Aprendizado por Pares e Ensino sob Medida Public

Aprendizado por Pares e Ensino sob Medida

Janete Evangelista
Course by Janete Evangelista, updated more than 1 year ago Contributors

Description

Curso destinado aos professores da Fiocruz Minas sobre as possibilidades de metodologias ativas no ensino presencial e a distância.

Module Information

Description

Conceito
No tags specified
Metodologias Ativas (MA)   Trata-se de um conjunto de estratégias centradas na ampliação do aprendizado individualizado ou na interação com os colegas e com o docente. Nessa forma de aprendizado o aluno é cada vez mais protagonista. Ele pode aprender sozinho, em grupo ou sob a orientação de um professor. As MA podem ser realizadas de formas diversas, em disciplinas isoladas, com somente um professor ou com vários, em projetos interdisciplinares ou em a partir de um currículo baseado em projetos. Nela o aluno pesquisa e experimenta, com a orientação do professor e com a colaboração de seus pares. As MA podem acontecer em modelos de educação presencial, a distância ou híbridos. Independente do modelo, quem protagoniza o modelo é o aluno e fundamenta-se na aprendizagem por problemas, projetos, em uma aprendizagem ativa.
Show less

Description

Exemplos de estratégias de metodologias ativas no ensino presencial e a distância
No tags specified
Sala de Aula Invertida Aprendizado por Pares/Peer Instruction Método do Caso Aprendizagem baseada em Problemas/Problematização Aprendizagem baseada em Projetos Ensino sob Medida Pesquisa Aprendizagem baseada em Games Dramatização Simulação Design Thinking Colaboração Avaliação por pares Autoavaliação
Show less

Description

Descrição das etapas do método Aprendizagem por Pares
No tags specified
1) Estudo prévio do material disponibilizado pelo professor; 2) Aulas expositivas sobre os principais conceitos, com duração de 15 a 20 minutos; 3) Teste conceitual contendo perguntas complexas e úteis, com um percentual de acertos entre 30% e 70%; 4) Respostas individuais, catalogadas pelo professor. Elas podem ser dadas por meio de gestos manuais, por fichas ou votação online; 5) Informação das respostas pelos alunos para o professor; 6) A partir da consolidação das respostas, em função do número de acertos, o professor define o caminho a ser traçado: seguir adiante ou aprofundar mais nos conteúdos trabalhados; 7) Interação entre os alunos. Momento da argumentação, onde o professor coloca os alunos para discutir entre eles cada pergunta dada por volta de 2 minutos. Esse é o momento para a busca do convencimento pelos colegas de qual seria a resposta correta. Há aqui um aprendizado por pares e uma ampliação do conhecimento; 8) Reaplicação do teste conceitual. Geralmente, obtém-se melhores resultados, que podem ficar entre 80 e 90% de acertos; 9) Apresentação e explicação das respostas. O professor comenta e explica as respostas corretas; 10) Aplicação de novas questões ou tópicos. Para isso é necessário que o professor mantenha um sólido banco de perguntas.
Show less

Description

Quiz
No tags specified

Description

Conceito
No tags specified
Ensino sob Medida (EsM)/Just-in-Time Teaching   Nesta estratégia de ensino o professor planeja suas aulas a partir dos conhecimentos e dificuldades dos seus alunos. Essas informações são obtidas por meio de avaliações diagnósticas realizadas, sobre as leituras prévias feitas pelos alunos (Araújo e Mazur, 2013). O EsM prevê que o professor indique, com algum tempo de antecedência, um material para ser estudado pelos alunos, que pode ser, por exemplo, um capítulo de um livro-texto, alguma referência na internet ou um material de autoria do próprio docente (Oliveira, 2015).
Show less

Description

Descrição das etapas da metodologia de ensino sob medida
No tags specified
Show full summary Hide full summary