Mind map
Futsal
Map content
Futsal
História do Futsal
- Quando e onde surgiu o futsal?
- O futsal surgiu em 1934 em Montevidéu Uruguai. Naquele período o futebol de campo começava a ser adaptado as quadras principalmente as quadras de basquete e salões. A principal instituição que incentivou a criação do futsal foi a A.C.M. (Associação cristãs de Montevidéu) de Montevidéu.
- Em 1979 com o fim da CBD foi criada a CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão). Aécio de Borba Vasconcelos foi o primeiro presidente.
- Como o futsal foi disseminado pelo mundo?
- O Instituto Técnico das Federação Sul-americana das A.C.M. promoveu um curso onde foram distribuídas as regras do futsal criadas pelo professor. Ceriani. Nesse curso haviam representantes Brasileiros que trouxeram essas regras para o Brasil
- Primeiras competições no Brasil.
- A Liga de Futebol de Salão (futsal) do departamento de Extensão da A.C.M. foi uma instituição que organizou o campeonato aberto na cidade de São Paulo. Nesse campeonato participaram clubes recreativos e outras associações. Esse foi considerado o primeiro campeonato formal de futsal no Brasil.
- Ganhou os campeonatos mundiais de futsal de 1982 e 1985. E ganhou também o campeonato Pan-americano no México em 1980. O Brasil foi o primeiro Campeão Mundial de Futsal FIFA.
- Em 1959 em São Paulo ocorreu o Campeonato Brasileiro de Seleções de Futebol de Salão
- Nesse primeiro campeonato Brasileiro de futebol de salão, a seleção do Rio de Janeiro foi campeã
- Quem criou o futsal?
- Foi o Professor Juan Carlos Ceriani. Ele era professor da A.C.M. de Montevidéu e foi quem formalizou as primeiras regras do futsal. Na época ele chamou de "Indoor-Foot-Ball"
- Como foi a origem do futsal no Brasil?
- Em 1936 Roger Grain pulicou na revista de Educação Física as normas e regulamentos para a prática do futsal. Algumas versões dizem que o futsal começou a ser praticado no Brasil na década de 30 e não no Uruguai, mas a versão mais aceita é que ele foi fundado no Uruguai.
- De Futebol de Salão a Futsal
- A FIFUSA até 1989 controlava o Futebol de Salão. A FIFA controlava um outro esporte chamado Futebol de cinco. A FIFA começou a articular uma fusão do futebol de salão com o futebol de cinco. Dessa fusão em 1989 o Futsal.
- Quando e onde surgiu o futsal?
Regras
- 1- O tamanho da quadra, em competições internacionais oficiais organizadas pela FIFA o tamanho deve ser de 32 a 42 metros de comprimento e 20 a 25 metros de largura. Já em competições nacionais adulto sub-20 o tamanho deve ser de no mínimo 38 metros de comprimento e mínimo de 18 metros de largura.
- 2-Tamanho das traves, tem uma altura do solo até a parte interna do travessão de 2 metros e uma largura entre as partes internas de 3 metros. As traves possuem um diâmetro de 8 centímetros. Tamanho total é de largura 3m e 16cm e altura 2 metros e 8 centímetros
- 3-Substituições e a zona de substituição: As substituições no futsal são ilimitadas, ou seja cada equipe pode fazer quantas substituições quiser tendo que ser feitas na zona de substituição que possuem 5 metros, tendo 2 uma de cada lado da quadra. A distância da zona de substituição até a linha central da quadra 5 metros. As zonas de substituição ficam na frente dos bancos reservas de cada equipe
- 4-Só podem permanecer em aquecimento 5 jogadores de cada vez por equipe. Se a equipe estiver com mais de 5 jogadores no banco de reserva somente 5 poderão se aquecer ao mesmo tempo, e os outros jogadores devem permanecer sentados no banco de reserva.
- 5-Quantidade de jogadores em cada equipe, o time é formado por 5 jogadores titulares sendo um o goleiro, e tem até 9 atletas reservas isso em partidas oficiais
- 8-Cartão vermelho, a equipe que tiver um jogador expulso ficará com um jogador a menos por 2 minutos ou até sofrer um gol. Se ambas as equipes tiverem um jogadores expulsos e estiverem com o mesmo número de jogadores em quadra, a equipe só será recomposta após os 2 minutos.
