GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Slides

Atributos de Processo MPSBR, CMMI e COBIT5

Marcelo Costa MPSBR Concursos Públicos Portuguese 13 slides

Slides in this set (13)

  1. Atributos de Processo no MPSBR

    • Atributos de Processo: característica mensurável da capacidade do processo aplicável a qualquer Processo.
    • (lembra as metas genéricas do CMMI - compartilhada entre processos)
    • *Atributos de Processos: São 9. Qt mais desses o Processo tiver, maior a Capacidade dele.
    • Qt maior o nivel de maturidade, vai aumentando tb. (meta genérica)
    • 1.1 O Processo é executado: processo atinge o propósito, seus resultados. (atinge metas específicas no CMMI)
    • 2.1 O Processo é gerenciado: a execução é planejada e segue uma política. (focado no processo)
    • 2.2 Os produtos de trabalho do processo são gerenciados: identificados, documentados, controlados e avaliados.
    • 3.1 O Processo é definido: existe um padrão para o processo.
    • 3.2 O Processo está implementado: o padrão está efetivamente implementado. (smp aparece junto do de cima)
    • 4.1 O Processo é medido: métricas, medidas, coleta e analisa os resultados. (define estrutura de medição)
    • 4.2 O Processo é controlado: controlar o Processo baseado nas medidas definidas no de cima. (limites de controle estabelecidos e ações corretivas são tomadas)
    • 5.1 O Processo é objeto de melhorias e inovações: a partir de entender oq acontece de errado(análise de defeitos) e mudanças, melhora-se e inova o processo além das melhores práticas.
    • 5.2 O Processo é otimizado continuamente: avalia o quão relevante estão sendo as melhorias do de cima de acordo com o objetivo estratégico da organização.
    • Resultado do Atributo Processo: um atributo do processo tem N resultados esperados. (lembram as práticas genéricas)
    • Resultado Esperado do Processo: resultado do propósito do Processo. (lembra metas específicas - próprias do processo)
  2. No CMMI

    • (SG)Metas Específicas: específica daquela área de processo, sendo uma descrição de resultado que devo alcançar p satisfazer a área. Pra atingir melhores práticas e aumentar MATURIDADE. Um processo tem no mínimo 1 e no max 3 metas específicas.
    • (SP)Práticas Específicas: atividades específicas p satisfazer uma meta específica de um processo. (Como executar o processo)
    • (GG)Metas Genéricas: se repete para cada (área de) processo, por isso são genéricas. Várias áreas as reutilizam. Mais relacionada aos níveis de CAPACIDADE (1 para cada nível de 1 a 5). Tb tem uma pro nível de maturidade 2 e uma pro 3.
    • (PG)Práticas Genéricas: atividades p garantir q processos sejam repetíveis, efetivos e duradouros. P alcançar metas genéricas.
    • –> Meta Específica cada processo tem o seu.
    • –> Meta genérica cada nível de capacidade tem o seu e vale para todos os processos.
    • –> METAS são elementos obrigatórios, a organização tem que comprovar esta alcançando as metas.
    • –> PRÁTICAS, são o que o modelo chama-se de esperado, no sentido de que se espera que a organização adote determinadas práticas como forma de alcançar as metas que ela é obrigada a alcançar.
  3. CMMI

    • Meta Genérica(GG) 1: Atingir metas específicas. -> p atingir nível 1(é exatamente a sua definição)
    • (PG) Prática Genérica 1.1: Executar práticas específicas.
    • Meta Genérica(GG) 2: Institucionalizar um processo gerenciado. -> p atingir nível 2.
    • Possui 10 PGs.
    • Meta Genérica(GG) 3: Institucionalizar um processo definido. -> p atingir nível 3.
    • (PG) Prática Genérica 3.1: Estabelecer um Processo Definido.
    • (PG) Prática Genérica 3.2: Coletar informações de melhoria.
    • ... Lembrando que essas metas são comuns a todos os processos (referente ao nível de capacidade)
    • São apenas essas 3. (CMMI v1.3 não tem mais nível de capacidade 4 e 5)
  4. CMMI vs MPS BR (equivalências)

    • CMMI
    • Meta Genérica
    • Prática Genérica
    • Meta Específica
    • Prática Específica
    • MPS BR
    • Atributo de Processo
    • Resultado do Atributo Processo
    • Resultado Esperado do Processo
    • ---
  5. COBIT 5 - Atributos de Processos

