GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Mind map

HISTOPLASMOSE

Nathalya Perim Medicina Veterinária Portuguese

Map content

HISTOPLASMOSE

  1. Agente etiológico: Histoplasma capsulatum

    • 2 variedades: Var capsulatum e Var duboisii
    • está presente em solos úmidos com pH ácido e elevado teor de nitrogênio. Excrementos de aves e de morcegos favorecem seu crescimento, por este motivo pode ser encontrado nos habitats desses animais, como cavernas, minas, árvores ocas, sótãos ou porões de casas, galinheiros, construções abandonadas e áreas rurais
  2. Animais acometidos: caes, gatos.

  3. Sintomatologia: Assintomática, respiratória e disseminada

    • Assintomática: é a mais comum, pois nao há sinais clínicos. Aimais que vivem em regioes endemicas comumente reagem a histoplasmina.
      • Respiratória: geralmente é benigna e auto limitante. Pode se apresentar como uma enfermidade complicada, com históricos de perda de peso, inapetência e sinais respiratórios, como tosse crônica leve, dispneia, taquipneia e efusão pleural.
        • Disseminada: envolve múltiplos órgãos ou sistemas, afetando principalmente o fígado, baco, medula óssea e trato gastrointestinal. Os sinais clínicos comuns são inespecíficos e incluem perda de peso, inapetência, febre e letargia. Os sinais gastrointestinais são mais comuns em cães e iniciam como o envolvimento do intestino grosso.
  4. Tratamento: O H. capsulatum é sensível a diversos antifúngicos, tais como anfotericina B, cetoconazol, itraconazol e fluconazol. Em cães e gatos, o tratamento de eleição para histoplasmose é o itraconazol.

  5. Diagnóstico: É realizado com base na associação dos sinais clínicos, exames complementares e identificação do H. capsulatum no organismo do animal através de métodos laboratoriais ( Histórico do animal, Hemograma completo, PCR, Histopatológico com coloração específica, como a prata-metenamina de Gacott, que se liga a quitina da parede celular dos fungos, Exame micológico com amostras de punção de medula óssea, linfonodos, lavado bronco alveolar e biopsias ou swabs cutâneos).

  6. Profilaxia: evitar o contato dos animais com áreas que possam acumular fezes de aves e morcegos. Caso estes animais tenham contato com áreas de acesso comum, como quintais e garagens, realizar a limpeza periódica destes locais utilizando máscara e luvas com soluções desinfetantes, como amônia quaternária e formaldeído a 3% (diluído em água), evitando esfregar ou varrer sujeiras secas, para não espalhar esporos dos fungos; Animais que participam de atividades como trilhas e caça devem ser levados periodicamente ao Médico Veterinário para exames de rotina e tratamento precoce da doença se necessário.

  7. doença fúngica sistêmica de caráter clínico agudo ou crônico, que pode resultar em infecção subclínica, pulmonar ou disseminada, acometendo humanos e animais

  8. Referencias Bibliográficas: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/veterinaria/article/view/2978; https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/13304/000628652.pdf

Information

Description
Mapa mental sobre a doenca Histoplasmose em animais.
Created by
Nathalya Perim · Mar 2021
Updated
Apr 26, 2021
Views
34
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?