FC - Fundamentos-de-controle-<Tayanni-Cristiny>-03

Description

A historia dos sistemas de controle
Tayanni Cristiny
Slide Set by Tayanni Cristiny, updated more than 1 year ago
Tayanni Cristiny
Created by Tayanni Cristiny over 7 years ago
22
0

Resource summary

Slide 1

    Em 1769, James Watt inventou a Máquina a vapor, com isso se iniciou o controle de automação. Já em 1868, com J. C. Maxwell se desenvolve um modelo matemático que tinha como finalidade o controle de uma máquina a vapor. No final do século 19, durante a revolução industrial, os primeiros sistemas de controle foram desenvolvidos.  Onde suas funções eram implementadas através de dispositivos mecânicos, que automatizavam as tarefas que para um ser humano seu processo era extremamente critico e até mesmo repetitivos para serem desenvolvidos.  
    A historia dos sistemas de controle
    Caption: : "Tempos Modernos" de Charles Chaplin. Fonte: Catracalivre.

Slide 2

    Caption: : John Von Neumann e o EDVAC (1950). Fonte: Aevolucaoinformatica.
    Já nos anos 20 com busca de equipamentos militares mais sofisticados, muitos dos dispositivos mecânicos acabaram sendo substituídos pelos relés e contatores.  E através desse desenvolvimento muitas das funções que na época era muito complexa se tornaram mais simples e um pouco menos robustas. Em 1927, H. W. Bode realiza a analisa amplificadores realimentados para o melhoramento do mesmo. E em 1932, H. Nyquist desenvolve um método para analisar a estabilidade de alguns sistemas. Porém em 1952, o controle numérico foi desenvolvido pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), ou também conhecido como Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Mas somente em 1954, que George Devol desenvolve o primeiro projeto industrial robotizado. 

Slide 3

    A partir dos anos 70, que ocorreu o grande desenvolvimento da tecnologia que utilizamos até hoje. Nessa época se desenvolveu os circuitos integrados (CI), as primeiras gerações de computadores comerciais, pois apesar de ainda serem grandes, caros, difíceis de programar e bastante sensíveis, para a época era o mais alto nível de tecnologia empregado nas plantas industriais.   Também neste ano, se desenvolveu a teoria de variais de estado e controle ótimo.   E nos anos 80, o grande marco dessa época foi o desenvolvimento de projetos de sistemas de controle robusto e mais aperfeiçoados. 

Slide 4

    Caption: : Anos 90. Fonte: Izismile.
    A partir do ano de 1990, a automação manufaturada foi amplamente difundida. E em 1994, o controle automático foi utilizado em automóveis e também alguns sistemas foram utilizados na manufatura de alguns outros produtos.

Slide 5

    No ano de 2000, se observou que a necessidade era baratear os custos de processos e melhorar algumas funcionalidades dos produtos, com isso a industria aprimorou os processadores que atualmente são encontrados em geladeiras, fornos micro-ondas, máquina de lavar, celulares, automóveis, etc. Mais em 2003, a ONU (Organização das Nações Unidas) tem patrocinado iniciativas para influenciar políticas públicas como “a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI)”, com o objetivo principal de diminuir a então chamada exclusão digital global que separa países ricos e pobres através da ampliação do acesso à Internet no mundo em desenvolvimento. Atualmente, uma das grandes tendências são os dispositivos embarcados e também computadores avançados para o desenvolvimento de projetos cada vez mais sofisticados.
Show full summary Hide full summary

Similar

História dos Sistemas de Controle
Danielle Almeida
mapa mental logística reversa
Cleones Mendes
Análise Técnica - Painel Fixo
Ana Carolina Veloso
mapa mental logística reversa
Cleones Mendes
Fc - Fundamentos-de-controle-<Luiz Felipe Fontenele>-03
Felipe Fontenele
Eletrônica de Potência
Thayana Fernandes
UNIDADE 2 -Ambiente virtual de aprendizagem
Sergio Tahim
Untitled
victoria_hp
Fc - Fundamentos-de-controle-<Luiz Felipe Fontenele>-03
Jorge Luis Merces Merces
unit 1 f321 chemistry ocr
methmip
Paradise Lost Themes/Quotes
Kirsty S