- 7-Faltas do goleiro, o mesmo pode ficar com a bola no máximo 4 segundos no seu campo de defesa. O goleiro pode receber a bola apenas uma vez se ele tiver na quadra de defesa. Quando o goleiro arremessar a bola com as mãos diretamente para além da linha central da quadra será marcado tiro livre indireto para equipe adversária na linha central da quadra ( isso no sub 07, 09, 11, 13 e 15)
- 9-Tiro lateral, a cobrança deve ser feita em até 4 segundos. Não é permitido gol direto de tiro lateral, nem a favor nem contra. Se o atleta chutar a bola diretamente e fizer gol a favor será dado tiro de meta para a equipe adversária. Se fizer um gol contra será dado escanteio para a equipe adversária. O tiro lateral deve ser corado com os pés e a bola deve ser colocada sobre a linha da quadra. O jogador que cobrar o tiro lateral pode estar com o pé em qualquer parte da quadra
- 6-Tempo de duração de uma partida oficial, nas categorias adultas sub 20 e sub 17 o jogo dura 2 tempos de 20 minutos cronometrados. Já para partidas sub 15 são dois tempos de 15 minutos cronometrados. O cronometrista indica o fim de um período de jogo
- 10-Arremesso de meta, ele é executado exclusivamente pelo goleiro, tem que ser feito usando as mãos dentro da área de gol em até 4 segundos. A bola estará em jogo no momento em que é jogada e se move claramente não precisando a mesma a sair da área de meta. O goleiro não poderá executar o Arremesso de meta diretamente para além da linha central da quadra (somente para as categorias sub 07, 09, 11, 13 e 15)
- Tiro de canto/escanteio, é cobrado com a bola no quarto de círculo, com os pés, em até 4 segundos, vale gol direto de escanteio
Fundamentos
- Fundamentos são as técnicas e movimentos utilizados para jogar Futsal
- Domínio da bola
- Domínio é o ato de receber a bola. O domínio pode ser realizado com qualquer parte do corpo, como pés, coxa, peito, cabeça... A principal e a mais indicada é a pisada. A forma mais correta de realizar a pisada é pisando com parte da frente da sola do pé. A pisada é a mais utilizada pois o Futsal é um esporte com pouco espaço para jogar, e a forma mais segura de prender e dominar a bola é pisando nela. É proibido dominar a bola com a mão.
- Controle de bola
- É o tipo de domínio de bola que você faz sem deixar a bola cair, você mantém ela no ar. Embaixadinha é um tipo clássico de controle de bola, ela pode ser feita com ombro, pé, peito, coxa, canela...
- Condução de bola
- É o ato de conduzir a bola pela quadra do jogo. Deve ser feita da seguinte maneira, com o peito do pé, você vai levando a bola bem próxima ao seu pé pela quadra, é o jeito mais fácil e seguro que tem. Condução de bola través do rolinho, quando você vai pisando na bola e vai enrolando ela para frente, você deve deixar sempre a bola perto do seu pé.
- Passe
- É o ato de enviar a bola para um companheiro de equipe. Os tipos de passe são: Passe colocado que é feito com a parte interna do pé, de Trivela que seria com a parte externa do pé, de calcanhar que é feito de calcanhar, Passe de cabeça que é feito com a cabeça, Passe de letra que é feito com parte interna do pé, só que ao invés do atleta jogar a bola para frente ele bateria com a parte interna do pé para passar pela sua outra perna. E o passe de rolinho que é muito utilizado pelos pivôs, onde você rola a bola para um companheiro de equipe, uma finalização ao gol.
- Chute
- É o ato de lançar a bola em direção do gol da equipe adversária com a intenção de marcar um gol. Pode ser um chute colocado que utiliza a parte interna do pé, o chute de peito de pé que tem mais força que o chute colocado mas tem um pouco menos de precisão, chute de bico que é muito utilizado. Ele tem pouca precisão mas é bem forte. E por último o chute chapado que é um meio termo entre o chute colocado e o chute de peito de pé. Chuta usando uma parte de peito de pé e uma parte interna. É um chute que consegue imprimir uma boa força e precisão.
