¡GoConqr estrena diseño! Cuéntanos qué te parece.

Mapa mental

Avaliações Psicológicas

Lara Califani Machado e Silva Psicologia Portugués

Avaliações Psicológicas

Contenido del mapa

Avaliações Psicológicas

  1. Utilizada desde o fim do séc. XIX, a Avaliação Psicológica é um processo que tem por objetivo produzir hipóteses, ou diagnósticos, sobre uma pessoa ou um grupo. Esse diagnóstico

    • A Avaliação Psicológica é um processo muito importante em diversas áreas da Psicologia e não se deve iniciar um procedimento, com pessoas ou grupos, em nenhuma área da psicologia sem um diagnóstico ou uma avaliação inicial.
      • Testes Psicológicos
        • Embora as avaliações psicológicas sejam confundidas com testagem psicológica, elas são coisas diferentes. Testes Psicológicos são instrumentos que avaliam constructos que não podem ser observados diretamente. Desse modo, ele é UMA das ferramentas usadas na avaliação, mas não a única.
          • Testes psicológicos e seus usos
            • Testes neuropsicológicos
            • Testagem clínica
            • Testes de aptidão e habilidades especiais
            • Testagem de pessoal e orientação vocacional
            • Testes padronizados de realização acadêmica
            • Testagem padronizada no contexto educacional
            • Testes de aptidão escolar
            • Testagem em grupo
            • Usos atuais dos testes psicológicos
              • Tomada de decisões
                • A primeira e mais importante modalidade de uso dos testes ocorre no processo pragmático de tomada de decisões a respeito de pessoas, sejam indivíduos ou grupos.
              • Pesquisas psicológicas
                • A segunda modalidade em termos da freqüência e longevidade está na pesquisa científic sobre fenômenos psicológicos e diferenças individuais.
              • Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal
                • O uso mais recente e menos desenvolvido dos testes ocorre nos processos terapêuticos de promoção ou autoconhecimento e do ajustamento psicológico.
            • Validade e precisão dos testes psicológicos.
              • Validade
                • Como saber se um teste psicológico funciona de verdade, se podemos confiar em seus resultados e métodos? Para isso, Pasquali (2009) define 3 métodos de avaliação desses testes.
                  • Validade de construto: busca testar se o instrumento consegue representar adequadamente o construto teórico que busca medir.
                  • Validade de critério: busca medir o quanto o instrumento é capaz de predizer um desempenho ou comportamento específico de uma pessoa.
                  • Validade de conteúdo: busca avaliar se o instrumento consegue medir uma amostra representativa de um domínio específico de comportamentos.
              • Precisão
                • A precisão ou fidedignidade de um teste diz respeito a qualidade deste. Se eu mensurar esse teste diversas vezes e em contextos diferentes, os resultados serão precisos? Para isso, há formas de medir essa precisão na Psicometria.
                  • Teste-reteste: é o cálculo do coeficiente de precisão da correlação entre os escore de um mesmo indivíduo, com um mesmo teste, só que em duas ocasiões diferente. Ou seja, o teste é aplicado e reaplicado para ter seus escores comparados.
                  • Consistência: aqui, a verificação da precisão pode ser feitapor algumas técnicas. Entre as mais utilizadas, estão: Alfa de Cronbach e Duas Metades.
                  • Formas paralelas: Neste caso, não temos apenas uma versão do teste, mas sim duas versões de um mesmo teste conectado para medir um mesmo construto. Assim, após a aplicação de ambos os testes, é calculada a correlação entre seus escores.
      • Métodos e técnicas
        • Entrevistas
          • As entrevistas são um processo complexo e que requer um treinamento especializado do entrevistador. Sua utilização vai depender dos objetivos buscados, para isso existem alguns tipos de entrevistas.
            • Entrevista Estruturada
              • Essas seguem um roteiro específico de perguntas que DEVEM ser seguidas pelo entrevistador em função de coletar dados específicos.
            • Entrevista Semiestruturada
              • Esse tipo de entrevista também possui um roteiro, mas o entrevistador não precisa ser limitar apenas às perguntas. Se achar necessário, ele pode conduzir a entrevista por outros caminhos, desde que os tópicos do roteiro sejam abordados.
                • Discentes
                  • Carine Campos, Lara Califani, Larissa Christine e Vitória Santos
                  • Link do Mapa Mental:
                    • https://www.goconqr.com/pt-BR/mindmap/31074062/Avalia--es-Psicol-gicas
            • Entrevista não estruturada
              • Nessa o entrevistador não tem perguntas pré-estabelecidas, mas geralmente tem alguns dados que deseja investigar. A vantagem desse tipo de entrevista é a possibilidade de descobrir novas informações sobre o entrevistado.
        • Observação
          • A observação é um conjunto de técnicas que desde meados do Século XX é usada como forma de coletar dados sobre um grupo ou indivíduo. Embora esses dados não sejam utilizados na pontuação do instrumento, eles permitem algumas inferências sobre a atitude com relação à testagem, sobre o estado de ânimo do testando, e podem auxiliar na interpretação dos resultados
            • Alguns exemplos são: o(a) entrevistado(a) está prestando atenção? Ele(a) movimenta muito alguma perna? Demonstra algum tipo de nervosismo?
  2. Histórico da Psicometria

