GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Mind map

Redes e Transportes

Leonardo Gomes Moreira Portuguese

Map content

Redes e Transportes

  1. Transporte AEROVIARIO

    • Este é o modal com menos de 1% do total, portanto o menos utilizado de todos. Ao todo são 2.545 aeródromos, são estruturas para pouso e decolagem de aeronaves, registrados na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Destes 1.966 são privados e 579 públicos, entre aeroportos e helipontos. Os cinco principais terminais de cargas no país são: Guarulhos, Viracopos, Manaus, Galeão e Brasília. Um dos fatores que impactam este modal é o seu alto custo, por isso é indicado para produtos com alto valor agregado, cargas perecíveis, ou que precisam chegar ao destino com maior rapidez e segurança. É utilizado juntamente com o modal rodoviário na composição das soluções.
  2. TRASNSPORTE RODOVIARIO

    • É o modal predominante no Brasil, responsável por 65% do volume de cargas. Existe uma malha viária total no país de 1.563.600 mil quilômetros, porém apenas 13,7% (213,5 mil quilômetros) é pavimentada. A maior concentração encontra-se nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com destaque para o Estado de São Paulo. A frota total registrada no órgão em 2017 foi de 1.660.000 veículos, sendo 1.039.000 (62,2%) para empresas, 608.600 (36,4%) para transportadores autônomos ou terceiros, e 22.400 (1,3%) para cooperativas. Um outro dado importante é a idade média destes veículos: nas empresas é de 10 anos, nos veículos das cooperativas 13 anos e dos autônomos 15 anos. As principais vantagens deste modal são a agilidade e o que se chama de alta capilaridade, uma maior opção de rotas, a flexibilidade, pois permite carregar diversos tipos de material, desde automóveis, combustíveis, até cargas vivas.
  3. TRANSPORTE AQUAVIARIO

    • É o segundo maior modal, com 16% de participação na matriz, e o mais utilizado no comércio exterior. O país dispõe de 21 mil km de vias economicamente navegáveis, distribuídos entre 37 Portos Organizados, 52 Instalações Portuárias de Pequeno Porte (IP4), 51 Portos Públicos, 13 Eclusas e sete Companhias Docas. Os principais produtos movimentados são: minério de ferro, petróleo e seus derivados, grãos, adubos e fertilizantes, carvão mineral e açúcar
  4. Transporte Dutoviario

    • Modal que corresponde à 4% do total, cuja movimentação das mercadorias se dá por meio de dutos e tubos, que podem ser subterrâneos, submarinos ou aparentes. Possui em sua estrutura 19 mil km em 601 dutos, e 1.336km em 5 minerodutos. Os principais produtos transportados são gás natural, petróleo, produtos químicos e grãos.
  5. TRANSPORTE FERROVIARIO

    • Corresponde à 15% do volume total, com 30,6 mil km de ferrovias implantados. Este modal é o mais utilizado para deslocar maiores volumes à grandes distâncias. Os principais produtos transportados são as commodities: 80% do que se transporta é o minério de ferro, seguidos pelos granéis agrícolas, como soja e milho. As composições saem da sua origem em direção aos portos, normalmente carregadas de carga de exportação, com mais de 90% do peso referente aquela rota. No entanto, retornam com pouca ou quase nenhuma carga. Ou seja, pouca utilização de carga de retorno, o que encarece a operação.

Information

Description
Mind Map on Redes e Transportes, created by Leonardo Gomes Moreira on 13/05/2021.
Views
0
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?