REPÚBLICA BRASILEIRA ( 1889-1930)

Description

Flashcards on REPÚBLICA BRASILEIRA ( 1889-1930), created by Fabio Tadeu Guastaferro on 08/03/2017.
Fabio Tadeu Guastaferro
Flashcards by Fabio Tadeu Guastaferro, updated more than 1 year ago
Fabio Tadeu Guastaferro
Created by Fabio Tadeu Guastaferro about 7 years ago
14
3

Resource summary

Question Answer
1 OS PRIMEIROS ANOS DA REPUBLICA Foram marcados por grande instabilidade política, financeira e também ouve tentativas de golpe de Estado. O primeiro presidente da republica brasileira foi Deodoro da Fonseca (1889-1891)
2 ENCILHAMENTO (1890) Durante o mandato de D.Fonseca, Rui Barbosa propôs uma ideia para acabar com os problemas financeiros, o PAPEL-MOEDA, mas nem tudo foi como planejado, o país foi a falência... Essa tentativa fracassada ficou conhecida como Encilhamento
3 ESTADO DE SITIO DEFINIÇÃO Suspensão temporária dos direitos e das garantias individuais com a transferência de amplos poderes ao presidente, como ordenar prisões, fechar o congresso, instituir decretos - leis, entre outros
4 ESTADO DE SITIO REVOLTAS E RENUNCIA O Presidente D. Fonseca declarou Estado de Sitio na Capital RJ e Niterói causando insatisfação dos militares -Marinha e Exercito - que se rebelaram contra o Governo, causando sua renuncia.
5 REVOLTA DA ARMADA ( RJ - 1893 - 1894 ) E REVOLUÇÃO FEDERALISTA (Rio Grande do Sul - 1893 a 1895) Estas duas revoltas ocorreram porque o Vice Floriano Peixoto ao assumir a presidência ordenou a prisão e deportação dos militares rebeldes ao Estado de Sitio. Ambas as revoltas reprimidas com violência.
6 CONSTITUIÇÃO DE 1891 PRIMEIRA DA REPUBLICA E SEGUNDA DO BRASIL Alguns artigos relevantes: - Mandato de 4 anos - Voto universal masculino aberto a partir de 21 anos, alfabetizados. Ao contrario da constituição do Império, esta era "favorável ao povo"
7 FEDERALISMO Forma de governo relacionada a Federação. Sistema politico que consiste na união dos Estados sob um Governo central. Federal = Brasil - Estadual = RJ, MG, SP - Local ou municipal = cidades (BH)
8 REPUBLICA DO CAFÉ O Federalismo atendia aos interesses do cafeicultores paulistas e grandes fazendeiros de outros Estados. Este sistema permitia aos Estados dispor de recursos públicos sem intervenção do Governo Federal
9 A POLITICA DO CAFÉ COM LEITE SP como Estado mais rico do pais e MG com maior numero de deputados federais revezavam-se no poder federal. Essa "politica" durou até 1930
10 A POLITICA DOS GOVERNADORES Especie de "cala-boca" que retirava a força da oposição com benefícios de cargos políticos, pastas ministeriais e dinheiro para obras públicas.
11 CORONELISMO / CORONEIS Pessoas influentes geralmente proprietários de grandes latifúndios que faziam uso de seu poder local para beneficiar empregados e vizinhos com proteção e indicação para cargos. Em troca exigia votos e apoio a candidatos específicos.
12 VOTO DE CABRESTO Relações de dependência e troca de favores entre o coronel e os eleitores que garantiam a manutenção da elite no poder.
13 MANIPULAÇÃO DAS ELEIÇÕES Quanto mais votos obtidos, maior o prestigio do coronel. Quando o coronel tinha um "curral eleitoral" pequeno, este fazia uso de artifícios: como eleitor votar "duas ou mais vezes, mortos votavam, menores de 21 anos e analfabetos", indo contra a constituição.
14 COMISSÃO DE VERIFICAÇÃO DE PODERES Quando a oposição conseguia eleger algum candidato a Comissão fazia uma apuração dos votos daquele candidato, muitas vezes invalidando sua eleição. Isso era chamado "degola"
15 A POPULAÇÃO RURAL Maior parte dos brasileiros (64%) Foi muito pouco beneficiada pelo Governo Perambulava pelo meio rural atras de trabalho. Parte significativa ingressou no cangaço e em movimentos messiânicos.
16 O CANGAÇO Grupo armado que vagava pelo sertão. Ao contrario do que costumavam espalhar, os cangaceiros não estavam interessados em combater a desigualdade nordestina, eles atuavam e nome de motivos e interesses próprios.
17 O CANGACEIRO Cidadão que virou bandido como forma de vingança, desonra ou injustiça cometida por fazendeiros ou policiais. Eles vagavam pelo sertão em busca pilhagem, muitas vezes oferecendo seus "serviços" a coronéis.
18 PADRE CICERO. Atraia multidões com supostos poderes milagrosos mas foi desprezado pela Igreja. Devido a sua fama transformou o povoado de Juazeiro do Norte em um conhecido município. Ganhou prestigio pelas suas boas relações com a elite, o coronelismo e o cangaço
19 O MESSIANISMO Movimentos comandados por monges, beatos e profetas atraindo a população mais precária com promessas de salvação através da vinda de um messias que combateria a fome e a opressão iniciando uma era de prosperidade para aquelas pobres pessoas.
20 CANUDOS ANTONIO CONCELHEIRO Antonio Concelheiro considerado homem santo criou uma especie de sociedade alternativa ao Governo, desagradando a elite e o coronelismo local.
21 CANUDOS BELO MONTE Fundada por Conselheiro a cidade chegou a ter 25 mil habitantes, que sobrevivia em uma especie de comunidade coletiva, onde a produção era de todos. Era também chamada de Canudos, por causa da vegetação.
22 CANUDOS A GUERRA Canudos obteve importantes vitorias sobre as expedições militares. Após suscetivas derrotas o exercito esmagou Canudos com um regimento de 10 mil homens dizimando sua população.
Show full summary Hide full summary

Similar

Religious Studies - Keywords.
Ready2learn
Religious Studies- Marriage and the family
Emma Samieh-Tucker
Input Devices
Jess Peason
Romeo and Juliet: Key Points
mbennett
Chemistry C1
Phoebe Drew
GCSE AQA Biology Unit 3
Gabi Germain
Biology B1.3
raffia.khalid99
Basic English Grammar
cwilson218@gmail.com
Coasts
humaira gafar
International Collaboration for Public Health
Minnie Hui