GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Notes

Melanoma Cutâmeo - created from Mind Map

João Agner English 1 page

Content of the notes (1)

Page 1

Obejetivo

Comparar a casuística de melanoma cutâneo primário

Metodos

Foi realizado um estudo do tipo retrospectivo, obtendo os casos de melanoma cutâneo diagnosticados no Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina no período de janeiro de 2003 a janeiro de 2007.

Os pacientes foram avaliados quanto a idade, sexo, cor, aspecto clínico da lesão (se suspeito de melanoma), tipo histológico, índice de Breslow, manejo após o diagnóstico, tempo de seguimento clínico pós-operatório e evolução

Os pacientes deste estudo foram operados pelos Serviços de Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Dermatologia do (HU/UFSC)

Resultados

Foram avaliados para o estudo 112 pacientes, no entanto, 13 pacientes foram excluídos por tratarse de melanoma metastático e/ou recidivado. No presente estudo, 99 pacientes foram avaliados com 105 lesões de melanoma maligno primário. Dentre estes pacientes 44 (44,4%) eram do sexo masculino e 55 (55,6%) do sexo feminino. Todos os pacientes eram de pele branca.

Dos pacientes operados, 83 (83,8%) tinham suspeita pré-operatória de melanoma, e 16 (16,2%) foram achados incidentais em lesões melanocíticas operadas por desejo do paciente

Quanto ao tipo clínico, 68 pacientes (68,69%) apresentou melanoma extensivo superficial (MES). O tipo melanoma nodular (MN) foi identificado em 18 (18,18%) pacientes, melanoma lentigo maligno (MLM) em 8 (8,08%) e melanoma lentigo acral (MLA) em 5 pacientes (5,05%)

Dentre os pacientes atendidos, 32 (32,3%) foram submetidos a ampliação de margens cirúrgicas, 12 (12,1%) realizaram pesquisa de linfonodo sentinela e 5 (5%) tiveram indicação de esvaziamento ganglionar regional. Os pacientes tiveram um tempo de acompanhamento médio no Hospital Universitário de 18 meses. Durante este período, quatro deles apresentaram recidiva da doença e oito apresentaram metástases à distância, sendo todos os casos observados em pacientes com espessura da lesão maior que 1,5mm.

Information

Description
Note on Melanoma Cutâmeo - created from Mind Map, created by João Agner on 20/03/2022.
Created by
João Agner · Mar 2022
Updated
Mar 20, 2022
Views
0
History
  • Created by João Agner · Mar 20, 2022
  • Copied to Note by João Agner · Mar 20, 2022
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?