GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Mind map

Basquete

Daniel Arruda Portuguese

Map content

Basquete

  1. É um esporte coletivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith.

    • É jogado por duas equipes de 5 jogadores, que têm por objetivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.
  2. Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros.

    • Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direção a um companheiro de equipe.
  3. Estratégia

    • Constitui todo o plano teórico de organização da equipe a curto, médio e longo prazo visando a conquista de um objetivo. Ela é definida por fatores como a duração da temporada, o material humano disponível,   adversários, tipo e duração de uma competição, situações momentâneas desta competição (ou de um jogo em particular), classificação da equipe.
    • É responsável pelas adequações necessárias para alterar o planejamento da equipe.
    • A estratégia consiste no “saber o que fazer”.
  4. Tática

    • É a utilização de recursos para definir situações durante um  jogo. Engloba os sistemas de jogo (defensivos e ofensivos), situações grupais (2×2 e 3×3) e individuais. Pode ser resumida como “o que fazer” para resolver uma determinada situação.
    • A tática pode ser dividida em individual, grupal e coletiva  (esses conceitos são aplicados no ataque e na defesa).
      • A tática individual é a capacidade que um atleta tem para executar os fundamentos do jogo, de acordo com situações momentâneas como: sua posição na quadra, a atitude de seu adversário, contexto do jogo.
      • A tática grupal reúne pequenos grupos de jogadores. Por exemplo situações de 2×2 ou 3×3 envolvendo situações mais complexas e que dependem de uma maior sincronização de movimentos.
      • O que caracteriza a tática coletiva é o aumento de elementos alternativos e execuções possíveis e  também a globalidade da cooperação e oposição. Não basta que cada membro da equipe atue sozinho. Os  companheiros de equipe devem perceber coletivamente a situação e julgar com a maior sintonia possível quanto à ação mais conveniente a ser executada.
    • A tática constitui a maneira pela qual no jogo, de forma eminentemente prática a equipe ou um jogador isolado reage às situações criadas pela oposição. O processo tático engloba três momentos distintos, porém diretamente relacionados.
  5. Técnica

    • A técnica, por sua vez, é o elemento que viabiliza toda essa concepção do jogo. Ela apoia a tática. É a execução dos movimentos (fundamentos do jogo).
    • A técnica pode ser resumida no “como fazer” e depende de uma série de atributos pessoais como as capacidades físicas e as habilidades motoras gerais e específicas que o atleta tem desenvolvidas, além de aspectos cognitivos fundamentais para o entendimento do jogo.
  6. Fundamentos Táticos

    • Quando, na defesa, a marcação é feita de um jogador contra outro, o sistema tático é o de marcação homem a homem.
    • Neste tipo de marcação, cada jogador é responsável por um adversário. Porém como exige movimentação constante dentro da quadra e cansa rapidamente os jogadores, muitas equipes fazem a marcação homem a homem apenas no campo de defesa.
    • Defesa por pressão: Apenas quando uma equipe sente necessidade de marcar os adversários mais de perto para recuperar mais rapidamente a bola, pressionando, é que e usada a marcação na quadra inteira ou marcação sobre pressão.
    • Defesa por zona:Quando os defensores de uma equipe deslocam-se de acordo com a movimentação da bola para guardar a zona da quadra pela qual são responsáveis, dizemos que o sistema empregado é o de marcação por zona.

Information

Description
Mind Map on Basquete, created by Daniel Arruda on 01/03/2021.
Created by
Daniel Arruda
Views
0
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?