¡GoConqr estrena diseño! Cuéntanos qué te parece.

Mapa mental

VALORES

Luan Henrique gomes silva Portugués

Contenido del mapa

VALORES

  1. 1. PRESENÇA DE VALORES NA VIDA COTIDIANA

    • SEMPRE EXISTIRAM VALORES NA SOCIEDADE. SÃO VALORES NEGATIVOS E POSITIVOS, NA QUAL, O SER HUMANO NÃO TINHA DADO ATENÇÃO OU DENOMINADO COMO UM VALOR. EM CADA ATIVIDADE HUMANA, EXISTE UM VALOR INERENTE, A EXEMPLO DO POLÍTICO QUE DEVE VALORAR O BEM COMUM, O JURISTA QUE VALORA A JUSTIÇA, A BELEZA QUE É VALORADA PELO ARTISTA, ETC. ESTES VALORES NÃO IMPEDEM A CRIAÇÃO DE "ANTI-VALORES". COM A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE, URGE-SE A REALIZAÇÃO DE VALORES MAIS IMPORTANTES, COMO BELEZA, JUSTIÇA E BEM. ENTRETANTO, COM A EXPANSÃO DO CAPITALISMO NO GLOBO, OCORREU A DETURPAÇÃO DA HIERARQUIA DE VALORES EM SEU BENEFÍCIO. O SER HUMANO E O LUCRO FORAM ALOCADOS COMO VALORES DE COMÉRCIO E PRIORIZADOS EM DETRIMENTO DE VALORES ÉTICOS MAIS ELEVADOS.
  2. 2. O PROBLEMA AXIOLÓGICO

    • a) Subjetivismo ou relativismo axiológico
    • b) Objetivismo ou absolutismo axiológico
    • c) Situacionalidade ou relativismo social de valores
  3. 3. CARACTERÍSTICAS DOS VALORES

    • a) Polaridade: é uma característica baseada na própria essência dos valores que, não sendo entidades indiferentes, necessariamente se manifestam com signos. positivo ou negativo.
    • b) Hierarquia: se é outra característica dos valores para os quais eles são classificados de acordo comsua importância.
    • c) Força: essa característica de valores alude à tendência de valor à sua realização e está em relação inversa à sua hierarquia, de tal maneira que quanto menor a hierarquia, maior a força e, inversamente, quanto maior a hierarquia, menor a força.
  4. 4. CLASSIFICAÇÃO DOS VALORES ÉTICOS

    • a) Valores estritamente morais propõem a santidade como a missão suprema do ser humano na vida e são os fundamentos da moralidade religiosa cujo valor supremo é bom.
    • b) Os valores morais genericamente se referem ao aspecto externo das relações inter-humanas e são aqueles que sustentam a moralidade social, cujo maior valor é a honestidade.
    • c) Os valores Legal são limitados a conduta em interferência intersubjetiva e são aqueles que fundaram a lei cujo valor supremo é a justiça.
  5. 5. CAPTURA E EXPRESSÃO DO VALOR DAS AÇÕES

    • As ações humanas são objetos culturais que podem assumir formas humildes ou sublimes. A cultura é tanto o ato da criança que escreve com dificuldade suas primeiras cartas quanto a ação do cientista que escreve um tratado. Mas não apenas atos nobres fazem parte da cultura, mas também coisas vis e cruéis, como assassinato, roubo ou estupro. Estes expressam duas coisas: o fato em si, negativo e repreensível, e a desvalorização que eles possuem, que afirma implicitamente o valor que deveria ter sido realizado
    • a) o valor do fim: é o que a constitui como tal;
      • b) o fim: é o que será alcançado mecanicamente através dos meios;
        • c) os meios: é o que produz mecanicamente o fim; e,
          • d) o valor da ação: ela se desdobra de maneira unitária nos três elementos anteriores ao passar de um para o outro como obra do sujeito em ação.
  6. 6. TRÊS PROPOSTAS DE AXIOLOGIA JURÍDICA

    • PLEXO AXIOLÓGICO DE CALOS COSSIO
    • CONSTELAÇÃO DE VALORES DE MIGUEL HERRERA FIGUEIROA
    • O SISTEMA CONCÊNTRICO DE VALORES LEGAIS
  7. 7. PLEXO AXIOLÓGICO DE CARLOS COSSIO

    • Axiologia jurídica positiva
      • Axiologia pura
        • Valores Legais
  8. 8. CONSTELAÇÃO DE VALORES DE MIGUEL HERRERA FIGUEIROA

    • JUS COSMOLÓGICOS
      • VALORES SOCIAIS
        • VALORES PESSOAIS
  9. 9. O SISTEMA CONCÊNTRICO DE VALORES LEGAIS

    • a) Distintas órbitas de valores
    • b) Distintos vectores estimativos
  10. 10. VALORES LEGAIS QUE CONTRIBUEM PARA A JUSTIÇA

    • a) Valores de coexistencia desvinculada
      • 1) Prudencia
      • 2) Seguridade
      • 3) Ordem
    • b) Valores de coexistencia vinculada
      • 1) Concordia
      • 2) Paz
      • 3) Poder
    • c) Valores de coexistencia assosciada
      • 1) Confraternidade
      • 2) Solidaridade
      • 3) Cooperação
  11. 11. A JUSTIÇA COMO RAZÃO SUFICIENTE QUE JUSTIFICA A AÇÃO

    • b) Justiça como ideal social é a imposição heterônoma de equalizações de liberdade
    • a) Justiça como virtude pessoal é o exercício autônomo da função possuir
  12. 12. EQUIDADE

    • a) está vinculada à atividade de juízes cujo papel é "fortalecer a justiça", mas sempre aplicando a lei;
      • b) obrigar o juiz a primeiro avalie a singularidade do caso que você deve decidir;
        • c) então força o corpo jurisdicional avaliar e escolher a regra geral que permite resolvê-la com justiça e,
          • d) em situações especiais, habilita o juiz a realizar diferentes operações interpretativas para superar dificuldades de identificação, integração, especificação ou adaptação da norma legal aplicável.

Información

Descripción
Mapa Mental sobre VALORES, creado por Luan Henrique gomes silva el 26/03/2020.
Visitas
0
Valoración

Escríbenos

¿Sobre qué es tu mensaje?

¿Qué te parece el nuevo diseño?

¿Te gusta?