- Drible
- É o ato de passar por um marcador dominando e conduzindo a bola. No drible você tem que estar com a posse da bola. Características do drible, criatividade- para você driblar você tem que ser criativo tem que enganar o seu marcado. mudança de direção andando para frente, para trás, direita, esquerda... E você tem que ser também veloz, se você for ágil e ter velocidade você conseguirá fazer dribles.
- Finta
- A finta é diferente do drible pois é feita sem o domínio da bola, também conhecida domo drible de corpo. A bola não está com você quando você vai realizar a finta. É quando você ameaça fazer algo mas para no meio da ação é faz outra confundindo seu adversário.
Sistemas táticos
- Primeiramente para escolher um bom sistema tático você tem que levar em consideração as características dos jogadores da sua equipe, contra quem você está jogando contra, qual nível condicionalmente físico dos jogadores da sua equipe
- Sistema 3x2
- É o sistema que utiliza o goleiro linha. Quando a equipe está perdendo utiliza um goleiro linha para tentar furar a defesa adversária. As vantagens desse sistema são que cria-se uma vantagem numérica com o goleiro ao atacar. Possibilita a criação de oportunidades claras de finalização. Não exige muita movimentação. Já as desvantagens desse sistema são que tem um alto risco de sofrer um gol de contra-ataque, um erro de finalização e o adversário finaliza no gol. A equipe pode ficar com um Goleiro não especialista e requer alta precisão nos passes, você não pode errar passe.
- Sistema 3x1 ou Diamante
- 3 jogadores jogam mais recuados e 1 mais avançado. O mais avançado é sempre o pivô, e os recuados são o fixo e dois alas pela lateral da quadra. As vantagens desse sistema tático são que há sempre um jogador especialista em defesa e um especialista em ataque. Para exercer a 3x1 você tem que ter um bom pivô e um bom fixo. Outra vantagem é que a equipe fica mais compacta tanto na defesa quanto no ataque. As desvantagens dessa tática são que se os alas tiverem características mais ofensivas (gostam de arriscar jogadas, ir para ataque), o Fixo pode ficar sobrecarregado e defesa vulnerável. Se os alas tiverem características defensivas, o pivô pode ficar sobrecarregado e a equipe terá dificuldades ofensivas.
Posições no Futsal
- Goleiro
- Tem a função de defender sua meta, evitar que as finalizações da equipe adversária entrem no seu gol/meta, podendo usar qualquer parte do seu corpo. As características de um bom goleiro de futsal são, agilidade, reflexo, bom posicionamento, comunicativo e saber jogar com os pés.
- Pivô
- Tem a função de atacar, o mais avançado que geralmente fica de costas para o gol segurando a bola no ataque para criar jogadas de ataque para sua equipe. Normalmente o pivô tem uma boa força física, tem um bom controle de bola (tem que saber domina-la), tem que ter um bom posicionamento, usar bem o corpo para proteger a bola e ter um bom passe, finalização e visão de jogo porque ele vai fazer muitas assistências durante o jogo, segurando a bola de costas.
- Alas
- Tem a função de ocupar as laterais da quadra com muito condicionamento físico. Ele ter agilidade, um ótimo condicionamento físico, deve ser habilidoso e um bom driblador porque vai ter muitas oportunidades de um contra um terá que quebrar a defesa adversária. Tem que ter características de criação de jogadas e marcação porque ele é muito importante no sistema defensivo. E por último ele deve saber finalizar muito bem e com os dois pés.
- Goleiro Linha
- Tem a função de ser um jogador de linha, ou seja ser um goleiro mas fazendo a função de um jogador que está indo ao ataque, dar finalizações, passe,... Ele pode ser um jogador de linha que vai ocupar a função de goleiro que vai fazer o goleiro linha ou ele pode ser um goleiro especialista em fazer função de goleiro linha. Ele deve ter um bom passe, finalização de longa e média distância.
- Fixo
- Tem a função de ser o "zagueiro", ele é o principal jogador do sistema defensivo do futsal. Ele tem que ser um bom marcador, tem que ter um bom condicionamento físico por que eles as vezes é aquele que vai dar o ritmo a equipe, que vai armar as jogadas. Tem que ter também um bom porte físico, bom passe e boa leitura de jogo.
- Goleiro
Information
- Description
- Mind Map on Futsal, created by Melissa M on 04/08/2021.
- Created by
- Melissa M
- Views
- 0
- Rating