    • Cuidado: é possível uma organização que utilizava a abordagem dos atributos do modelo de maturidade do COBIT 4.1 reutilizar os
    • dados da sua avaliação e reclassificá-los segundo as avaliações de atributos do COBIT 5.
    • Nível 0 Processo Inexistente - sem atributo de capacidade de processo.
    • Nível 1 Processo Executado - (PA) 1.1 -> Execução do Processo
    • Nível 2 Processo Gerenciado - (PA) 2.1 -> Gestão da Execução , (PA) 2.2 -> Gestão dos Produtos de Trabalho
    • Nível 3 Processo Estabelecido - (PA) 3.1 -> Definição do Processo, (PA) 3.2 -> Implementação do Processo
    • Nível 4 Processo Previsível - (PA) 4.1 -> Gestão do Processo , (PA) 4.2 -> Controle do Processo
    • Nível 5 Processo Otimizado - (PA) 5.1 -> Inovação do Processo , (PA) 5.2 -> Otimização do Processo
    • São 9 atributos de processo, assim como no MPSBR.
  6. COBIT - Indicadores de Avaliação dos APs

    • Indicadores de avaliação descritos no COBIT PAM fornecem a base para determinar quando um atributo de processo foi atingido ou não.Na prática são os entregáveis de cada processo, ou seja, produtos resultantes e registros de execução das práticas descritas para cada processo.
    • Existem dois tipos de indicadores de avaliação:
    • --->Indicadores de Desempenho de Processo (Resultados do Processo, Práticas Básicas e Produtos do Trabalho): Exclusivamente para o nível de capacidade 1.
    • São específicos para cada processo e são utilizados para determinar quando um processo está no nível de capacidade 1.
    • Os Resultados do Processo (Outcomes), Práticas Básicas (BPs) e Produtos do Trabalho (WPs) que devem ser entregues para cada processo, estão descritos na Seção 3 do COBIT 5 PAM.
    • --->Indicadores de Capacidade de Processo (Práticas Genéricas e Produtos de Trabalho Genéricos): Aplicáveis aos níveis de capacidade de 2 a 5.
    • Tais indicadores são chamados genéricos, porque são aplicáveis a todos os processos, mas eles são encarados de forma diferente de um nível de capacidade para outro.
    • As Práticas Genéricas (GPs) e Produtos do Trabalho Genéricos (GWPs), que evidenciam o atingimento de um atributo de processo, estão descritos na Seção 4 do COBIT 5 PAM.
  7. COBIT - Escala de Avaliação dos APs

    • O COBIT 5 define um método para avaliação de cada atributo, de acordo com o percentual de atingimento dos resultados esperados. Utiliza para isso a escala definida na ISO-IEC 15504:
    • Escala Descrição Percentual
    • N(Não Atingido) Há pouca ou nenhuma evidência de realização do atributo definido no processo de avaliação. 0-15%
    • P(Parcialmente Atingido) Há alguma evidência de uma aproximação e algumas realizações relativas ao atributo. >15-50%
    • L(Largamente Atingido) Há evidências de uma abordagem sistemática e uma realização significativa do atributo.
    • Alguma fraqueza relativa a este atributo pode existir. >50-85%
    • F(Totalmente Atingido) Há evidências de uma abordagem completa e sistemática e plena realização do atributo.
    • Nenhuma deficiência significativa relacionada com este atributo. >85-100%
    • Na prática, o percentual atingido é obtido a partir das quantidades de:
    • “Resultados do Processo”, para o nível de capacidade 1
    • “Critérios atingidos para cada processo”, para os níveis de capacidade de 2 a 5.
  8. Questão - 2014 - UEAP - CS-UFG - Analista

    • O MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) é um programa mobilizador, de longo prazo, coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX). O programa MPS.BR
    • a) tem o modelo de referência MPS para software (MR- MPS-SW), que é incompatível com a Norma Internacional ISO/IEC 15504-2.
    • b) considera conceitualmente o resultado de atributo de processo do MR-MPS-SW equivalente à prática genérica do CMMI-DEV.
    • c) possui o modelo de referência MPS para serviços (MR-MPS-SV) o qual define as regras de negócio para organização de grupos de empresas para avaliação.
    • d) contém cinco guias com orientações específicas, no qual o guia de aquisição contém os requisitos do MR- MPS-SW.
  9. Gabarito

