GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Slides

Fundamentos de Big Data

Daiane Pradella Fundamentos de Big Data Profissionalizante Portuguese 2 slides

Slides in this set (2)

  1. O que é Big Data

    • Big data é uma coleção de conjuto de dados, grandes e complexos que não podem ser processados por bancos de dados ou aplicações de processamentos tradicionais.
    • 4 V's :
    • Volume de Dados (tamanho dos dados)
    • Variedade (Formato dos dados)
    • Velocidade (geração de dados)
    • Veracidade (Confiabilidade dos dados)
    • Big Data e Ciências de Dados são a mesma coisa?? NÃO!!
    • Big data é matéria prima, ou seja os dados.
    • Ciências de Dados é um conjunto de técnicas de análise de dados.
    • Quando aplicamos ciências de dados ao big data extraímos valor e então temos o que é chamado de Big Data Analytics(Análise de grande volumes de dados).
    • Exemplos de aplicação:
    • Uma companhia aérea pode extrair, armazenar, processar, e analisar dados de viagens de passageiros a fim de oferecer rotas com maior probabilidade.
    • Uma rede de supermercado pode extrair, armazenar, processar e analisar dados de compras a fim de detectar padrões e organizar produtos de forma a aumentar as vendas.
    • Uma rede de hotéis pode extrair, armazenar, proceessar e analisar dados de comentários de redes sociais para customizar seus serviços, aumentar as vendas e reduzir os custos.
    • Uma rede de hospitais pode extair, armazenar, processar, e analisar dados de exames médicos a fim de personalizar e otimizar o atendimento dos pacientes.
  2. Sistemas de armazenamentos de dados

    • VOLUME: Fazer 3 tipos de perguntas para ver se a empresa tem condiões de trabalhar com grande volumes de dados.
    • Como vamos armazenar grandes conjuntos de dados?
    • Como vamos acessar grandes conjuntos de dados armazenados?
    • Precisamos realmente armazenar tudo?
    • Como armazenamos Big Data?
    • Os dados são estruturados ou podem ser estruturados antes do armazenamento? Se a resposta for sim, usamos um Data Warehouse.
    • Os dados não são estruturados ou não podem ser estruturados antes do armazenamento, então usamos um Data Lake ou um Data Store.
    • Banco de Dados Relacionais x Banco de dados NoSQL:
    • ​​​​​​​Banco de Dados relacionais são estruturados e com schema (organizaão dos dados) bem definido. Schema é criado antes do armazenamento de dados
    • Banco de dados relacional os dados são organizados em tabelas que se relacionam. (Teremos muitas tabelas em bancos relacionais)
    • ​​​​​​​Um Data Warehouse, é criado com alguma tecnologia de banco relacional como SGBD (sistema gerenciador de banco de dados), Oracle, IBM DB2, Microsoft SQL Server, MySQL, PostgreSQL e muitos outros.
    • Banco de dados não relacionais (NoSQL), os dados podem ser semi ou não estruturados e que outros tipos de relacionamentos podem existir.

Information

Description
Profissionalizante Fundamentos de Big Data Slide Set on Fundamentos de Big Data, created by Daiane Pradella on 18/08/2017.
Created by
Daiane Pradella
Views
2
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?