Contabilidade Introdução

Description

Auditor Fiscal - Receita Federal Contabilidade Geral e Avançada Slide Set on Contabilidade Introdução , created by Bruno Santos on 23/07/2017.
Bruno Santos
Slide Set by Bruno Santos, updated more than 1 year ago
Bruno Santos
Created by Bruno Santos over 6 years ago
29
1

Resource summary

Slide 1

    Conceito e Objetivo
    Contabilidade é a ciência social que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro dos dados, com a finalidade de oferecer informações sobre sua composição e suas variações. O objeto da Contabilidade é o patrimônio, que corresponde ao conjunto de bens, direitos e obrigações referentes à azienda. Azienda é toda entidade organizada passível de ter um patrimônio (bens, direitos e obrigações), ou seja, são pessoas jurídicas com fins lucrativos, empresas informais, entidades sem fins lucrativos, empresas públicas, pessoas físicas etc.​​​​​​​

Slide 2

    Campo de Atuação
    Nas entidade econômico-administrativa(azienda), são as entidades que possuem patrimônio líquido (pessoas físicas ou jurídicas), com fins lucrativos ou não.  Quanto aos fins a que se destinam as aziendas ou entidades econômico-administrativas classificam-se em: – Aziendas sociais: aquelas que não visam lucros. São exemplos de aziendas sociais as associações beneficentes, esportivas, culturais, recreativas etc.; – Aziendas econômico-sociais: são aquelas que, além das finalidades sociais, visam também ao lucro, com o objetivo de prestar serviços, pecúlios e benefícios às pessoas que contribuíram para sua formação. Exemplos: institutos de pensão, aposentadoria, pecúlio e previdência; e – Aziendas econômicas: são aquelas cuja finalidade é obter lucros.  Quanto aos seus proprietários as aziendas ou entidades econômico-administrativas classificam-se em: – Aziendas públicas: pertencem à comunidade, mas podem estar sob a administração do poder público ou privado. Exemplos: fundações, sindicatos, fundações com fins educacionais, intelectuais, esportivos, e o próprio Estado; e – Aziendas particulares: são as propriedades particulares pertencentes a uma pessoa ou a um grupo de pessoas, como as sociedades civis ou comerciais ou o próprio patrimônio de uma família.

Slide 3

    Relatório Contábil-Financeiro
    O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta tal informação (reporting entity), que sejam úteis a investidores existentes e investidores em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores. Investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial são denominados de usuários primários dos relatórios contábil-financeiros de propósito geral, pois eles não requerem informações específicas para a entidade, mas utilizam os relatórios contábil-financeiros de propósito geral disponibilizados. Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral fornecem informações para auxiliar os usuários primários a estimarem o valor da entidade. Atenção, pois os relatórios não são elaborados com o objetivo de se chegar ao valor da entidade que reporta a informação. Eles fornecem ferramentas para que esse valor possa ser estimado. Há que se ressaltar que os relatórios contábil-financeiros são baseados em estimativas, julgamentos e modelos e não em descrições exatas e fornecem informações acerca da posição patrimonial e financeira da entidade que reporta a informação (informações sobre os recursos econômicos da entidade e reivindicações contra a entidade) e informações sobre os efeitos de transações e outros eventos que alteram os recursos econômicos da entidade. As reivindicações contra a entidade são as obrigações da entidade.  

Slide 4

    Relatório Contábil-Financeiro
    Na contabilidade, a empresa também produz as chamadas “demonstrações contábeis”. Algumas destas são: Balanço Patrimonial (BP) Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) e Demonstração do Valor Adicionado (DVA).

Slide 5

    Premissa Subjacente
    Continuidade As demonstrações contábeis são normalmente preparadas no pressuposto de que a entidade está em atividade (entidade em marcha) e continuará em operação no futuro previsível. Dessa forma, presume-se que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala das suas operações. Se tal intenção ou necessidade existir, as demonstrações contábeis têm que ser preparadas numa base diferente e, nesse caso, tal base de elaboração deverá ser divulgada.
Show full summary Hide full summary

Similar

Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
Simulado Geral de contabilidade
Alessandra S.
CONTABILIDADE DE CUSTOS (Samantha - Editar)
Samantha Iara Concolino
característ. do reg. e da inform. contábil(2/2)
proffelipelima
ESTRUTURA CONCEITUAL PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
darlene_leite
Sistemas de Informações Contábeis.
brunomonteirof
característ. do reg. eda inform. contábil (1/2)
proffelipelima
Contabilidade de Custos - Apresentação
Eduardo Larica Wanderley
CONTABILIDADE GERAL
MJPD