(3).10-205.Da Prescrição e da Decadência

Description

03-Direito Civil (10-Da Prescrição e Decadência) Flashcards on (3).10-205.Da Prescrição e da Decadência, created by Marcos Bernardo on 04/10/2017.
Marcos Bernardo
Flashcards by Marcos Bernardo, updated more than 1 year ago
Marcos Bernardo
Created by Marcos Bernardo over 6 years ago
4
1

Resource summary

Question Answer
TÍTULO IV Da Prescrição e da Decadência A renúncia da prescrição só valerá, _____, depois que _____________ . Sem prejuízo de terceiro / a prescrição se consumar.
Em que situação os prazos de prescrição podem ser alterados pelas partes? Em nenhuma hipótese.
A prescrição iniciada contra uma pessoa continua a correr contra o seu ______ Sucessor
Cite as 3 relações interpessoais nas quais não ocorre a Prescrição. 1) Entre cônjuges, na constância da sociedade conjugal; 2) entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; 3) entre tutelados/curat. e tutores/curad., durante tutela/curatela.
Cite as 3 condições pessoais nas quais não ocorre a Prescrição. a) Absolutamente Incapazes; b) ausentes do país em serviço público da U,E,M. c) servindo nas Forças Armadas, em tempo de guerra.
Cite as quatro situações fáticas em que não ocorre a prescrição. 1-Pendendo condição suspensiva; 2-não estando vencido o prazo; 3-pendendo ação de evicção. 4-pendendo sentença definitiva em ação criminal de cuja apuração do fato dependa a ação cível.
Qual a consequência da SUSPENSÃO da prescrição quanto a um dos credores solidários? Só aproveita aos demais se a obrigação for INDIVISÍVEL.
Quantas vezes pode ocorrer a INTERRUPÇÃO da Prescrição? Somente uma vez.
Cite as 6 hipóteses de Interrupção da Prescrição. I - por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citação, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual; II - por protesto, nas condições do inciso antecedente; III - por protesto cambial; IV - pela apresentação do título de crédito em juízo de inventário ou em concurso de credores; V - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; VI - por qualquer ato inequívoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor.
A INTERRUPÇÃO da Prescrição por um credor aproveita aos outros? Não, SALVO se forem solidários.
A interrupção produzida contra o principal devedor _____ o fiador. Prejudica
Qual o prazo prescricional quando a lei não prevê prazo menor? 10 anos
Cite as 5 hipóteses em que a prescrição ocorre em 1 ano. 1-Hospedagem; 2-Contratos de seguro; 3-Auxiliares Justiça; 4-Pretensão contra peritos avaliação bens S/A; 5-Credores não pagos pelos sócios e liquidantes de sociedade encerrada.
Cite a ÚNICA hipótese em que a prescrição ocorre em 2 anos e a ÚNICA em 4 anos 2 ANOS: Prestações alimentares; 4 ANOS: Pretensão relativa à tutela, contada da data da aprovação das contas.
Cite as 9 hipóteses em que a prescrição ocorre em 3 anos. 1) aluguéis urbanos ou rústicos; 2) prestações rendas temporárias ou vitalícias; 3) Juros devidos períodos inferiores um ano; 4) Enriquecimento sem causa; 5) Reparação Civil; 6) Restituição lucros recebidos má-fé; 7) contra pessoas violaram lei ou estatuto; 8) Pagto título de crédito, salvo lei especial; 9) Seguro responsab.civil OBRIGATÓRIO.
Cite as 3 hipóteses em que a prescrição ocorre em 5 anos. a) Dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular; b) Honorários profissionais liberais, curadores e professores; c) Vencedor cobrar vencido despesas judiciais.
Salvo disposição legal em contrário, ____ à decadência as normas que impedem, suspendem ou interrompem a prescrição. NÃO se aplicam
É possível às partes convencionarem sobre decadência? SIM, podendo ser alegada em QUALQUER GRAU de jurisdição. Todavia, as partes NÃO podem renunciar á decadência fixada em lei.
Show full summary Hide full summary

Similar

Characteristics and Climate of a hot desert
Adam Collinge
Cory & Manuel_1
cory.jones2010
EBW: Onderwerp 1, Gr7 (KABV)
mvloch
CPA Exam Topics and breakdown
joemontin
Macbeth - Charcters
a.agagon
Of Mice and Men - Themes
Hafsa A
Romeo and Juliet: Key Points
mbennett
2.1.4 Data Representation
Lavington ICT
Health and Social Care Flashcards
Kelsey Phillips
NSI FINAL TEST
brahim matrix
Expertise in Project Management
tonesha_g