Flashcards
Untitled

Cards in this deck (22)
- 1—Resistores são dispositivos que compõem circuitos elétricos diversos, a sua finalidade básica é a conversão de energia elétrica em energia térmica (Efeito Joule). Outra função dos resistores é a possibilidade de alterar a diferença de potencial em determinada parte do circuito, isso ocorre por conta da diminuição da corrente elétrica devido à presença do equipamento.

- 2—Na língua portuguesa, a palavra LED significa diodo emissor de luz. Trata-se de um componente eletrônico capaz de emitir luz visivel transformando energia elétrica em energia luminosa. Esse processo é chamado de eletroluminescência

- 3—os pulsadores são um tipo de interruptor. A diferença está na forma de acionamento: o pulsador só muda a posição dos contatos elétricos enquanto você está fazendo o acionamento, e depois retorna para sua posição normal. Ou seja, os contatos se fecham somente enquanto o seu dedo está apertando o botão, realizando o comando apenas por um pulso. Essa pode parecer ser uma diferença bem pequena e insignificante, mas poderá trazer grandes oportunidades de automação em seus projetos, ou seja, um interruptor, nada mais é do que um dispositivo de duas posições, podendo ser ligado ou desligado. Os botões pulsadores e dispositivos de sinalização incluem um amplo espectro de operadores, o que facilita a atividade no dia a dia das linhas de produção

- 4—Como Fazer as Coisas - Aprenda como fazer passo a passo.
Pesquisa personalizada
LoginVocê está aqui: Início » Robótica, Eletrônica e Afins » Eletrônica » Eletrônica Básica
Potenciômetro, o que é, para que serve, tipos, aplicações e como funciona.
Potenciômeto é um componente eletrônico que cria uma limitação para o fluxo de corrente elétrica que passa por ele, e essa limitação pode ser ajustada manualmente, podendo ser aumentada ou diminuida. Os potenciômetros e o resistores tem essa finalidade de limitar o fluxo de corrente elétrica em um circuito, a diferença é que o potenciômetro pode ter sua resistência ajustada e o resistor comum não pode pois ele possui um valor de resistência fixo.
- 5—Capacitores são elementos reativos que reagem à passagem de corrente através do acúmulo de cargas elétricas, ou seja, o capacitor é capaz de armazenar energia eletroestática. Os capacitores mais comuns são construídos por duas placas condutivas (metálicas), separadas por um material dielétrico (material isolante).

- 6—O interruptor é um dispositivo simples criado pelo médico Golding Bird, aproximadamente na década de 1840, utilizado na abertura de circuitos elétricos, em redes, em tomadas e entradas de aparelhos eletrônicos, basicamente na maioria das situações que envolvem o ligamento ou desligamento de energia elétrica.

- 7—Traduzido do inglês-A bateria de nove volts, ou bateria de 9 volts, é um tamanho comum de bateria que foi introduzido nos primeiros rádios de transistor. Tem uma forma retangular de prisma com bordas arredondadas e um conector de encaixe polarizado na parte superior. v

- 8—Uma bateria CR2032 é uma bateria-botão de lítio de 3 volts. É normalmente usada como bateria da CMOS em computadores, calculadoras, controles remotos, instrumentos científicos, balanças, campainhas sem fio, relógios, e outros dispositivos pequenos.

- 9—Uma bateria é um aparelho ou dispositivo que transforma em corrente elétrica a energia desenvolvida numa reação química. Cada célula de uma bateria contém um terminal positivo (cátodo) e um terminal negativo (ânodo). O processo químico de troca de elétrons é conhecido como oxirredução

- 10—Uma placa de ensaio ou matriz de contato, (ou protoboard, ou breadboard em inglês) é uma placa com furos (ou orifícios) e conexões condutoras para montagem de circuitos elétricos experimentais. A grande vantagem da placa de ensaio na montagem de circuitos eletrônicos é a facilidade de inserção de componentes, uma vez que não necessita soldagem. As placas variam de 800 furos até 6000 furos, tendo conexões verticais e horizontais. Porém, a sua grande desvantagem é o seu "mau-contato", e muitas vezes a pessoas preferem montar os seus circuitos com muitos fios a usar a protoboard.

- 11—Arduino[3][5][6] é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única,[7] projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão,[8] a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por principiantes e profissionais. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e ferramentas mais complicadas
![Arduino[3][5][6] é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única,[7] projetada com um microcontrolador Atm...](https://examtimeassets.s3.amazonaws.com/uploads/media/image/25738417/desktop_a46e3d06-2f7d-436e-beeb-672750af50dd.jpg)
- 12—Este micro motor de vibração já possui fios para você conectar no seu protoboard ou na sua placa e ainda uma superfície adesiva para você colar. Possui um formato achatado e circular, facilitando o encaixe em aplicações wearables também.

- 13—Os motores de corrente contínua (motor CC) são máquinas de corrente contínua (MCC), isto é, funcionam tanto como motores quanto geradores de energia elétrica. Como o próprio nome indica, os motores CC são acionados por uma fonte de corrente contínua.

- 14—. Os servomotores, também chamados de servos, são muito utilizados quando o assunto é robótica. De forma simplificada, um servomotor é um motor na qual podemos controlar sua posição angular através de um sinal PWM.

- 15—O motor de engrenagem permite que a baixa potência dos motores impulsione uma grande quantidade de força em um objeto que opere com baixa velocidade

- 16—Transistor é um dispositivo semicondutor, geralmente feito de silício ou germânio, usado para amplificar ou atenuar a intensidade da corrente elétrica em circuitos eletrônicos. Os transistores são como blocos fundamentais na construção de todos os dispositivos eletrônicos modernos, sendo usados em chips de computadores e smartphones, por exemplo.

- 17—Os LEDs RGB são a junção de três LEDs em um só, ele é formado por um vermelho (R de red), um verde (G de green) e um azul (B de blue). Associando as cores dos três LEDs é possível se obter um verdadeiro show de luzes utilizando apenas um LED:

- 18—O LDR é construído a partir de material semicondutor com elevada resistência elétrica. Quando a luz que incide sobre o semicondutor tem uma frequência suficiente, os fótons que incidem sobre o semicondutor libertam elétrons para a banda condutora que irão melhorar a sua condutividade e assim diminuir a resistência[3] [4].

- 19—O Sensor ultrassônico HC-SR04 é capaz de medir distâncias de 2cm a 4m com ótima precisão e baixo preço. Este módulo possui um circuito pronto com emissor e receptor acoplados e 4 pinos (VCC, Trigger, ECHO, GND) para medição.

- 20—Um sensor de infravermelho passivo é formado por um receptor que reage à emissão de raios infravermelhos. Quando ocorre um movimento no ambiente há uma variação de luz infravermelha que permite que o sensor perceba essa movimentação.

- 21—Piezoeletricidade é a capacidade de alguns cristais gerarem tensão elétrica por resposta a uma pressão mecânica. O termo piezoeletricidade provém do grego piezein, que significa apertar/pressionar. Referente à geração de corrente elétrica, juntou-se a designação eletricidade, de modo que piezoeletricidade é interpretado como a produção de energia elétrica devido à compressão sobre determinados materiais.

- 22—Um multímetro ou multiteste (multimeter ou DMM - digital multi meter em inglês) é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Existem modelos com mostrador analógico (de ponteiro) e modelos com mostrador digital

Information
- Description
- Flashcards on Untitled, created by João Pedro on 17/04/2020.
- Created by
- João Pedro · Apr 2020
- Updated
- Apr 17, 2020
- Views
- 0
- Rating