HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NO MUNDO E NO BRASIL

Beschreibung

material a ser produzido Magali Arnais Mindmap am HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NO MUNDO E NO BRASIL, erstellt von Magali Arnais am 17/08/2018.
Magali Arnais
Mindmap von Magali Arnais, aktualisiert more than 1 year ago
Magali Arnais
Erstellt von Magali Arnais vor mehr als 5 Jahre
40
1

Zusammenfassung der Ressource

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NO MUNDO E NO BRASIL
  1. 1. Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?
    1. 1. A história da psicologia é importante para compreender o passado e construir o futuro, além de possibilitar o conhecimento e novos estudos sobre a mentalidade e comportamento humano.
      1. 2. Quais as diferenças entre a Psicologia como um ramo da Filosofia e a Psicologia científica?
        1. 02 - A psicologia como ramo da filosofia procura refletir e questionar a relação do indivíduo com o ambiente/natureza, enquanto a científica procura estabelecer e quantificar a relação entre o físico e o psicológico (mente)
          1. 3. Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates?
            1. 03. Dos pensamentos de Sócrates estão a psicologia da consciência(diferença entre homens e animais), a tendencia do homem para o bem( todo vício é produto da ignorância) e a teoria da existência da psique
              1. Sócrates (469-399 a.C.) - Sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. Desta forma, postulava que a principal característica humana era a razão. A razão permitia ao homem sobrepor-se aos instintos, que seriam a base da irracionalidade.
                1. 4. Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Platão?
                  1. 04- Para Platão alma e corpo são entidades separadas, sendo a alma portadora do intelecto e subdividindo-se em: princípio da vida mortal (apetites) e emoções.
                    1. Platão (427-347 a.C.), discípulo de Sócrates. Esse filósofo procurou definir um “lugar” para a razão no nosso próprio corpo. Definiu esse lugar como sendo a cabeça, onde se encontra a alma do homem. Mas postulava que alma e corpo eram separados.
                      1. 5. Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Aristóteles?
                        1. 05- Para Aristóteles, existem três tipos de almas: a sensitiva vegetativa, a animal e a humana. Em todas encontramos a ligação entre o corpo e a alma; somente na humana existe o poder do intelecto, enquanto que nos animais se dá por meio das sensações.
                          1. Aristóteles (384-322 a.C), discípulo de Platão- Sua contribuição foi inovadora ao postular que alma e corpo não podem ser dissociados. Para Aristóteles, a psyché seria o princípio ativo da vida.
                            1. 6. Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Santo Agostinho (354-430)?
                              1. 06. Para Santo Agostinho, o conhecimento próprio se dava através da alma, que seria a sede do pensamento do ser humano e até mesmo comando do corpo.
                                1. Santo Agostinho (354-430)- A alma não era somente a sede da razão, mas a prova de uma manifestação divina no homem. A alma era imortal por ser o elemento que liga o homem a Deus.
                                  1. 7. Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de São Tomás de Aquino (1225-1274)?
                                    1. Questão 7: Os seres humanos são constituídos por corpo e alma que não se separam, ou seja, São Tomás de Aquino rejeita a identificação da alma como sendo o pensamento.
                                      1. São Tomás de Aquino (1225-1274)- foi buscar em Aristóteles a distinção entre essência e existência. Considera que o homem, na sua essência, busca a perfeição através de sua existência. Porém, introduzindo o ponto de vista religioso, ao contrário de Aristóteles, afirma que somente Deus seria capaz de reunir a essência e a existência, em termos de igualdade. Portanto, a busca de perfeição pelo homem seria a busca de Deus.
                                        1. 8. Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos René Descartes (1596-1659)?
                                          1. 8 - Descartes propôs a separação entre corpo e alma, e que o corpo sem espirito é apenas uma maquina. E isso, teve o papel fundamental no progresso da psicologia.
                                            1. 9. Quando e quem deu origem da Psicologia cientifica?
                                              1. 9- A psicologia surgiu na Alemanha em meados do século XIX, através de Wilhelm Wundt. Foi resultado da curiosidade dos cosmólogos sobre as atividades místicas e comportamentais (experiência, sonhos).