    • O MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) é um programa mobilizador, de longo prazo, coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX). O programa MPS.BR
    • a) tem o modelo de referência MPS para software (MR- MPS-SW), que é incompatível com a Norma Internacional ISO/IEC 15504-2.
    • b) considera conceitualmente o resultado de atributo de processo do MR-MPS-SW equivalente à prática genérica do CMMI-DEV.
    • c) possui o modelo de referência MPS para serviços (MR-MPS-SV) o qual define as regras de negócio para organização de grupos de empresas para avaliação.
    • d) contém cinco guias com orientações específicas, no qual o guia de aquisição contém os requisitos do MR- MPS-SW.
  10. Questão - TRT24 - 2017 - Analista

    • O guia do COBIT 5 traz considerações acerca dos modelos de capacidade x maturidade, sobre os quais é correto afirmar que
    • (A) o modelo de maturidade do COBIT 5 visa produzir um perfil de maturidade da organização. Esta abordagem pode ser
    • utilizada caso haja foco na melhoria em vez da necessidade de obter um número de maturidade para fins de relatório.
    • (B) uma organização que utilizava a abordagem dos atributos do modelo de maturidade do COBIT 4.1 poderá reutilizar os
    • dados da sua avaliação e reclassificá-los segundo as avaliações de atributos do COBIT 5.
    • (C) os atributos de capacidade de processo do COBIT 4.1 e os atributos de maturidade do COBIT 5 não são idênticos.
    • (D) não há mais um modelo de capacidade específico por processo detalhado no COBIT 5, porque a abordagem da avaliação
    • da maturidade de processo ISO/IEC 15505 não exige isso e ainda proíbe esta abordagem.
    • (E) no COBIT 5 o modelo de avaliação fornece uma escala de medição para cada atributo de maturidade e orientação sobre
    • como aplicá-la, então para cada processo uma avaliação pode ser feita para cada um dos seis atributos de capacidade.
  11. Gabarito

    • O guia do COBIT 5 traz considerações acerca dos modelos de capacidade x maturidade, sobre os quais é correto afirmar que
    • (A) o modelo de maturidade do COBIT 5 visa produzir um perfil de maturidade da organização. Esta abordagem pode ser utilizada caso haja foco na melhoria em vez da necessidade de obter um número de maturidade para fins de relatório.
    • (B) uma organização que utilizava a abordagem dos atributos do modelo de maturidade do COBIT 4.1 poderá reutilizar os dados da sua avaliação e reclassificá-los segundo as avaliações de atributos do COBIT 5.
    • (C) os atributos de capacidade de processo do COBIT 4.1 e os atributos de maturidade do COBIT 5 não são idênticos.
    • (D) não há mais um modelo de capacidade específico por processo detalhado no COBIT 5, porque a abordagem da avaliação da maturidade de processo ISO/IEC 15505 não exige isso e ainda proíbe esta abordagem.
    • (E) no COBIT 5 o modelo de avaliação fornece uma escala de medição para cada atributo de maturidade e orientação sobre como aplicá-la, então para cada processo uma avaliação pode ser feita para cada um dos seis atributos de capacidade. -> Cuidado: são 9 atributos de capacidade de processo!
  12. Questão - COBRA - 2014 - Quadrix - Analista

    • No MPS.BR, os níveis de maturidade são avaliados a partir de atributos de processo (AP). Cada atributo de processo é detalhado por um ou mais resultados esperados (RAP). O atributo de processo AP 1.1 (o processo é executado) evidencia o quanto o processo atinge seu propósito. Este atributo possui apenas a descrição do resultado esperado RAP 1, que traz o texto:
    • a) existe uma política organizacional estabelecida e mantida para o processo.
    • b) a execução do processo é planejada.
    • c) a execução do processo é monitorada e ajustes são realizados.
    • d) o processo atinge seus resultados definidos.
    • e) as informações e os recursos necessários para a execução do processo são identificados e disponibilizados.
  13. Gabarito

    • No MPS.BR, os níveis de maturidade são avaliados a partir de atributos de processo (AP). Cada atributo de processo é detalhado por um ou mais resultados esperados (RAP). O atributo de processo AP 1.1 (o processo é executado) evidencia o quanto o processo atinge seu propósito. Este atributo possui apenas a descrição do resultado esperado RAP 1, que traz o texto:
    • a) existe uma política organizacional estabelecida e mantida para o processo.
    • b) a execução do processo é planejada.
    • c) a execução do processo é monitorada e ajustes são realizados.
    • d) o processo atinge seus resultados definidos.
    • e) as informações e os recursos necessários para a execução do processo são identificados e disponibilizados.

Information

Description
Concursos Públicos MPSBR Slide Set on Atributos de Processo MPSBR, CMMI e COBIT5, created by Marcelo Costa on 04/05/2017.
Created by
Marcelo Costa
Views
10
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?