Flashcards
Untitled
Cards in this deck (18)
- 1O que é uma classe?É um molde para a criação de objetos. Ela utiliza de atributos para definir os dados e de métodos para definir comportamentos
- 2O que é uma classe abstrata?Serve para separar o que importa do código, não pode ser instanciado , e mantém as informações importantes para as subclasses. É utilizada para ampliar o grau de abstração na modelagem das classes e fazer contratos futuros (como, por exemplo, os métodos abstratos, os quais serão obrigatoriamente utilizados pelas subclasses). Dentro da classe, pode-se ter classes reais e abstratas.
- 3O que é um objeto?são os produtos da classe depois dela ser instanciada, ou seja, o objeto pode guardar informações e um estado
- 4Oq é um atributo?São as características dadas a cada objeto, isto é, definem o estado do objeto, fazendo com que os mesmos possam sofrer alterações.
- 5Oq é um métodosão os responsáveis por direcionar uma ação aos objetos, ou seja, um objeto ao receber um método começa a realizar o que é dito pelo método. Os métodos podem alterar o estado do objeto para que seja possível realizar o que se pede.
- 6O que é um construtorÉ um método utilizado por uma classe para criar objetos.
- 7O que é instanciaçãoÉ utilizada quando se quer instanciar uma classe, estamos falando de criar um novo objeto que deve ser do mesmo tipo dessa classe, e para a criação desse objeto é preciso utilizar o operador new.
- 8oq é associaçãoCria a relação entre classes.
- 9o que é abstraçãoÉ pensar no sistema. A abstração busca tornar algo complexo em partes menores, para assim serem mais fáceis de se resolver.
- 10oq é encapsulamentoCom ele é possível esconder dados e implementações. Para esconder os dados é necessário que tenha padrões de acesso, como o public (+), private (-), protected (~) ou default. E caso um método ou atributo seja definido como private é preciso utilizar os métodos acessores para acessá-los.
- 11o que é herançaAs heranças são classes criadas através de outras já existentes, podendo reutilizar o código da classe superior. Palavra: extends.
- 12oq é herança múltiplaÉ utilizada quando torna-se necessário juntar duas classes em apenas uma subclasse. Para isso, uma classe torna-se abstrata e a outra, uma interface.
- 13o que é polimorfismoPode ser dito como resultado da herança, ou seja, as subclasses que podem tomar muitas formas. Muda a forma dos métodos e seu comportamento, sendo preciso repetir o nome do método antes de replicá- lo.
- 14oq são os getters e settersPara que se possa alterar ou obter um método ou atributo privado em uma outra classe, é preciso a criação de métodos chamados getters e setters. Assim, o método get vai pegar a informação e o set vai alterar os valores.
- 15quais são os padrões de visibilidadePublic: A palavra-chave public modifica essa visibilidade de forma a ampliá-la, deixando-a sem restrições. Uma classe definida como pública pode ser utilizada por qualquer objeto de qualquer pacote.
Private: é somente visível dentro da classe, sendo preciso os getters e setters para modificar ou utilizá los
Protected: é somente visível no pacote.
Default: A classe e/ou seus membros são acessíveis somente por classes do mesmo pacote, na sua declaração não é definido nenhum tipo de modificador, sendo este identificado pelo compilador. - 16o que é uma interfaceé algo padrão, contém a descrição de como funcionam as coisas, mas nada é implementado dentro dela. Só pode conter atributos estáticos ou fainel, e todos os métodos devem ser abstratos. Palavra: implements
Atributo estático só vale na sala;
Atributo fainel o valor não pode ser alterado. - 17para que é utilizado o @overrideé utilizado antes de reimplementar um método de uma classe superior.
- 18para que serve o superse refere a superclasse. (super.andar() - puxa o método da superclasse para ser utilizado na subclasse)
Information
- Description
- Flashcards on Untitled, created by Paula Camille Nenning on 29/06/2022.
- Created by
- Paula Camille Nenning
- Views
- 7
- Rating