Module 3 of 8 · Text
Geração Presença
No dia 10 de março de 1927, foi lançado o primeiro número da revista Presença – Folha de Arte e Crítica. Até 1940, as publicações da revista funcionaram como um importante meio de divulgação do Modernismo em Portugal. Nela, a geração de Orpheu foi valorizada, bem como célebres autores europeus foram apresentados a um público maior – Marcel Proust, Paul Valéry, Guillaume Apollinaire, André Gide e Luigi Pirandello.
A revista contou com a colaboração de personalidades como Afonso Duarte, Antônio Botto, Antônio Navarro, Carlos Queirós, Francisco Bugalho, Vitorino Nemésio e o próprio Fernando Pessoa, com publicações ortônimas e heterônimas. Alguns escritores brasileiros também publicaram na Revista, como Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Ribeiro Couto, Vinícius de Moraes e Jorge de Lima.
A importância da revista deve-se a dois fatores em especial: a valorização da geração Orpheu em suas publicações e a luta permanente pela defesa da liberdade de criação artística. Essa valorização do indivíduo fez com que fosse elaborada uma literatura sincera e profunda.