O trabalho
Slides in this set (7)
-
- Modelo taylorista
- Modelo fordista
- A crise dos modelos fordista e taylorista
- A produção flexível
-
- Frederik Winslow Taylor foi um engenheiro americano que estudou a organização do trabalho de uma forma cientifica originando o Taylorismo.
- Taylor elaborou um metodo de analise baseado na decomposiçao do trabalho nos elementos mais simples encadeados entre si
- O modelo Taylorista baseia-se em :
- Simplificação das tarefas de execução.
- Individualização do trabalho.
- Seleção e formação do pessoal de execução.
- Papel preponderante dos técnicos na organização do trabalho.
-
- Todo o trabalho executado pelos operarios era estabelecido pela direçao e os serviços tecnicos, tendo eles qualificaçoes ou nao.
- Deste modo a produçao tornava-se mais rapida e em maior quantidade, no entanto tornava-se desumano porque reduzia o trabalhador apenas ao ritmo de uma maquina e os trabalhadores sentiam-se desmotivados por estarem sempre a fazer o mesmo
-
- Henry Ford nasceu em 1863, em uma fazenda ao pé do Michigan. Henry Continuou a ideia de Taylor desenvolvendo um sistema de produção em massa para abastecer o mercado de massas.
- O objectivo de Henry era produzir carros a um preço acessível, então introduziu no mercado o Ford modelo T, isso em 1908 , e algum tempo depois o seu projecto teve sucesso e consequentemente houve uma revolução na produção dos automóveis.
- Passado quinze anos mais de 15 milhões de carros foram fabricados e vendidos a partir deste modelo.
- O sistema Fordista era diferente do Taylorista ,pois, o sistema Taylorista focava-se na forma de produção mais eficiente de tarefas separadas, enquanto o Fordismo criou um tipo de montagem mais fluido e continuo"o trabalho em cadeia".
-
Modelo fordista (funcionamento)
- Cada trabalhador na montagem tinha um tarefa especifica permanecendo quase parado enquanto o carro passava no tapete rolante , o trabalhador apenas tinha , por exemplo, de aparafusar.
- Este sistema mostrava-se bastante produtivo o que permitia fabricar um numero elevado de automóveis por dia.
- Na realização das tarefas, o nível de qualificação necessário era muito baixo. O trabalho era muito repetitivo e rotineiro que conduzia ao cansaço dos trabalhador, porque a intervenção no fabrico era muito reduzido.
-
- A crise dos modelos fordista e taylorista baseia-se essencialmente na relação do trabalhador com o processo de trabalho.
- A principal crise deveu-se à insatisfação elevada dos trabalhadores devido à pouca responsabilidade, pouca autonomia e ao não envolvimento dos trabalhadores no processo de produção.
- A partir da década de 70 do século XX, começam a ensaiar-se novos modelos de organização do trabalho assentes no que se designa por sistema de grande responsabilidade, com isto os trabalhadores começaram a ter mais controlo sobre o ritmo do trabalho e as tarefas a executar, que por sua vez os trabalhadores começaram a ter mais autonomia e envolvimento no trabalho.
-
- A produção flexível contraria o modelo fordista na medida em que não se destina à produção em massa mas sim a produção individualizada ou pequenas encomendas.
- Esta forma de produzir requer um maior recurso a técnicas de produção inovadoras, e trabalhadores qualificados, com uma maior flexibilidade na realização das tarefas.
Information
- Description
- 10º ano Área de Integração Slide Set on O trabalho, created by David Miguel Carneiro on 22/02/2022.
- Created by
- David Miguel Carneiro · Feb 2022
- Updated
- Mar 10, 2022
- Views
- 19
- History
-
- Created by David Miguel Carneiro · Feb 14, 2022
- Copied by David Miguel Carneiro · Feb 15, 2022
- Copied by David Miguel Carneiro · Feb 22, 2022
- Rating