Notes
Untitled
Content of the notes (1)
Page 1
cultura da fartura: desafios quanto aos hábitos alimentares da sociedade brasileira
no filme " ta chovendo hambúrguer" é apresentado o personagem Flint lockwoo, que constrói uma maquina que possibilita transformar água em comida. entretanto, não diferente da ficção, devido ao capitalismo exacerbado, a sociedade brasileira perpetua a cultura da fartura, desperdiçando um grande número de alimentos enquanto uma parcela generosa da população passa fome tendo, respectivamente, como causa e consequência, a desigualdade social e o aumento do lixo orgânico. logo, medidas governamentais e midiáticas fazem-se necessárias para mitigar os desafios dessa problemática.
em primeira análise, a desigualdade social é um fator de aumento para a cultura da fartura. em analogia a revolução verde, foi nesse período que a produção de alimentos cresceu conforme os avanços tecnológicos. contudo, mesmo com a maior produção, ainda existe, no brasil, uma parte da população que passa fome em decorrência da má distribuição de alimentos. nessa ótica, observa-se que mesmo com uma grande produção alimentícia, a segregação das classes sociais corrobora para que parte dos alimentos produzidos sejam desperdiçados por falta de consumo, atenuando ainda mais a insegurança alimentar, que é a indisponibilidade de alimentos. a exemplo disso é o fato de o brasil se encontra no hanking dos 10 países que mais desperdiçam alimento no mundo. dessa forma, não há duvidas de que, sem uma intervenção governamental, o país poderá mudar esse quadro.
a posteriori, o não consumo dos alimentos produzidos alavanca o crescimento do lixo orgânico e seus malefícios. segundo a teoria da Sociedade de Consumo do sociólogo carl marx, existe uma dependência da produção e do consumo, apesar de haver uma primazia da produção. todavia, em decorrência da segregação alimentícia pelas classes sociais, a consumação de alimentos se tornou democratizada, sendo de maior acesso para as classes mais abastadas. consequentemente, os alimentos não vendidos são jogados em lixões que prejudica diretamente o meio ambiente por sua degradação emitir óxido nitroso e metano, que são gases mais nocivos para a camada de ozônio do que o cos2 liberado pelos veículos. dessa maneira, é ingênuo acreditar que, sem divulgação dos malefícios que o desperdício de alimentos pelas redes midiáticas, o brasil poderá mudar esse quadro.
portanto, tendo em vista os desafios que a cultura da fartura trazem para a sociedade, é preciso alterações. nesse viés, é prisma que o Governo, por intermédio do Estado, promova políticas públicas, de modo que incentive a população a usar recursos que garantam a sua subsistência, além de fornecer recursos alimentícios para as classes que estão sendo privada, com o fim de diminuir a desigualdade social no consumo de alimentos. outrossim , é essencial que as redes midiáticas- facebook, instagram, canais de tv aberta- denunciem essa segregação e as consequências que gera, como o desperdício, com o intuito de que a população seja mais bem informada sobre a resultância social que causa. posto isso, que cenários como o do filme "ta chovendo hamburggue" não sejam mais recorrentes.
Information
- Description
- Note on Untitled, created by Emanuele Neres on 23/09/2020.
- Created by
- Emanuele Neres
- Views
- 0
- Rating