abastecer suas máquinas, as nações europeias adotaram o neocolonialismo e então repartiram terras na África e da Ásia, fundando colônias em suas terras.Após isso, com a 1ª e 2ª Guerra Mundial tendo ocorrido, a 3ª Revolução Industrial chegou. Nesse período, o mundo presenciou grandes avanços tecnológicos, em parte pela competição entre EUA e URSS durante a Guerra Fria, que moldaram o modo de vida do ser humano. Nessa época de globalização, a produção de tecnologias inéditas foi intensa. Em linhas gerais, os setores aeronáutico, espacial, informático e comunicativo foram os mais afetados

Slide 5

    1ª Revolução Industrial
    Principais inovações tecnológicas da 3ª revolução industrial:Máquina a vapor:As máquinas movidas a vapor começaram a ser implementadas na indústria aproximadamente no século XVIII na indústria têxtil principalmente. Elas geraram uma transforma total no sistema das fábricas. Elas aumentaram drasticamente a produção, uma vez que substituíam a função de muitos operários, eram mais baratas do que a força de trabalho humana e são mais eficientes. Linhas ferroviárias e barcos a vapor:Os meios de transporte como as ferroviárias tornaram o transporte muito mais rápido e, com isso, transformaram a noção humana de proximidade, melhoraram a produção e distribuição das fábricas e deram o primeiro passo para a globalização.
    Caption: : http://www.dndjunkie.com/civilopedia/TECH_RAILROAD.aspx

Slide 6

    Telégrafo:O telégrafo, criado na primeira metade do século XIX por Samuel Morse, permitiu a comunicação entre longas distâncias. Isso fez com que o fluxo imaterial se tornasse muito mais rápido e eficaz, dando mais um passo em direção à globalização.
    1ª Revolução Industrial

Slide 7

    2ª Revolução Industrial
    Principais inovações tecnológicas da 2ª revolução industrial:Motor de Combustão Interna:O motor de Combustão interna, usado até hoje em carros e outras maquinas, foi criado durante a 2ª Revolução Industrial. Ele foi importante para a criação de automóveis.Automóveis:Os automóveis foram criados nesta época. Isso ocorreu, principalmente, pela criação do motor de combustão interna e da utilização do petróleo como combustível. Com um novo meio de transporte mais acessível à população, a ideia de distância foi modificada, o que era considerado longe agora se tornou mais perto, uma possível causa para um maior deslocamento. Além disso, uma maior facilidade de locomoção resultou no aumento dos fluxos comerciais.
    Caption: : http://www.dndjunkie.com/civilopedia/TECH_COMBUSTION.aspx

Slide 8

    2ª Revolução Industrial
    Processo Bessemer:O Processo Bessemer é um processo de produção do aço voltado para maior escala. Criado por Henry Bessemer durante a 2ª Revolução Industrial, ele é o primeiro processo voltado para larga escala. O princípio do processo é o refinamento do aço através da remoção de impurezas do ferro. Com ele, foi facilitada a produção de produtos que utilizavam aço, como máquinas, locomotivas e automóveis, gerando um aumento significativo na produtividade.Dínamo: O dínamo foi criado no século XIX, e é um instrumento capaz de criar energia elétrica. O uso da eletricidade em diversos aparelhos foi causado pelo dínamo. A eletricidade então substituiu o carvão como fonte de energia, sendo que a primeira é produzida, não encontrada, e mais eficiente.

Slide 9

    3ª Revolução Industrial
    Internet:A internet, criada no final do século XX, é um dos maiores marcos da humanidade. Ela, por ser a integração tecnológica de quase todas as mídias, possibilitou uma imensa troca cultural, social, comercial, tecnológica, comunicativa, etc. Ela causou um maior estágio na globalização e mudou de forma positiva e negativa a vida do homem.Computador Pessoal (PC):O computador pessoal (PC), que hoje é presente em quase todos os lares e escritórios, foi criado no final do século XIX. A invenção é não apenas uma chave para vastas fontes de conhecimento, é uma estação de trabalho, entretenimento e comunicação. Olhando do ponto de vista produtivo, o PC conseguiu substituir trabalhos de várias formas e possibilitou a criação de outros. Por ter muitas utilidades, ele aumentou a produtividade em grande escala, já que uma pessoa consegue realizar o trabalho de várias, que não utilizariam a invenção, de maneira ainda mais eficaz.
    Caption: : http://www.dndjunkie.com/civilopedia/TECH_INTERNET.aspx

Slide 10

    Smartphone:Os smartphones, criados no início do século XXI, apresentam e substituem a função de diversos objetos, como calculadora, celular, correios, etc., e é possível de leva-los para quase todos os locais, por causa de seu tamanho. Com isso, os fluxos imateriais foram drasticamente fomentados.
    3ª Revolução Industrial

Slide 11

    http://www.coladaweb.com/geografia/as-tres-revolucoes-industriaishttp://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/invencoes.htmhttp://brasilescola.uol.com.br/geografia/primeira-revolucao-industrial.htmhttps://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/revolucoes-industriais-primeira-segunda-e-terceira....http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htmhttp://www.suapesquisa.com/industrial/segunda_revolucao.htmhttp://brasilescola.uol.com.br/historiag/segunda-revolucao-industrial.htmhttp://brasilescola.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm
    Referências Bibliográficas
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Conhecimentos Gerais
Pollyanna Helena
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
processo de trabalho capitalista: taylorismo/fordismo
warocha
Fordismo e Keynesianismo
lisa nogueira
Quiz sobre globalização.
Idle Delilah
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
República Velha
Vitor Gomes