    • 1880
      • 1890
        • 1900
          • 1910
            • 1930
              • 1940
                • 1980
                  • Era da Psicometria Moderna
                    • Podemos dizer que a psicometria moderna segue hoje quatro tendências e não apenas tem o foco na TRI. A primeira seria uma sistematização da psicometria clássica, a outra seria a sistematização e pesquisa na TRI, pesquisas paralelas na área da psicometria, como teste sob medida, validade de testes, equiparação de escores, e a última tendência sobre o trabalho da psicologia cognitiva na área das aptidões com componentes cognitivos.
                • Era da Sistematização
                  • Reuniram e sistematizaram os estudos feitos sobre psicometria até então, sendo tanto na psicometria clássica, quanto sobre diversos temas de estudo e a sistematização de conhecimentos, coletando inclusive todos os testes existentes no mercado, e o estabelecimento de normas para elaboração de testes. Importante ressaltar o surgimento da teoria da resposta ao item -TRI, e a teoria da psicologia cognitiva Sternberg, ambas como crítica a teoria clássica.
              • Década da Análise Fatorial
                • Marcada pelo declínio do interesse nos testes de inteligência e o rompimento com a teoria de Spearman sobre o Fator Geral Universal. Thurston desenvolveu a análise fatorial múltipla e contribuiu para o estudo da escalagem psicológica. Ele também fundou a Sociedade Psicométrica Americana.
            • Era dos Testes de Inteligência
              • Conta com elaboração de diversos testes de diversos estudiosos, como o teste de inteligência de Binet-Simon, o artigo de Spearman sobre o “Fator g”, e os testes Army alfa e Beta, assim como a fundação de diversos laboratórios como na Colômbia, Pensilvânia, publicação de livros e artigos. A primeira guerra mundial foi um grande propulsor para o desenvolvimento da psicometria, mas em relação a testes, poucos resistiram até o presente.
          • Década de Binet
            • O interesse estava na avaliação das aptidões humanas nas áreas acadêmica (visando a predição) e da Saúde. Binet criou os exercícios “Ortopédicos Mentais” para o desenvolvimento mental de crianças. Nesse período também Spearman deu fundamento a teoria psicométrica clássica com suas obras.
        • Década de Cattell
          • O foco estava nos estudos de Cattell, discípulo de Galton, sobre diferenças individuais e avaliação do desempenho acadêmico de crianças. Houve também a contribuição de Karl Pearson com a técnica analítica da correlação.
      • Década de Galton
        • Visava a avaliação das aptidões humanas por meio da medida sensorial. Galton contribuiu tanto para a orientação mais prática quanto a teórica, inclusive propôs o desenvolvimento das medidas de tendência central, da variabilidade e da correlação.
  3. Teoria da medida