                                                1. No século XIX a ciência avança. O crescimento da nova ordem econômica — o capitalismo — traz consigo o processo de industrialização, para o qual a ciência deveria dar respostas e soluções práticas no campo da técnica. As ideias dominantes fermentaram essa construção: o conhecimento como fruto da razão; a possibilidade de desvendar a Natureza e suas leis pela observação rigorosa e objetiva. Assim a psicologia como outras ciências busca um método rigoroso, que possibilitasse a observação para a descoberta desses conhecimentos.
                                                  1. Os problemas e temas da Psicologia, até então estudados exclusivamente pelos filósofos, passam a ser, também, investigados pela Fisiologia e pela Neurofisiologia. Para se conhecer o psiquismo humano passa a ser necessário compreender os mecanismos e o funcionamento da máquina de pensar do homem — seu cérebro.
                                                    1. 10. Em relação às primeiras abordagens teóricas da psicologia o que vem a ser o Funcionalismo, de William James (1842-1910)?
                                                      1. Questão 10: William James acredita que é possível investigar estados de consciência examinando a própria mente por meio da introspecção, sendo este o objeto e respectivo método de estudo.
                                                        1. Funcionalismo, de William James (1842-1910), , importa responder “o que fazem os homens” e “por que o fazem”. Para responder a isto, W. James elege a consciência como o centro de suas preocupações e busca a compreensão de seu funcionamento
                                                          1. 11. Em relação às primeiras abordagens teóricas da psicologia o que vem a ser o Estruturalismo, de Edward Titchner (1867-1927)?
                                                            1. 11. Para Titchener, o objetivo da Psicologia é estudar a natureza das experiências humanas considerando a análise de cada indivíduo que passa por elas, sendo o objeto de estudo as próprias experiências. Para ele, esse estudo só é possível se o indivíduo analisar as experiências consciente e complexamente, e não fornecer somente descrições simples (interpretações), chamando isso de erro do estímulo.
                                                              1. 12. Em relação às primeiras abordagens teóricas da psicologia o que vem a ser Associacionismo, de Edward L. Thorndike (1874-1949) ?
                                                                1. 12. Associonismo: teoria antecessora do behaviorismo. inspirado no positivismo, atribui a construção das características humanas são frutos do ambiente e da experiência como fonte de comhecimento e formação de comportamento.
                                                                  1. Associacionismo, de Edward L. Thorndike (1874-1949)- primeira teoria de aprendizagem na Psicologia, concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das ideias — das mais simples às mais complexas.
                                                                    1. Quais foram as três principais tendências teóricas da psicologia no século XX e seus representantes?
                                                                      1. 13- As três principais tendencias da psicologia do século XX são: Behaviorismo, desenvolvido nos E.U.A por Watson, a Gestalt que surgiu na Europa, representada por Kurt Kuffin, e a Psicanálise de Freud.
                                                                        1. O Behaviorismo- O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson- que em 1913 postula o comportamento como objeto da Psicologia. Dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações). Outro Teórico- Skinner- Reforço positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Reforço negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua
                                                                          1. Gestalt que tem seu berço na Europa, surge como uma negação da fragmentação das ações e processos humano postulando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade.
                                                                            1. Psicanálise que nasce com Freud, na Áustria, a partir da prática médica, recupera para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão.
                                                                2. Estruturalismo, de Edward Titchner (1867-1927), também se preocupa com a consciência e irá estuda-la nos seus aspectos estruturais.
      Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

      ähnlicher Inhalt

      PSICOLOGIA DA GESTALT
      eleuterapara
      DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
      eleuterapara
      Behaviorismo - Skinner
      Suliane Makelry
      Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
      Silvio R. Urbano da Silva
      Quiz sobre Freud
      Yasmin Padovan
      TERAPIA FAMILIAR
      dacir martins
      POLÍTICAS PÚBLICAS
      Alan Nunes
      PSICOMETRIA
      Alan Nunes
      Psicologia da Educação
      rsgomes88
      TEORIA SEXUAL FREUD
      eleuterapara
      FATORES NEUROPSICOLÓGICOS (anexo neuropsicologia)
      Lorena S. Sousa