Flashcards
"Formação de Professores - a contribuição da análise Comportamental"

Cards in this deck (9)
- 1Capítulo 2 "Formação de Professores - A contribuição da análise comportamental" (Maria de Lourdes Bara Zanotto)Componentes:
Carla Oliveira,
Liandra Silva,
Mayara Kelly,
Sara Couto,
Wesley Cardoso.

- 2Análise Comportamental (Burrhus Frederic Skinner)A análise de comportamento traz o estudo da interação humana com o meio o qual o indivíduo está inserido.


- 3''O Ensinar na perspectiva comportamental"O caráter intencional do ensino - Significa que quem ensina quer que o indivíduo aprenda de forma eficiente.


- 4"O uso do controle aversivo no ensino"Caracteriza-se pelo uso de punições como um dos aspectos problemáticos do sistema educacional.


- 5Reforçadores NaturaisOcorre quando a consequência reforçadora do comportamento é o produto direto do próprio comportamento.
Ex: tocar um violão - ouvir novas melodias; estudar - aquisição de conhecimentos. - 6Reforçadores ArbitráriosNecessita de intervenção direta, sendo social ou material.

- 7Alternativas do Controle Aversivo''O ensino deve ser entendido como a atividade que deve preparar o aluno para o futuro".


- 8ReferênciasAPRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O ESFORÇO
Disponível em: Acesso em: 18 de outubro de 2020. - 9Zanotto, Maria de Loudes Bara Formação de professores: a contribuição da análise do comportamento / Maria de Loudes Bara Zanotto - São Paulo : EDUC, 2000 183 p. ; 21cm Bibliografia ISBN 85-283-0229-6Obrigado pela atenção!