    • O que é medir?
      • Comparar grandezas da mesma natureza buscando resultado da medição
      • Na psicologia
        • Ação complexa, por ser uma área que trabalha com fenômenos. A ideia de medição e mensuração na psicologia, veio a partir do que seria importante para utilizar esse tipo de quantificação.
          • Por que quantificar?
            • Favorecer o teste empírico de hipóteses
            • Avaliação da efetividade de intervenções
            • Reprodutibilidade
    • Forma de dar uma justificativa racional para a quantificaçao dentro da ciência, principalmente, as ciências humanas e fornecer as bases para a quantificação em psicologia.
    • Mensuração:
      • Está no centro da testagem psicológica. Envolve o uso de certos dispositivos ou regras para atribuir números a objetivos ou eventos.
      • Quando: analisamos, categorizamos e quantificamos sistematicamente os fenômenos observáveis, os colocamos na arena científica.
    • Variáveis e constantes:
      • Variáveis: qualquer coisa que varia. Podem ser visíveis e invisíveis, como: sexo e personalidade. Constantes: não varia. ex: π
        • Existem variáveis contínuas, discretas, dicotômicas e politômicas. Na testagem psicológica se usa as contínuas
      • Na testagem psicológica se usa testes e inventários, que não são tão precisos como as ciências exatas.
        • ATENÇÃO A POTENCIAIS FONTES DE ERROS
    • Números e significados:
      • Sistema de S. S. Stevens - usados para classificar diferentes níveis de mensuração. Importante para os estudos de validade, ou estudos de precisão
        • As escalas podem ser de forma: nominal, ordinal, intervalar e racional
          • Na psicologia, a maioria das escalas de mensuração dão de natureza ordinal.
          • O uso de escalas de razão na psicologia se limita a mensurações de frequência, tempo de reação ou variáveis que podem ser expressas em unidades físicas
      • Os números são importante na psicologia, pois os resultados da maioria dos testes psicológicos são expressos em escores.
        • Escores: números com sentidos específicos.
    • Estatística
      • Ramo da matemática dedicado a organizar, representar, resumir, analisar e manipular de outras formas os dados numéricos.
      • Dois tipos de estatísticas
        • Estatística descritiva: números usados para descrever, condensar ou representar dados.
          • Com ela, podemos resumir os dados de modo a facilitar o entendimento
        • Estatística inferencial: dados para estimar valores populacionais baseados em valores de amostras ou para testar hipóteses
      • A palavra estatística também é usada para se referir a medidas derivadas de dados de amostras
      • Medias, desvios padrões, coeficientes de correlação são usados para caclular parâmetros populacionais
        • Parâmetros são números matemáticamente exatos que geralmente não consegue se obter a partir da população, a não ser que ela seja fixa, o que não acontece
      • Na psicologia é importante para construir o teste psicológico, para identificar a qualidade psicométrica, se aquele instrumento tem os estudos de validade e de precisão coerentes, se o teste avalia o que ele diz avaliar.
      • Etapas da Análise Estatística
        • Amostra
          • Informações contidas nos dados
            • Conclusões sobre as caracteristicas da população
              • Populações Caracteristicas
                • Tecnicas de amostragem
                  • Amostra
            • Interferência estatistica
          • Análise descritiva
    • Fundamentos científicos dos testes psicológicos
      • Medida em ciências psicossociais
        • As medidas por lei é uma relação entre dois atributos distintos que têm demonstração empírica
        • As medidas por teoria é uma relação entre dois atributos distintos que não têm demonstração empírica
          • Teoria dos jogos: trabalha com os conceitos de probabilidade e utilidade
          • Teoria do sinal: trabalha com parâmetros da relação sinal ruído e a disposição do sujeito
      • Medida psicométrica
        • Traço latente
          • São grandes estruturas que variam de sujeito para sujeito
        • Sistema
          • Objeto organizado, um processo
            • O sistema universal é a estrutura psicológica a própria psique
            • Os sistemas locais são tantos quanto você pode imaginar
        • Propriedade
          • É um sistema que apresenta uma série de atributos ou características que o distingue de outros sistemas sob os quais ele é percebido, estudado, analisado e compreendido
        • Magnitude
          • É um conceito matemático que se define em função dos axiomas de ordem e de adjetividade de números
      • Parâmetros psicométricos da medida
        • Análise dos itens
          • Análise empírica é a análise da dificuldade e da discriminação dos itens é feita a partir de dados coletados de uma amostra de sujeitos
          • Análise teórica é feita por juízes e visa estabelecer a compreensão dos itens e a pertinência destas ao atributo que pretendem medir
      • Estatística
        • Descritiva
          • É a etapa inicial da análise utilizada para descrever e resumir os dados
        • Probabilidade
          • Nos permite descrever os fenômenos aleatórios, em que está presente a incerteza
        • Inferencial
          • Possibilita a extrapolação a um grande conjunto de dados, informações e conclusões obtidas a partir da amostra

Imágenes y archivos del mapa

  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas
  • Avaliações Psicológicas

Información

Descripción
Psicologia Mapa Mental sobre Avaliações Psicológicas, creado por Lara Califani Machado e Silva el 14/05/2021.
Visitas
29
Valoración

Escríbenos

¿Sobre qué es tu mensaje?

¿Qué te parece el nuevo diseño?

¿Te gusta?