GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Quiz

SIMULADO DE REVISÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - UNP

Emannuelle Araújo 8 questions 5.0 (1 rating)

Take the quiz

Questions in this quiz (8)

  1. 1O sistema educacional proposto pelo Manifesto dos Pioneiros, protagonizado nos anos de 1930, defendia ideias, relacionadas à...
    1. AIntegração da escola primária com a secundária e esta com a superior; a proposta do trabalho educativo e da escola do trabalho profissional; e a aplicação dos mesmos métodos do trabalho científico (observação, pesquisa, experiência), tendo como base os princípios político-filosóficos do pensamento pedagógico liberal tradicional.
    2. BIntegração da escola primária com a secundária e esta com a superior; a proposta do trabalho educativo e da escola do trabalho profissional; e a aplicação dos mesmos métodos do trabalho científico (observação, pesquisa, experiência), tendo como base os princípios político-filosóficos do pensamento pedagógico liberal renovado não-diretivo.
    3. CIntegração da escola primária com a secundária e esta com a superior; a proposta do trabalho educativo e da escola do trabalho profissional; e a aplicação dos mesmos métodos do trabalho científico (observação, pesquisa, experiência), tendo como base os princípios político-filosóficos do pensamento pedagógico progressista.
    4. DIntegração da escola primária com a secundária e esta com a superior; a proposta do trabalho educativo e da escola do trabalho profissional; e a aplicação dos mesmos métodos do trabalho científico (observação, pesquisa, experiência), tendo como base os princípios político-filosóficos do pensamento pedagógico liberal renovado progressivista.
    5. EIntegração da escola primária com a secundária e esta com a superior; a proposta do trabalho educativo e da escola do trabalho profissional; e a aplicação dos mesmos métodos do trabalho científico (observação, pesquisa, experiência), tendo como base os princípios político-filosóficos do pensamento behaviorista progressista.
  2. 2
    O material apresenta elementos e características de tendências pedagógicas que têm buscado compreender e orientar a prática educacional ao longo da história.

    São relações estruturadas e objetivas, com papéis bem definidos: o professor administra as condições de transmissão da matéria, conforme um sistema instrucional eficiente e efetivo em termos de resultados de aprendizagem; o aluno recebe, aprende e fixa as informações. O professor é apenas um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto.

    Paulo Freire, grande educador brasileiro, estabelece críticas ao pensamento acima em virtude de o mesmo associar-se a tendência liberal

    1. AProgressista.
    2. BTradicional
    3. CTecnicista.
    4. DRenovada não diretiva.
    5. EMarxista.
  3. 3
    No Brasil, a Companhia de Jesus participou desde o século XVI da colonização. Sobre a participação dos jesuítas, neste período, é correto afirmar que:
    1. AOs jesuítas substituíram os capitães donatários depois da expulsão dos holandeses.
    2. BA Igreja e a Realeza portuguesa eram inimigas no século XVI, portanto a Realeza obliterou a ação dos jesuítas.
    3. COs jesuítas atuaram em duas frentes: o trabalho missionário com os índios e a educação com a fundação dos colégios.
    4. DOs jesuítas não encontraram espaço para atuação na América portuguesa. Por esta razão se radicaram na América espanhola.
    5. EAs atividades jesuítas foram incrementadas após as reformas pombalinas.
  4. 4
    Os principais pensadores do positivismo, corrente que pregava e descrição e observação indutiva dos fenômenos sociais e naturais, e que influenciaram a educação com seus respectivos pensamentos foram:
    1. AMorin e Bourdieu.
    2. BAugusto Comte e Émile Durkheim.
    3. CÉmile Durkheim e George Hegel.
    4. DÉmile Durkheim e Karl Marx.
    5. EEngels e Francisco Ferrer.
  5. 5
    Sobre a atuação dos sofistas na Grécia Antiga, é correto afirmar:
    1. AOs sofistas percorriam as cidades ensinando gratuitamente a arte de falar bem, de argumentar.
    2. BOs sofistas ensinavam a arte de argumentar através da retórica e preparava os cidadãos para saber falar com eloquência em Atenas. Não estavam preocupados com a moral e a virtude e ofereciam seus serviços mediante remuneração.
    3. COs sofistas eram escravos que desempenhavam a atividade de registrar os documentos políticos em Atenas no período democrático.
    4. DOs sofistas eram filósofos que buscavam a verdade através da dúvida.
    5. EO pensamento filosófico de Sócrates, Platão e Aristóteles tomavam como referência a prática dos sofistas por considera-la um exemplo de moral e virtude.
  6. 6
    Os principais pensadores da Escola Nova no contexto internacional e contexto de Brasil, que promoveram mudanças significativas na educação, respectivamente, foram:

    1. AMarx e Maria Montessori.
    2. BDurkheim e Lourenço Filho.
    3. CBakunin e Fernando Azevedo.
    4. DEngels e Lourenço Filho.
    5. EJohn Dewey e Fernando Azevedo.
  7. 7
    Assinale a alternativa CORRETA.

    A institucionalização do método pedagógico dos jesuítas (1599-1759) explicita:


    1. Aintenção de Tomás de Aquino, fundador da Companhia de Jesus, por uma educação globalista.
    2. BUm plano de caráter popular e de educação para todos.
    3. CA ideia de supervisão educacional, pois, o ensino era muito rígido e dogmático, pautado em preceitos religiosos.
    4. DA educação homérica, voltada para a formação heroica.
    5. EA defesa da Reforma Protestante e da luta de classes.
  8. 8Dentre as várias propostas para a Educação Progressista, estavam as ideias de Paulo Freire que via na educação uma prática para a Liberdade e Equidade. As várias concepções de Paulo Freire sobre a educação o permitiram consolidar a pedagogia que ficou conhecida como:
    1. APedagogia do Opressor.
    2. BPedagogia Marxista.
    3. CPedagogia Anarquista.
    4. DPedagogia Materialista.
    5. EPedagogia Libertadora.

Information

Description
SIMULADO DE REVISÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - UNP
Language
Português
Views
567
Rating
5.0 out of 5 · 1 rating
Rate this quiz
Rate this quiz

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?