4 - Vozes verbais

Description

As vozes verbais: ativa, passiva analítica, passiva sintética e reflexiva; o pronome reflexivo; o pronome recíproco; o pronome apassivador; o pronome indeterminador do sujeito e o agente da passiva.
Daniele Braga
Note by Daniele Braga, updated more than 1 year ago
Daniele Braga
Created by Daniele Braga about 7 years ago
128
3

Resource summary

Page 1

  VOZES VERBAIS O VERBO AUXILIAR É O "SER".     Ativa Passiva Passiva Analítica (Locucional) - Ex: Vocês são muito inteligentes.Passiva Sintética (Pronomial) - Ex: Vocês são inteligentíssimos.     Reflexiva     PRIMORDIAL: Fazer a análise sintática. TRANSPOSIÇÃO DA VOZ ATIVA PARA A VOZ PASSIVA:1° Passo: O objeto direto virará sujeito.2° Passo: 1 verbo vira 2 verbos ( continua um verbo só, sendo que agora será uma locução verbal). Se for 2 verbos vira 3.3° Passo: O sujeito vai para o final da frase e vai virar o agente da passiva. * Agente da passiva age ou sofre? Age, não é sofrimento da passiva rsrsrs * O agente da passiva aparece na voz ativa ou passiva? Passiva sempre!!!!   ATENÇÃO:   Eu só posso transpor a voz passiva a oração que há presente um objeto direto. O objeto direto preposicionado não admite transposição para voz passiva. A transposição da voz ativa para a voz passiva, implicará transformar o objeto direto em sujeito. Os agentes da passiva em 99% dos casos começará pela preposição: POR, PELO, PELA, PELOS e PELAS. Há duas armadilhas com agente da passiva: 1) Uma é quando ela começa com POR, PELO, PELA, PELOS e PELAS e não ser agente da passiva, ela ser outra coisa:Ex: *O deputado foi preso por corrupção ativa. Adj. adv. de causa ( todo adv. de causa, admite a inserção da palavra causa) *O deputado foi preso por policiais federais. Agente da passiva. (revela quem praticou a ação - ele é o cara que age praticando a ação que o sujeito sofre - o agente da passiva é sempre um ex-sujeto) O deputado foi preso = voz passiva O deputado = sujeito paciente ( é aquele que sofre a ação verbal).2) E a outra armadilha é quando começa com a preposição DE: *A terra era povoada de selvagens. Agente da Passiva. * Seu peito foi invadido de um sentimento obscuro. O "de" pode ser substituido por "por".Tem que tomar CUIDADO para não confundir com complemento nominal. É incomum que se empregue agente da passiva com "de", porém pode acontecer.          

Page 2

OBS: O VERBO AUXILIAR É O "SER".CUIDADO!!! Eu faria isso Voz Ativa Isso seria feito por mim. Voz passiva ( quando eu transponho não posso usar o "eu", pois o "eu" só pode ser sujeito, na transposição o sujeito vira objeto "mim".Voz ativa só tem 1 verbo. Voz passiva tem 2 ou mais.   Verbo no infinitivo "R" na transposição o verbo parece no infinitivo também. 1) Pedro deve fazeR as tarefas.1) As tarefas devem ser feitas por Pedro.   Verbo no gerundio "ndo" na transposição o verbo parece no gerundio também. 2) Pedro vem comendo biscoito.2) Biscoito vem sendo comido por Pedro.     Verbo no particípio "do" na transposição o verbo parece no particípio também. 3) Pedro tem enfrentado resistência.3) Resistência tem sido enfrentada por Pedro.            

Page 3

VOZ PASSIVA SINTÉTICA (PRONOMINAL) 1) Cumpriu-se a meta. PA 1) A meta foi cumprida.VOZ REFLEXIVA *Maria se viu no espelho. se= pronome reflexionado Ela viu e foi vista, ela pratica e sofre a ação verbal no mesmo tempo. Cuidado: Eduardo e Mônica se encontraram. se= quando equivale a um ao outro, ele passa a ser um pronome recíproco. Se o pronome é recíproco a voz é reflexiva ( um elemento do suj. encontrou outro elemento do próprio suj.).  

Page 4

CUIDADO!!! 1) O filho apanhou do pai. - Voz ativa. - O filho praticou a ação de apanhar do pai. - Só tem um verbo, a voz passiva é feita de no mínimo 2 verbos.2) Iniciou-se a aula. - Voz passiva sintética. - A aula foi iniciada ( voz passiva analítica) - Se eu não conseguir fazer a transposição da voz passiva sintética para a analítica, é porque não é PA, é PIS.3) Maria é feliz. Verbo de ligação - Voz ativa - A minha prova dar como voz ativa, pois se não é voz passiva sintética (PA) ou analítica ( loc. verbal), é voz ativa.  

Page 5

APOSTILA I. Estará na VOZ ATIVA a oração em que o sujeito  PRATIQUE a ação expressa pelo verbo. Nesse caso, diz-se que o sujeito é agente:Os profetas proferem algumas mentiras.O dia nasceu majestoso.

Page 6

    APOSTILA.   Estará na VOZ PASSIVA a oração em que o sujeito SOFRE a ação expressa pelo verbo. Nesse caso, diz-se que o sujeito é paciente:O homem será derrotado por seus medos. (Voz passiva analítica ou locucional) Descobriu-se a real razão da fuga. (Voz passiva sintética ou pronominal)    

Page 7

APOSTILAIII- Estará na VOZ REFLEXIVA a oração em que o sujeito pratique e sofra ação verbal ao mesmo tempo: O homem se impunha limites. (Note que o homem impunha limites a sim mesmo)

Page 8

APOSTILAIV. Denomina-se AGENTE DA PASSIVA o termo que, na voz passiva, indica o agente da ação sofrida pelo sujeito: As feridas serão curadas pelo tempo. O medo será derrotado pela esperança. Sua mente foi invadida de lembranças agradáveis.AGENTE DA PASSIVA: É o tempo da oração que se refere um verbo na voz passiva (normalmente são 2 verbos ou mais - pq se fosse só um verbo seria voz ativa), sempre introduzido por preposição.  

Page 9

APOSTILANOS CONCURSOS:Uma transposição adequada da voz ativa à voz passiva analítica implicará que o OBJETO DIRETO da voz ativa passe a SUJEITO PACIENTE da voz passiva: Epaminondas descobriu uma novidade. (Voz ativa)“Uma novidade”: OD Uma novidade foi descoberta por Epaminondas. (Voz passiva) “Uma novidade”: SUJEITO PACIENTEUma transposição adequada da voz ativa à voz passiva analítica implicará que o SUJEITOda voz ativa passe a AGENTE DA PASSIVA na voz passiva: Epaminondas descobriu uma novidade. “Epaminondas”: sujeito (Voz ativa) Uma novidade foi descoberta por Epaminondas. (Voz passiva) “Por Epaminondas”: agente da passivaVerbos transitivos indiretos normalmente não admitem transposição à voz passiva: O povo recorreu à ajuda do prefeito. (Voz ativa) “recorreu”: VTI

Show full summary Hide full summary

Similar

Photosynthesis
ecarleton622
MR BRYANT AMERICAN NATION FINAL FLASHCARDS
grantwilliammaxe
Biology AQA 3.1.2 The digestive system
evie.daines
B1 Revision
OmaimaE
Polymers, alkanes and alkenes
amira-2000
Mapas mentales con ExamTime
julii.perci
Maths GCSE - What to revise!
livvy_hurrell
Language Techniques
Anna Wolski
Comparative Study
Vitor_Cruz
mi mapa conceptual
Gloria Romero