Slides do capítulo 1 do livro Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica - Moran

Description

Tecnologias Digitais em Espaços Escolares Slide Set on Slides do capítulo 1 do livro Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica - Moran, created by Alex Sandro Coitinho Sant'Ana on 24/06/2019.
Alex Sandro Coitinho Sant'Ana
Slide Set by Alex Sandro Coitinho Sant'Ana, updated more than 1 year ago
Alex Sandro Coitinho Sant'Ana
Created by Alex Sandro Coitinho Sant'Ana almost 5 years ago
126
0

Resource summary

Slide 2

Slide 3

Slide 4

    Ensinar é um desafio constante - 2
    Caption: : Embora não conste na imagem, a consequência disso tem sido problemas de saúde, tais como sedentarismo, obsesidade, problemas de postura e até mesmo alterações na estrutura óssea.

Slide 5

    Cientistas encontram "chifres" em crânios de jovens e o motivo é alarmante
    Vídeo

Slide 6

Slide 7

    Aprendemos melhor, quando vivenciamos, experimentamos, sentimos, descobrindo novos significados, antes despercebidos. Aprendemos mais, quando estabelecemos pontes entre a reflexão e a ação, entre a experiência e a conceituação, entre a teoria e a prática.
    Caminhos que facilitam a aprendizagem

Slide 8

    Conhecimento pela comunicação
    Só aprendemos dentro de um contexto comunicacional participativo, interativo, vivencial. Autoritarismo não vale a pena, pois os alunos não aprendem a ser cidadãos. As organizações que quiserem evoluir terão que aprender a reeducar-se em ambientes de mais confiabilidade, de cooperação, de autenticidade.

Slide 9

    Equilibrar o planejamento institucional e o pessoal nas organizações educacionais; Integrar em planejamento flexível com criatividade sinérgica; Realizar um equilíbrio entre flexibilidade, que está ligada ao conceito de liberdade, criatividade e a organização; Avançar os programas previstos às necessidades dos alunos, criando com o cotidiano, com o inesperado; Equilibrar: planejamento e criatividade; Aceitar os imprevistos, gerenciar o que podemos prever e a incorporar; Criatividade que envolve sinergia, valorizando as contribuições de cada um.  
    Formas de ensinar

Slide 10

    O docente como orientador e mediador
    Orientador/mediador/intelectual: informa, ajuda a escolher as informações mais importantes, fazendo os alunos compreendê-las e adaptá-las aos seus conceitos pessoais. Ajuda a ampliar a compreensão de tudo. Orientador/ mediador/ emocional: motiva, incentiva, estimula. Orientador/ mediador gerencial e comunicacional: organizam grupos, atividades de pesquisas, ritmos, interações. Organiza o processo de avaliação, é a ponte principal entre as instituições, os alunos e os demais grupos envolvidos da comunidade. Ajuda a desenvolver todas as formas de expressão, de interação de sinergia, de troca de linguagem, conteúdos e tecnologias. Orientador ético: ensina a assumir, vivenciar valores construtivos, individuais e socialmente.

Slide 11

    Princípios norteadores
    Integrar tecnologia, metodologias e atividades. Integrar textos escritos, comunicação oral, hipertextual, multimídia. Aproximação da mídia e das atividades para que haja um fácil trânsito de um meio ao outro. Trazer o universo do audiovisual para dentro da escola. Variação no modo de dar aulas e no processo de avaliação. Planejar e improvisar, ajustar-se às circunstâncias, ao novo. Valorizar a presença e a comunicação virtual, Equilibrar a presença e a distância.

Slide 12

    O docente deve encontrar a forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e os procedimentos metodológicos.  

Slide 13

    Caption: : No entanto, lembrem-se dos axiomas de Sancho: o professor não é um super-herói! Existem vários fatores que interferem na qualidade da educação, como vocês bem estudaram na Unidade 1, tais como a infra-estrutura, a gestão, entre outros.

Slide 14

    A relação com a mídia eletrônica é prazerosa e sedutora. Mesmo durante o período escolar, a mídia mostra o mundo de outra forma, mais fácil, agradável. A mídia continua educando como contraposto à educação convencional. Educa enquanto entretém.

Slide 15

Show full summary Hide full summary

Similar

Constitutional Law
jesusreyes88
English Terminology for AS Level
rhigzy
Great Expectations
Jodee Phillips
Key Events, People and Terms of the French Revolution
poppwalton
Exam 1- Renaissance
Rachel Masingill
Cold War in Asia- Philippines, China and Korea
hannah_
AS Media Studies Terminology
Mourad
GCSE Chemistry C3 (OCR)
Usman Rauf
Biology B1.1 - Genes
raffia.khalid99
Fossils and evolution (edexcel)
10ia3416
The Circulatory System
Hamza Ahmed