Tecido adiposo

Description

Flashcards on Untitled, created by pomodeouro_azul . on 20/08/2017.
pomodeouro_azul .
Flashcards by pomodeouro_azul ., updated more than 1 year ago
pomodeouro_azul .
Created by pomodeouro_azul . over 6 years ago
36
1

Resource summary

Question Answer
TECIDO ADIPOSO - Tipo especial de tecido conjuntivo com predominância de células adiposas (adipócitos); - Podem ser encontradas isoladas ou em pequenos grupos no tecido conjuntivo frouxo, mas a maioria forma grandes agregados, constituindo o tecido adiposo distribuído pelo corpo; - 20 a 25% do peso corporal da mulher e 15 a 20% do homem.
ENERGIA - Maior depósito de energia corporal, sob forma de triglicerídeos no qual torna-se a principal reserva de energia do organismo; - Os triglicerídeos não são depósitos estáveis - estão em constante renovação - e o tecido é muito influenciado por estímulos nervosos e hormonais; - Fornecem 9,3 kcal/g (contra apenas 4,1 kcal/g de glicogênio acumulado em células hepáticas e m. esquelético).
FUNÇÕES - Papel energético; - Modela a superfície (localizado sob a pele); - Forma coxins absorventes de choque (principalmente na planta dos pés e palma das mãos); - Contribui para os isolamento térmico do organismo (pois gorduras são más condutoras de calor); - Preenche espaços entre outros tecidos; - Auxilia a manter determinados órgãos em suas posições normais; - Atividade secretora: leptina (regulação da quantidade de tecido adiposo e ingestão de alimentos) e lipase lipoproteica (hidrolisa triglicerídeos).
DEPOSIÇÃO E MOBILIZAÇÃO DOS LIPÍDIOS - Os triglicerídeos armazenados nas células adiposas originam-se da seguinte maneira: * absorvidos da alimentação e trazidos até às células adiposas como triglicerídeos dos quilomícrons; * oriundos do fígado e transportados até o tecido adiposo, sob a forma de triglicerídeos constituintes de lipoproteínas de pequeno peso molecular ou VLDL; * da síntese nas próprias células adiposas, a partir da glicose; - Moléculas de triglicerídeos formadas a partir da hidrólise ( com ação da enzima lipase lipoproteica) dos quilomícrons; - As células adiposas podem sintetizar ácidos graxos e glicerol a partir de glicose, acelerado pela insulina que também estimula a penetração da glicose na célula adiposa (e em outras); - Tecido unilocular pode perder quase toda a sua gordura e se transformar em um tecido com células poligonais ou fusiformes, com raras gotículas lipídicas caso haja, por períodos, uma alimentação deficiente em calorias.
TIPOS - Distribuição no corpo, na estrutura, na fisiologia e em patologia diferente; - Tecido adiposo unilocular (comum ou amarelo): cujas células, quando completamente desenvolvidas, contém apenas uma gotícula de gordura que ocupa quase todo o citoplasma; - Tecido adiposo multilocular (ou pardo): formado por células que contém numerosas gotículas lipídicas e muitas mitocôndrias.
TECIDO ADIPOSO UNILOCULAR - Sua cor varia entre o branco e o amarelo-escuro (depende da dieta), devido ao acúmulo de carotenos dissolvidos nas gotículas de gordura; - Grande parte do tecido adiposo em adultos é do tipo unilocular; - São originadas de células mesenquimais (lipoblastos) durante a fase embrionária; - Inicialmente as gotículas de lipídio são separadas umas das outras, porém muitas se fundem formando uma gotícula única.
*Panículo adiposo - Camada disposta sob a pele, e que é de espessura uniforme por todo o corpo do recém-nascido. Com a idade, tende a desaparecer em certas áreas, desenvolvendo-se em outras; - Essa seleção é regulada, principalmente, pelos hormônios sexuais e pelos produzidos pela camada cortical da glândula adrenal.
*Formato - Grandes; - Esféricas quando isoladas, tornando-se poliédricas no tecido pela compressão recíproca.
*Características - Apresenta septos de conjuntivo (com vasos e nervos) de onde partem fibras reticulares (colágeno III) que sustentam as células adiposas; - Cada célula é envolvida por uma lâmina basal e sua membrana plasmática mostra numerosas vesículas de pinocitose; - Vascularização abundante (considerando a pequena quantidade de citoplasma); - Todas as gotículas são desprovidas de membrana envolvente.
*Preparação histológica - Em cortes histológicos comuns, a gotícula lipídica é removida pelos solventes orgânicos (cada célula mostra apenas uma delgada camada de citoplasma como se fosse um anel, em torno do espaço deixado pela gotícula lipídica removida).
TECIDO ADIPOSO MULTILOCULAR - São organizadas de células mesenquimais que tornam-se epitelióides - com aspecto de glândula endócrina cordonal - antes de acumularem gordura; - Não há neoformação de tecido adiposo ou sua transformação em outro após o nascimento; - Coloração parda devido a vascularização abundante e às numerosas mitocôndrias (que são avermelhadas por conta da riqueza de citocromos); - Sua distribuição é limitada e localidade determinada; - No feto localiza-se em áreas específicas e, por não crescer, é bem reduzida em adultos.
*Formato - Células menores que as do tecido adiposo unicelular e têm forma poligonal; - Citoplasma repleto de gotículas lipídicas de diversos tamanhos; - Células com arranjo epitelióide, formando massas compactas em associação com os capilares sanguíneos.
*Função - Produção de calor (termorregulação do recém-nascido); - Acelera a lipólise e oxidação dos ácidos graxos (produz calor) com estímulo de noradrenalina nas terminações nervosas abundantes em torno das suas células.
*Características - As mitocôndrias do tecido adiposo multilocular apresentam, em suas membranas internas, a proteína termogenina ou UCP1. Ela permite que os prótons transportados para o espaço intermembranoso voltem para a matriz mitocondrial sem que eles passem pelo sistema de ATP sintase. A energia gerada nesse fluxo de prótons não é utilizada para gerar ATP, sendo dissipada como calor; - O calor aquece o sangue na rede capilar desse tecido e é distribuído por todo o corpo >> ajuda a proteger o recém-nascido.
Show full summary Hide full summary

Similar

OCR GCSE Latin Vocab flash cards - all
jess99
Plano de Revisão Geral
miminoma
enzymes and the organ system
Nour
BIOLOGY B1 4
x_clairey_x
GCSE Biology Quiz
Andrea Leyden
AS Psychology Unit 1 - Memory
Asterisked
Biology Unit 4: Respiration and Photosynthesis
Charlotte Lloyd
Of Mice & Men Themes - Key essay points
Lilac Potato
GCSE Computing: Hardware
Yasmin F
IGCSE Chemistry Revision
sachakoeppen
Conferences of the Cold War
Alina A