¡GoConqr estrena diseño! Cuéntanos qué te parece.

Diapositivas

Roma Antiga 2

Ana Beatriz Weiss História ensino fundamental 1 Portugués 13 diapositivas

Diapositivas del conjunto (13)

  1. Guerras Púnicas

    • As guerras púnicas surgiram a partir do fato que Roma e Cartago se enfrentaram na região do mar Mediterrâneo. As guerras púnicas foram um séries de três guerras. Ao fim dessas guerras Cartago foi totalmente destruída. As causas das guerras foram:
    • Roma queria ampliar o controle do mar Mediterrâneo, se apossar de Sicília (grande produtora de trigo) e se apossar das regiões da península Ibérica (região produtora de prata)
    • As terras conquistada pelos romanos eram chamadas de províncias romanas.
  2. Guerras Púnicas

    • Fim das guerras Púnicas...
    • Os romanos venceram a primeira guerra púnica e passaram a dominar Sicília, a Sardenha e a Córsega. Entre a segunda e a terceira guerra púnica, os romanas conquistaram algumas regiões na Europa oriental: Macedônia, Grécia, Ásia Menor e Síria.
    • O mar Mediterrâneo passaria então a ser o "Mare Nostrum" (controle comercial dos romanos sobre o Mediterrâneo).
  3. República

    • Durante a República Roma virou uma "máquina de guerras" conquistando um imenso território.
    • Consequência dessas conquistas:
    • Roma conquistou muitas terras e riquezas
    • Aumentou o número de escravos em Roma. (prisioneiros de guerras)
    • ​​​​​​​Exemplo: Após a derrota definitiva de Cartago, os romanos passaram a dominar o norte da África e escravizaram cerca de 40 mil homens.
    • Alguns povos conquistados, se tornaram aliados de Roma, passando a fazer parte do seu exército (fortalecendo o exército romano)
    • Os povos das regiões conquistadas eram obrigados a pagar impostos a Roma o que gerou aumento de riquezas para o Estados Romano.
  4. República

    • Fortalecimento do exército e de uma classe de comerciantes.
    • Explicação - Os generais ganharam muita importância, pois eram eles que traziam riquezas para Roma.
    • O aumento de produtos e riquezas, gerou o desenvolvimento do comércio e crescimento das cidades.
    • Alguns plebeus mais ricos se tornaram cavalheiros, passando a possuir o direito de ocupar uma vaga no senado.
    • Comerciantes e generais (militares) enriquecidos, passaram a disputar o poder como os patrícios o que gerou muitas brigas no senado.
  5. República

    • As riquezas conquistadas não eram distribuídas igualmente.
    • A crise da república gerou muito desemprego, pois pois não conseguiam concorrer com os grandes proprietários de guerras que usavam mão de obra escrava. Devido a isso, muitos foram para as cidades. As terras ficavam concentradas nas mãos dos patrícios.
    • Muitos plebeus participavam das guerras , não ganhavam as terras conquistadas e ainda tinham que pagar impostos.
    • O aumento das desigualdades, gerou vários protestos em Roma!
    • Depois das Guerras Púnicas e muitas outras guerras o território de Roma cresceu.
  6. República

    • Irmão Graco lutam por uma reforma agrária, defendendo uma distribuição de terra mais justa para dar terra aos plebeus pobres.
    • Gladiadores se revoltam! Espártaco era um escravo gladiador junto com outros escravos e plebeus pobres desempregados iniciaram uma grande revolta lutando contra a escravidão. Cerca de 6000 mil participantes foram presos, crucificados e expostos pela estrada como forma de servir de exemplo. Isso foi uma ameaça aos poderosos de Roma pois a principal mão de obra era a escrava.
  7. República em crise...

    • Com a república em crise surge o aparecimento do triunvirato - três em um
    • Com as conquistas, os generais aumentaram seu poder e passaram a governar Roma
    • No primeiro triunvirato, três generais governaram em Roma: Júlio Cesar, Pompeu e Crasso. A morte de Crasso em combate, gerou muitas disputas entre Pompeu (apoiado de senado) e Júlio Cesar (apoiado pelo exército e pelos plebeus)
    • O senado temia Júlio Cesar, devido seu envolvimento com Cleópatra (rainha do Egito) e por desconfiar que ele queria diminuir o poder do Senado e tornar-se imperador de Roma.
  8. Júlio Cesar invade Roma!

    • Júlio Cesar invade Roma e se torna ditador vitalício.
    • No governo de Júlio Cesar:
    • dividiu algumas terras
    • construiu diversas obras públicas
    • diminuiu o desemprego para os plebeus, obrigando os patrícios a contratarem plebeus (1/3 de sua mão de obra)
    • anulou a senado
    • Cleópatra jurou que seu amor por Júlio Cesar era verdadeiro, que não tinha nenhum interesse político envolvido.
  9. Júlio Cesar

    • Ao tentar anular o poder do senado Júlio Cesar e assassinado dentro do s
    • Senado.
    • Então, com a morte de seu amado, Cleópatra tanta colocar seu filho com Júlio Cesar para governar Roma. Com a ilusão de achar que os romanos nunca iriam domina-la.
    • O plano do Senado de matar Júlio Cesar não deu o resultado esperado pelo Senado, pois as camadas populares e o exército não aceitaram a morte de Júlio Cesar e se revoltaram.
  10. Novo triunvirato

    • Com a morte de Júlio Cesar é formado um novo triunvirato com 3 generais fiéis a Júlio Cesar: Otávio, Lépido e Marco Antônio.
    • Porém, as brigas entre os generais continuaram...
    • Lépido é afastado
    • Otávio casa Marco Antônio com sua irmã Otávia
    • Marco Antônio briga com Otávio, se separa da esposa e se une a Cleópatra.
  11. A república chega ao fim!

    • Otávio vence Marco Antônio e é declarado pelo Senado imperador de Roma
    • O imperador Otávio Augusto, também conhecido como César Augusto, governou por 40 anos.
  12. Perguntinhas

    • Por que Júlio Cesar foi visto pelo o senado como um ameaça?
    • Ele foi visto como uma ameaça, pois se aliou com Cleópatra e anulou o poder do senado.
    • Por que a morte de Júlio Cesar não deu o resultado esperado?
    • A morte de Júlio Cesar não deu o resultado esperado, pois a população não aceitou a sua morte, se revoltando contra o senado.
    • Durante a República, quem passou a ocupar o lugar dos reis?
    • Os cônsules
  13. Perguntinhas

    • Duas conquistas dos plebeus foram :
    • ocuparam o cargo de tribunos da plebe
    • fim da escravidão por dívida
    • Os patrícios representavam a força política e econômica de Roma. Explique a afirmativa.
    • Os patrícios representavam a força política e econômica de Roma, pois eram eles que ocupavam os principais cargos políticos, e eram donos da maioria das terras.

Información

Descripción
ensino fundamental 1 História Diapositivas sobre Roma Antiga 2, creado por Ana Beatriz Weiss el 20/10/2021.
Creado por
Ana Beatriz Weiss · oct 2021
Actualizado
15 nov 2021
Visitas
3
Valoración

Escríbenos

¿Sobre qué es tu mensaje?

¿Qué te parece el nuevo diseño?

¿Te gusta?